.
Espiritismo Kardecista: o que é e como surgiu?

Espiritismo Kardecista: o que é e como surgiu?

O espiritismo possui algumas facetas, entre elas, o espiritismo Kardecista. Allan Kardec, pedagogo francês, foi o primeiro a utilizar esse termo pra rotular a crença, por meio dele o espiritismo Kardecista surgiu no século IXX, como uma doutrina religiosa. Kardec também foi autor de livros de estudos sobre a doutrina, se tornou muito conhecido conforme a crença foi propagada.

O termo “espiritismo kardecista” já levantou muita polêmica, pois não faz referência alguma a um Deus, como muitos observam. O termo está associado a Allan Kardec, pois quando alguém cria algo novo, é comum criar também uma terminologia para homenagear o criador. A inspiração para o termo “espiritismo”, foi dado a Kardec durante seus estudos para escrever o livro dos espíritos para difundir a doutrina. Todos os ensinamentos da crença foram transmitidos a Kardec por meio dos espíritos, durantes duas diversas consultas para entender o conceito e poder divulga-lo.

Quais são os fundamentos do espiritismo kardecista?

Por primeiro, é necessário entender que no espiritismo o maior dos objetivos é praticar o bem, sem bondoso com as pessoas, observar a bondade que nos cerca em todos os lugares, dar exemplos de bondade com todos que nos cercam, procurar sempre a paz diante das inúmeras situações que nos são apresentadas no dia a dia, e com o “espiritismo kardecista”, entender que é uma doutrina dentro do espiritismo a partir de estudos feitos por Allan em suas consultas com os espíritos.

Há quem diga que essa doutrina é mais comum no Brasil, ou apenas em nosso país, mas o espiritismo como um todo é comum no mundo inteiro.


Clique aqui: Quais foram as três revelações divinas? Allan Kardec revela para você.


Qual a crença no espiritismo kardecista?

O kardecismo prega que o nosso espírito é imortal. Nosso corpo é mortal e irá passar, mas nossa alma é transitória, o que significa que ela tem um período, uma jornada a ser seguida e encerrada a cada passagem. Nunca saberemos quando iremos deixar o nosso corpo, mas sabemos que essa é a nossa unica certeza, o espirito porém não morrerá, ele viverá eternamente.

O que acontece após a morte do corpo material?

Em algumas religiões, é comum o conhecimento de que após a nossa morte, nosso corpo irá para o céu, inferno ou purgatório, mas no espiritismo não é bem assim, acredita-se que não existe um tipo de julgamento que determina para onde sua alma deverá vagar, mas existe um encontro com outras almas que já desencarnaram e que juntas procuram entender sua nova condição. Esse período de entendimento durará até a evolução necessária para uma nova vida, retornando a um corpo transitório, o que é chamado de reencarnação.


Clique aqui: A relação de Chico Xavier com a doutrina de Allan Kardec


Quais são os conceitos básicos do espiritismo?

Existem alguns conceitos que norteiam o espiritismo kardecista, são eles:

  • Existe apenas um Deus, a quem cremos com muita fé.
  • O espirito é imortal, viverá eternamente.
  • Não existe céu ou inferno, nem julgamento pelo que vivemos, mas sim um encontro entre as almas desencarnadas.
  • A reencarnação é muito necessária para a nossa evolução.

Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.