.
Como cultivar pitangueira? Saiba como!

Como cultivar pitangueira? Saiba como!

A pitangueira é uma planta nativa do Brasil, da Mata Atlântica, e é considerada uma das árvores frutíferas mais fáceis de cultivar. Ela se adapta bem a regiões de clima quente pois precisa de muita luz solar. Veja abaixo dicas de como cultivar uma pitangueira em sua casa, no vaso, no jardim ou no quintal.

Em busca de respostas? Faça as perguntas que sempre quis numa Consulta de Vidência.

10 min de consulta por telefone SÓ R$ 5.

Cuidados para cultivar pitangueira


Luz Solar

A pitangueira precisa de bastante incidência solar, é uma planta ideal para ambientes quentes. Portanto, ela se adapta bem em quintais e jardins que batem bastante sol e também pode ser criada em ambiente interno, desde que fique próxima a uma janela que pegue boas horas de sol por dia e que recebe bastante iluminação. Em locais onde o inverno é mais rigoroso, é normal que as folhas caiam completamente pela baixa incidência da luz solar.

Solo

A pitangueira gosta de solos úmidos e bem adubados. Os melhores são os solos arenosos ou argilo-silicosos , bem drenados e profundos. Adapta-se melhor em altitudes entre os 600 e 800 metros.

Leia Também: Pra que serve a verbena? Descubra os benefícios para a saúde

Rega

Nos meses de verão a rega deve ser feita com frequência e generosamente, pois a planta gosta de solo úmido. Então, quando o solo estiver ligeiramente seco, torne a regar a sua pitangueira. Já nos meses de inverno, a rega pode ser feita a cada 4 semanas.

Adubação

A Adubação da pitangueira deve ser feita com adubo líquido do início da primavera até o fim do verão, de preferência a cada 15 dias.  Durante o outono e o inverno, a adubação deve ser a cada 4 semanas.

Poda

Regularmente corte os galhos e os brotos indesejados. Devem ser brotados os novos brotos que tiverem de 6 a 8 pares de folhas, desejando apenas com 1 a 2 pares. Para os galhos mais grossos, a época ideal para a poda é o início da primavera.

Leia Também: Como usar a alfazema e aproveitar suas propriedades medicinais?

Observações


A pitangueira plantada diretamente no solo pode gerar até 3 quilos de frutos por ano. É uma fruta de sabor doce quando madura, que é agradável tanto para humanos, quanto para pássaros e insetos. Possui flores brancas com muito estames, o que faz com que elas atraiam muitas abelhas. As folhas das pitangueiras plantadas em ambientes externos são pequenas, coriáceas, brilhantes e muito perfumadas, em ambientes internos elas costumam tomar forma um pouco maior para conseguir absorver de forma mais efetiva a luz solar.

Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Gostou? Compartilhe!