.
Conheça as principais propriedades medicinais do manjericão

Conheça as principais propriedades medicinais do manjericão

O manjericão é uma planta de inconfundível aroma e sabor que é amplamente utilizado na culinária e também na medicina, graças à alta concentração de nutrientes essenciais à nossa saúde. Conheça no artigo os principais nutrientes presentes no manjericão.

Visite a Loja Virtual do WeMystic!

Aproveite uma loja só com produtos que você gosta!

Ver Loja Virtual! Ver Loja Virtual

Os benefícios e propriedades do manjericão


O manjericão é conhecido pelas suas propriedades calmantes, expectorantes, desintoxicantes e anticépticas.  Rica em compostos fenólicos, esta planta possui antioxidantes  que combatem radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce, por doenças degenerativas  - como o câncer, o Parkinson e o Alzheimer – e também por doenças cardiovasculares.

Estudos recentes têm apontado para o poderoso efeito antibacteriano e anti-inflamatório do manjericão. Suas propriedades evitam a diarréia, reduzem os índices glicêmicos do sangue e estimulam o sistema nervoso.

Leia Também: Tudo o que precisa saber sobre Banho de manjericão

Não é só isso. O manjericão é ainda diurético, estimulando o bom funcionamento do fígado e dos rins. Alivia inflamações dos brônquios, espasmos gástricos, vertigens, gases intestinais e dores menstruais. Ele é poderoso também no combate à insônia, à depressão e à perda de memória.

É excelente no tratamento de gripes e resfriados por combater os seus sintomas. Ele combate a febre e o excesso de muco no peito e no nariz,  aliviando a tosse, a congestão e também a dor de garganta.

Por último, não podemos deixar de citar como a vitamina A, K, a luteína e o betacaroteno são importantes nutrientes desta planta. Eles ajudam na manutenção da saúde da pele e favorecem a regeneração e fortalecimento ósseo.

Viu só? Muitos são os benefícios de consumir o manjericão com regularidade. Essa planta é um verdadeiro remédio natural e todos os dias novos estudos comprovam a sua atuação na prevenção e combate de diversas doenças. Além disso, é de fácil cultivo e delicioso! Então, aproveite todos os seus nutrientes através do chá de manjericão, do uso na culinária (principalmente em massas e molhos) e também através do consumo direto do manjericão, mascando as folhas ou misturando o seu extrato no mel e consumindo diariamente.

Veja também:

Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Jornalista, mestre em Ciências da Comunicação e escolheu esse destino por amar ler e escrever desde criança. Vive conectada à internet, não perde uma novidade do cinema, da música e da literatura e busca constantemente a evolução pessoal e espiritual