.
Como cultivar bambu – passo a passo

Como cultivar bambu – passo a passo

O bambu é uma planta recomendada para se ter em casa por ter efeito paisagístico, produzir boa sombra, refrescar o ambiente e ainda produzir um som agradável quando em contato com o vento. Veja no artigo abaixo o passo a passo para cultivar essa planta em casa.

Em busca de respostas? Faça as perguntas que sempre quis numa Consulta de Vidência.

10 min de consulta por telefone SÓ R$ 5.

Curiosidade e cuidados para plantar bambu


Existem cerca de 1200 a 1500 espécies diferentes de bambu, no Brasil há cerca de uma centena delas, apesar de ainda ser uma planta pouco aproveitada no nosso país. Eles foram trazidos para cá pelos portugueses da China e da Índia.  O tamanho varia muito, há espécies de bambus que chegam a 40 metros de altura, e outras espécies ornamentais herbáceas que não ultrapassam os 15 centímetros.

10 passos para plantar e cultivar bambu


- Para escolher qual é a espécie de bambu que mais se adapta a sua região do país, pesquise ou solicite um especialista no assunto, pois cada espécie possui uma especificidade e se adapta melhor a um tipo de clima e solo.

- Escolha o vaso ou o espaço ideal para plantar o seu bambu, para que ele tenha o espaço necessário para crescer.

- Plante corretamente o bambu. Ele não precisa de covas fundas para germinar e sua haste é bastante sensível ao excesso de umidade. Portanto, se houver terra acumulada, há o risco do talo do bambu apodrecer e matar a planta. Escolha um solo de densidade leve ou moderada para que a drenagem da água seja feita de forma eficiente e não sufoque a planta.

-  Se você for plantar o bambu em vaso, é indicado colocar pedras e areia no fundo para facilitar o escoamento da água.

- Solo - Ele se adapta a qualquer tipo de solo, exceto solos encharcados. Mas apresenta melhor adaptação em terrenos e bem adubados.

- De olho na temperatura  - de uma forma geral, o bambu gosta de temperaturas medianas, em torno dos 21 graus. Os bambus plantados em vasos são mais sensíveis do que aqueles plantados no chão, então proteja a sua planta de temperaturas extremas.

- As regas devem respeitar a necessidade de água de cada espécie, por isso o primeiro passo é tão importante. Normalmente os bambus sobrevivem com pouca água, em quantidade e regularidade de regas.

8º - Simule as condições naturais do ambiente – os bambus são normalmente plantas de ambientes com alta umidade do ar, por isso é indicado que você borrife água nas hastes com alguma regularidade, para imitar as condições naturais do ambiente da planta.

9º - Fertilize uma vez por ano – pelo menos a cada 12 meses é recomendado que você acrescente um fertilizante rico em nitrogênio, como o NPK.

10 º - Replante a cada 2 ou 5 anos – como os bambus espalham novos brotos, com o tempo ele pode exceder o espaço dos vasos.  Se for deixado, ela pode ficar sufocada naquele espaço, portanto fique de olho no crescimento do seu bambu, quando ele estiver grande, divida ao meio e os dois vasos irão se adaptar melhor com mais espaço.

Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Veja também:

Gostou? Compartilhe!