.
Conheça os símbolos do Reiki e seus significados

Conheça os símbolos do Reiki e seus significados

A história dos símbolos do Reiki


A verdadeira história dos símbolos do Reiki é ainda hoje um mistério.  Reza a lenda que, Mikao Usui – monge japonês decodificador do método Reiki – estava em uma biblioteca estudando os sutras da doutrina tibetana e encontrou os símbolos registrados por um discípulo anônimo de Buda há mais de 2500 anos.

Até pouco tempo atrás, os símbolos eram secretos e privados do mundo como forma de manter sua importância. No entanto, hoje com a globalização do método Reiki, eles estão disponíveis para todos.
 

Os símbolos do Reiki são sagrados


Os símbolos são extremamente poderosos e sagrados e portanto devem ser tratados com o mais profundo respeito. Compostos da união de mantras e yantras, os símbolos do Reiki podem ser entendidos como botões que ao serem acionados ou desligados trazem resultados na vida de quem o pratica.  Esses instrumentos vibracionais têm a função de captação, interseção e restauração da energia primordial cósmica. Eles limpam energeticamente pessoas, lugares e objetos e permitem uma melhor visão das nossas capacidades físicas e extra-sensoriais.
 

Quantos são os símbolos do Reiki?


Existem discordâncias no total de símbolos existentes do Reiki. Alguns reikianos consideram apenas 3 símbolos, outros 4, e há aqueles que incorporem 7 ou mais símbolos reikianos em suas práticas.

Iremos apresentar aqui os 4 símbolos tradicionais, no nível 1, 2 e 3 do Reiki.  No nível 1, o reikiano já poderia utilizar o primeiro deles. No nível 2, aprende a fazer uso desse mesmo símbolo e também de outros dois.  No nível 3A, aprendemos o uso do 4º e último símbolo tradicional.

Focalize a sua vida nos simples momentos de felicidade!

O Ano de 2016 pode ser o seu ano! Liberte-se das más energias e vibrações negativas que possam estar a perturbar você e aprenda com o Reiki a descobrir esse caminho de plenitude.

 

Conheça os símbolos do Reiki


1º Símbolo: Cho Ku Rei

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Chokurei.svg

É o primeiro símbolo do Reiki e um dos mais utilizados por ser o mais poderoso.  Ele aumenta o fluxo da energia canalizada e faz com que a energia permaneça por muito mais tempo no receptor e no ambiente.  O Cho Ku Rei traz luz para o local, já que faz conexão imediata com a energia primordial cósmica. É o único símbolo que pode ser utilizado pelos reikianos sintonizados no nível 1.

Esse símbolo nos conecta com o elemento terra e com o próprio magnetismo do planeta. Cada um dos pontos de interseção da linha vertical está ligada a uma das 7 notas musicais, uma das 7 cores do arco-íris,  um dos 7 dias da semana e a um dos 7 principais chakras. Ele pode ser usado para proteger os chakras antes de um tratamento. Traça-se o Cho Ku Rei nas palmas das mãos e na frente do corpo em cada um dos 7 chakras de baixo para cima.

Pode-se usar o símbolo para autoproteção, proteção ou purificação de ambientes, objetos e pessoas.

 

2º Símbolo: Sei He Ki

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Seiheiki.jpgÉ o segundo símbolo do Reiki e quer dizer Harmonia. De origem budista, seu formato lembra o de um dragão, que tradicionalmente significa proteção e transmutação. Ele nos liga ao elemento água e ao magnetismo da lua.

Esse símbolo encontra-se desenhado na base da estátua do Amida Buda Japonês no templo budista do monte Kurama, onde o método Reiki foi descoberto.

Sei He Ki significa a harmonia das emoções e a transformação das emoções negativas em positivas. Por meio dele, a pessoa consegue se conectar com aspectos emocionais nocivos e assim consegue processá-los e livrar-se deles.

 

3º Símbolo: Hon Sha Ze Sho Nen

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Honshazeshonen.jpgO terceiro símbolo do Reiki tem origem nos kanjis do Japão, que são os caracteres, ideogramas da língua japonesa. Traduzido literalmente significa: “nem passado, nem presente, nem futuro”; e pode ser entendido também como a saudação budista namastê – que quer dizer: “o Deus que existe em mim saúda o Deus que existe em você”.

Esse símbolo nos liga ao elemento fogo e à energia do sol. Ele dirige a energia para atuar sobre a mente consciente ou corpo mental. Ele é usado para enviar energia Reiki à distância para pessoas ausentes superando os limites físicos. Isso acontece porque ao acionarmos o símbolo, abrimos um portal que faz ligação com outros seres, mundos, tempos ou níveis de percepção. Dessa forma podemos enviar energia para tratar feridas do passado, e mesmo mandar energia Reiki para o futuro fazendo com que armazenemos essa energia para um determinado momento de nossa vida.

 

4º Símbolo: Dai Koo Myo

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Daikomyo.jpgO quarto e último símbolo do método Reiki é conhecido como símbolo mestre ou símbolo da realização.  Ele significa aumento de poder ou também “Deus brilhe sobre mim e seja meu amigo”. Com origem nos kanjis japoneses, ele significa o tratamento e resgate da alma, visando sua liberação dos ciclos reencarnatórios conforme prega o budismo.

Por concentrar muita energia positiva, esse símbolo é capaz de operar mudanças profundas no receptor. Ele nos liga ao elemento ar e à própria força criadora do universo, o próprio Deus. Ele pode ser usado como símbolo de proteção quando o desenhamos no ar e o vestimos como se fosse um grande manto protetor. Ele também potencializa o efeito dos outros 3 símbolos anteriores.O Dai Koo Myo é ensinado em seminários do nível 3A do Reiki.


Aproveite a ajuda de nossos esotéricos e aprenda a ver a luz do seu caminho, ela está sempre lá, só precisa de a encontrar.

 

Veja também:

Gostou? Compartilhe!