.
Espiritismo é uma religião? Entenda os princípios da doutrina de Chico Xavier

Espiritismo é uma religião? Entenda os princípios da doutrina de Chico Xavier

Em busca de respostas? Faça as perguntas que sempre quis numa Consulta de Vidência.

10 min de consulta por telefone SÓ R$ 5.

O espiritismo trata, na verdade, de um conjunto de conceitos que une ciência, religião e filosofia, tendo sido Allan Kardec um dos primeiros a observar e documentar esses conceitos e fenômenos sob essa ótica. Segundo o espiritismo seguido e disseminado por Chico Xavier, o equilíbrio entre esses três conceitos nos leva a uma real percepção do mundo, o desequilíbrio e o favorecimento de apenas uma dessas áreas nos levaria a situações de fanatismo, ceticismo ou negação, por exemplo.

Conheça a obra de Chico Xavier:
A obra de Chico Xavier: Mediunidade e Ensinamentos do Pós-vida ►

A doutrina espírita se propõe assim a estabelecer um estudo profundo, porém muito abrangente de todos os conceitos religiosos, filosóficos e científicos da humanidade em uma ótica de certa forma mais neutra e sem preconceitos entre si.

O espiritismo se constrói, principalmente, e de maneira diferente das demais religiões, na possibilidade de comunicação entre o mundo material e o espiritual; esse é um dos principais pilares do espiritismo, de modo que, segundo o próprio Allan Kardec e relatos do médium e filantropo Chico Xavier, apesar das questões religiosas e aplicações terem sido deduzidas pelo estudioso, os princípios e a essência do espiritismo foram transmitidos pelos próprios chamados “espíritos de luz”.

Leia também:
A Doutrina Espírita e os Ensinamentos de Chico Xavier ►

Outro pilar fundamental do espiritismo é seu caráter não materialista, pregando com muito afinco a caridade e a compaixão ao próximo. O espiritismo considera este mundo como um estado passageiro e como um estado não natural do espírito. Segundo os espíritas e nomes como Chico Xavier, nossa forma natural não é material, mas sim espiritual, de maneira que nos ligamos a um corpo físico em uma espécie de jornada de aprendizado.


Pode ser considerado uma religião

Para entender esse conceito seguido pelo médium Chico Xavier é preciso desmistificar alguns ideais religiosos e o que é uma religião propriamente dita.

O espiritismo, além de uma doutrina, é também uma religião pois a esta faz parte de seus estudos e conceitos. No entanto, o espiritismo se difere em muitos aspectos do conceito padrão de religião, a começar por sua estrutura onde não está presente nenhum tipo de hierarquia, dogmas ou qualquer tipo de culto ou cerimônia religiosa. O espiritismo inclusive não incentiva nem recomenda nenhuma forma cega de fé, já que prega justamente o equilíbrio entre seus conceitos.

Relacionado com Chico Xavier:
As frases célebres de Chico Xavier e os seus Ensinamentos ►

O espiritismo ainda se considera inserido simultaneamente como ciência e filosofia, por contemplar um estudo igualitário entre elas, trazendo ideias organizadas de maneira sistemática pela análise de fatos, assim como discute assuntos que fogem a experiência física, como a existência de Deus e princípios universais.

Portanto, o espiritismo de Allan Kardec e Chico Xavier é visto mais amplamente como uma crença do que como uma religião, tentando unir todo o conhecimento material de maneira lógica com o conceito espiritual.

Leia também:
Quais são os tipos e sinais de mediunidade 


Descubra a sua orientação! Encontre-se!

Gostou? Compartilhe!