.
Como usar a alfazema e aproveitar suas propriedades medicinais?

Como usar a alfazema e aproveitar suas propriedades medicinais?

A alfazema, além de possui aquele suave e agradável cheirinho, é também um poderoso remédio natural. Se você não sabe quais são os benefícios que esta planta traz para a saúde, confira aqui.  Para aproveitar todos estes benefícios, temos de aprender como utilizar essa planta a nosso favor. Veja abaixo como fazer.

Em busca de respostas? Faça as perguntas que sempre quis numa Consulta de Vidência.

10 min de consulta por telefone SÓ R$ 5.

4 formas diferentes de aproveitar a alfazema


Você pode utilizar a alfazema de diferentes formas, veja abaixo 4 sugestões.

1- Chá de Alfazema

O chá de alfazema é poderoso para tratar diversas desordens digestivas (como azia, má digestão, irritações de estômago, etc), enxaquecas, espasmo, insônia e asma brônquica. Veja como é fácil prepará-lo.

Você vai precisar de:

  • 1 litro de água
  • 70 gramas das flores da alfazema

Leia Também: Para ser feliz, tome banho de sal grosso com alfazema

Como preparar:

Coloque a água para ferver. Depois que levantar fervura, acrescente as flores de alfazema e mantenha o fogo ligado por mais 5 minutos. Desligue o fogo, abafe o recipiente e deixe em por mais 10 minutos. Agora é só coar e tomar.

Posologia:

Você pode tomar o chá de alfazema até 3 vezes por dia, sempre depois da refeição.


2- Banho quente com Alfazema

Os banhos quentes com alfazema são ótimos para aproveitar o seu poder relaxante e calmante. Eles aliviam sintomas de cansaço, estresse, ansiedade, insônia e depressão.  Para isso, você pode escolher diferentes maneiras de utilizá-lo.

Leia Também: Banho de arruda: como prepara-lo para afastar o mau-olhado

Na banheira: se você tiver uma banheira em casa, coloque 100 gramas de flores secas de alfazema na água quente do banho, ou então 7 gotas de óleo essencial da planta. Fique em imersão nesta água de forma relaxada por pelo menos 20 minutos.

No chuveiro: você pode também utilizar os benefícios das flores de alfazema no chuveiro. Basta pegar um tecido fino (sugerimos uma fralda de bebê), e acrescentar algumas flores secas de alfazema em seu interior (dobre o pano de modo que as flores não consigam sair), amarre este tecido no seu chuveiro com o auxílio de um barbante. A água morna irá passar pelas flores e liberar as propriedades medicinais da planta.


3- Massagem com óleo essencial

A massagem com óleo essencial de alfazema é ideal para aliviar a dor de cabeça provocada por estresse e tensão. Basta que você pingue algumas gotas do óleo nas pontas dos dedos e massageie as têmporas suavemente em movimentos circulares por alguns minutos.  Se tiver sentindo tensão no pescoço, massageie também a parte de trás, logo abaixo da nuca, também com movimentos circulares.

Leia Também: Conheça as principais propriedades medicinais do manjericão


4- Saquinhos com flores debaixo do travesseiro

Para alívio do estresse e melhora da qualidade do sono, você pode colocar flores secas de alfazema dentro de saquinhos que permitem que ela exale seu aroma e nutrientes e colocá-lo debaixo do seu travesseiro. Ele irá atuar durante toda a noite, provendo uma noite mais calma e relaxada.

Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Gostou? Compartilhe!