.
Como dormir bem? 6 ervas da Ayurveda têm a resposta

Como dormir bem? 6 ervas da Ayurveda têm a resposta

Você é do tipo que tem poucas horas de sono? Ou até se deita cedo, mas não consegue pregar os olhos? O fato é que, diante de um cotidiano frenético, problemas como o estresse e a ansiedade encabeçam o pódio das causas de distúrbios do sono. Por meio da Ayurveda, entretanto, algumas soluções naturais podem te ajudar dormir bem — e de quebra, melhorar a sua vida em muitos aspectos.

De acordo com a Ayurveda, quando existe um excesso de Vata e nossas mentes se encontram ativas, com muitos pensamentos, se torna simplesmente impossível relaxar. Sendo assim, é inevitável a necessidade de liberar o stress do corpo e mente, para eventualmente atingir uma boa noite de sono.

Como dormir bem? Veja o que diz a Ayurveda

Se você já tentou de tudo um pouco para conseguir dormir bem, vale a pena entender os princípios da Ayurveda, para prevenir e corrigir desequilíbrios antes mesmo que uma enfermidade se instale.

A seguir, confira seis importantes ervas que a Ayurveda não só recomenda para uma boa noite de sono, mas também para aliviar os níveis de estresse, reduzir quadros de ansiedade, depressão e aprimorar sua capacidade de memorização.

  • Como dormir bem? 6 ervas da Ayurveda têm a resposta - 1

    Shankhpushpi (Convolvulus pluricaulis)

    Encontrada na Índia e na Birmânia, a Shankhpushpi é um tônico cerebral, atuando como tranquilizante natural, hipnótico, antiepilético, hemostático e ansiolítico; uma excelente opção para quem já tentou de tudo e não sabe como dormir bem.

    Neste caso, apenas a flor dessa planta é utilizada de forma medicinal. Nela estão contidos flavonoides, glicosídeos e alcaloides, capazes de aliviar o sistema nervoso, trazendo o alívio necessário para reduzir os níveis de fadiga mental.

    Outros benefícios da Shankhpushpi incluem uma considerável melhora na capacidade de memorização, redução dos casos de insônia, estabilização da pressão arterial, tratamento de enxaquecas e problemas cardíacos.

  • Como dormir bem? 6 ervas da Ayurveda têm a resposta - 2

    Brahmi (Bacopa)

    Possivelmente a erva mais conhecida dessa lista, o Brahmi, ou Bacopa monnieri é uma plantinha rica em nutrientes propriedades fascinantes para a saúde. Na Ayurveda, é chamada de tônico cerebral, uma vez que pode equilibrar os doshas Vata e Kapha, além de promover efeitos significativos para reduzir a ansiedade, depressão, fadiga mental, a insônia e melhorar a capacidade de memorização.

    Também apresenta propriedades relevantes para curar problemas digestivos. Seu uso melhora a circulação sanguínea, aumenta a imunidade e permite que o corpo seja mais eficiente em processos de auto cura.

  • Como dormir bem? 6 ervas da Ayurveda têm a resposta - 3

    Açoro (Calamus)

    Também chamada de Vacha, cálamo-aromático, lírio-dos-charcos e outros, Açoro é uma planta medicinal muito utilizada como tônico cerebral, capaz de promover lucidez, além de melhorar as funções mentais como um todo.

    Costuma ser uma erva muito recomendada para pessoas que precisam se concentrar melhor em suas atividades diárias ou no trabalho. De um modo geral, o Açoro é especialmente dedicado aos problemas da mente, tratando dores de cabeça, estresse, perda de memória, déficit de atenção, tensões, depressão e outros problemas que podem ser a causa de uma noite de sono ruim.

    A utilização do Calamus na Ayurveda também é muito indicada para o tratamento de problemas respiratórios, como sinusite, gripes, acúmulo de muco, entre outros.

  • Como dormir bem? 6 ervas da Ayurveda têm a resposta - 4

    Sarpagandha (Rauvolfia serpentina)

    No Brasil, é conhecida como raiz de cobra indiana ou ainda pimenta do diabo. Entretanto, não é cultivada por aqui, sendo encontrada geralmente em países do Oriente Médio. Valorizada pelas suas propriedades medicinais, a planta contém mais de 50 alcaloides em sua composição, sendo 90% deles presentes em suas raízes.

    Sua utilização é amplamente difundida para o tratamento de pressão alta e também como uma eficiente fórmula sedativa e tranquilizante. Pode ser administrada também para tratar a insônia, depressão e crises de histeria, bem como hipocondria e desordens mentais em geral.

  • Como dormir bem? 6 ervas da Ayurveda têm a resposta - 5

    Ashwagandha

    Também chamada de ginseng indiano, a Ashwagandha se destaca na Ayurveda pela versatilidade, e pode ser utilizada para muitos fins, como dormir bem, por exemplo. Pesquisadores encontraram na espécie um componente ativo conhecido como triethylene glycol, capaz de induzir ao sono.

    Poderosa antioxidante, a planta também atua no tratamento da insônia, estresse, ansiedade e depressão. Outros benefícios de seu uso é um considerável aumento da imunidade e da ação contra a degeneração cerebral, melhorando a memória e prevenindo doenças como o Mal de Alzheimer.

  • Como dormir bem? 6 ervas da Ayurveda têm a resposta - 6

    Jatamansi

    Jatamansi, conhecida como Nardo pelos mais antigos, é uma erva considerada tônico cerebral e uma poderosa ferramenta para aumentar nossa capacidade de memorização. Seu uso também possibilita um comportamento mais calmo e relaxado, principalmente para aqueles que sofrem com mentes hiperativas.

    Com efeitos anti-inflamatórios, antifúngicos e um poderoso sedativo, a Ayurveda afirma que o Nardo ajuda a manter o equilíbrio físico, mental e psicológico. Além de acalmar o organismo, combatendo possíveis inflamações, a erva trata de problemas nervosos e emocionais, como a ansiedade, depressão, palpitações e outros sintomas que, definitivamente, podem te tirar o sono.


Saiba mais :

 

 

Heloisa Von Ah Heloisa Von Ah

Designer e redatora, respira arte desde que se entende por gente. Apaixonada por gatos, literatura, cinema e músicas que já ninguém mais se lembra, vê na calmaria e na simplicidade o cenário ideal para se viver. Aprendeu de tudo um pouco, de instrumentos musicais a artes marciais; e não vê a hora de mais, já que a vida não pode parar