.
Como manter um relacionamento saudável? Descubra!

Como manter um relacionamento saudável? Descubra!

Nós escutamos diariamente muitas pessoas reclamando sobre os seus relacionamentos amorosos. Relacionamentos abusivos, parceiros infiéis, inflexíveis, que não contribuem com a divisão de tarefas em casa ou extremamente ciumentos são os casos mais comuns. Mas como manter um relacionamento saudável? É assim tão difícil? Veja algumas dicas que podem facilitar o caminho para ter um relacionamento que seja benéfico para os dois lados deste casal.


5 dicas de como manter um relacionamento saudável

Encontre as respostas para os seus pedidos!

Aceite a ajuda do seu Anjo, viva melhor.

Aceito a ajuda! >
A primeira coisa que temos que dizer é: não existe uma fórmula secreta que se aplica e tudo começa a dar certo. É preciso muito autoconhecimento, diálogo e compreensão dos dois lados para se manter um relacionamento saudável. Você acha que é impossível um relacionamento em que não existam atritos?

Então é hora de rever os seus conceitos. É claro que duas pessoas diferentes sempre possuem discordâncias, mas elas não devem se tornar atritos, mas sim caminhos para uma maior compreensão um do outro. Veja algumas dicas que você pode colocar em prática com o seu parceiro/ a sua parceira para que a harmonia seja a companheira do casal.

  • Autoliderança e autorresponsabilidade

    Parecem palavras estranhas ou difíceis? Saiba que o conceito é muito simples e importante para qualquer questão da sua vida, especialmente nos relacionamentos. Ter autoliderança e autorresponsabilidade significa ter o controle sobre a sua própria vida, assumir as suas responsabilidades, decisões e as consequências que elas têm sem dizer que a culpa foi de fulano ou ciclano, que você é uma pessoa azarada, que as coisas nunca dão certo para você. Tudo que nós fazemos, cada decisão que tomamos tem uma consequência e nós somos os únicos responsáveis por elas.

    Somente quando nós tomamos as rédeas da nossa vida e começamos a ter liderança sobre os nossos próprios atos - ou seja, fazer aquilo que nós pensamos e consideramos correto, e não aquilo que nos mandam fazer - e assumir as responsabilidades por esses atos, nós estaremos no controle da nossa vida. Este controle é extremamente importante para ter um relacionamento saudável. Quem não tem esse controle normalmente delega suas responsabilidades (ou as consequências delas) ao seu parceiro a atrapalha a relação.

  • Coerência

    Falar é fácil, agora ser coerente com aquilo que se diz exige determinação e força de vontade. Seja coerente com a sua própria palavra. Comprometa-se. Prometeu? Cumpra. Disse que ia fazer? Faça. Não conseguiu? Peça desculpas e tente de novo. Não se esqueça de ser coerente.

Leia também: Esquentando a relação com dicas do Feng Shui
  • Inspiração e motivação

    Seja uma inspiração para o seu parceiro. Para manter um relacionamento saudável é muito importante que o seu parceiro tenha orgulho de você, que você seja uma inspiração para ele, seja no que for: como uma pessoa determinada, como uma boa mãe, um excelente funcionário, uma pessoa positiva, etc. Motivar o seu parceiro também é somar pontos para o amor. Ele quer começar um novo projeto? Dê forças. Ela quer mudar sua alimentação para ter mais saúde? Incentive, perceba o progresso, faça elogios. Inspirar e motivar são peças chaves para manter o amor e o respeito dentro de uma relação.

  • Reconhecimento dos pontos fracos e o perdão

    Você pede desculpas quando você erra? Muitas vezes nós magoamos os nossos parceiros mesmo sem intenção e muitas pessoas têm dificuldades de pedir desculpas. Sem querer também dói. Fez algo errado? Reconheça, peça perdão. Sentiu que seu parceiro ficou chateado com algo que você fez? Pergunte a ele, diga que quer melhorar para não feri-lo novamente no futuro. O diálogo é o melhor caminho, e saber pedir perdão e perdoar são regras essenciais para o relacionamento saudável. Um casal que não pede desculpas é um casal que guarda amarguras (e na primeira briga elas vêm a tona).

Leia também: Oração Poderosa para união de casal
  • Não assumir as responsabilidades do outro

    Assim como é importante assumir as nossas próprias responsabilidades, precisamos estar atentos para não assumir as responsabilidades do outro como nossas. Isso é algo comum nas mulheres, que têm o hábito de querer tomar para si as responsabilidades de toda a família, mas isso não é nada saudável. Ao fazer isso, você se sobrecarrega e cria uma dependência do seu parceiro sobre você. E dependências causam cobranças e insatisfações. Conheça os seus limites e necessidades, assim como as dos outros, evitando a co-dependência.

Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

 

Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Jornalista, mestre em Ciências da Comunicação e escolheu esse destino por amar ler e escrever desde criança. Vive conectada à internet, não perde uma novidade do cinema, da música e da literatura e busca constantemente a evolução pessoal e espiritual

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada: