.
Ayurveda para atrasar a menopausa: hábitos e dietas

Ayurveda para atrasar a menopausa: hábitos e dietas

A menopausa é uma preocupação cada vez mais presente na vida das mulheres, e a Ayurveda pode ser uma das repostas que procuram sobre como atrasar esses sintomas e sua ação de fato. Sejamos honestos: a maioria das mulheres tem um relacionamento de amor e ódio com os ciclos de seu próprio corpo; se preocupam quando os períodos menstruais atrasam, mas quando finalmente chegam há um breve alívio seguido de muitas reclamações sobre as cólicas, as mudanças de humor e os constantes desejos por comida.

Essa é uma rotina que se repete todos os meses e não é raro ouvir mulheres dizendo “não aguento mais isso, bem que poderia nunca mais menstruar”. Não importa o quanto elas gostam reclamar de seu período menstrual, um ciclo ativo e regular é um dos maiores sinais da juventude, vitalidade e, mais importante, da fertilidade feminina – por isso sua perda representa tanto na vida de uma mulher.

Há quem argumente que isso faz parte de um processo natural da vida e não deve ser detestado, muito menos modificado. Isso até pode ser verdade em partes, mas o principal ponto não é esse, e sim a mudança de períodos em que tudo está acontecendo. A menopausa, até algumas gerações atrás, só deveria ser esperado em mulheres que chegassem em seus 50 anos, porém hoje vemos muitos casos de mulheres com 30 anos que já estão experimentando ondas de calor, secura vaginal, redução do desejo sexual e ausência de menstruação.

Enquanto antes tínhamos mulheres sendo mães em uma larga faixa de idade, hoje temos mulheres realmente preocupadas em ter filhos antes dos 30 com medo de não serem mais capazes. Além do problema da própria infertilidade, a menopausa lhes rouba a saúde dos ossos e cardíaca, deixando as mulheres mais suscetíveis à osteoporose e aos acidentes vasculares cerebrais.

Encontre as respostas para os seus pedidos!

Aceite a ajuda do seu Anjo, viva melhor.

Quero a Ajuda Espiritual!

Dicas da Ayurveda para atrasar a menopausa

Percebendo que esse é um problema sério e muito real na vida da mulher moderna, especialistas como o médico ayurvédico Dr. Namrata Pawar, de Dhanwantri Kerala, listaram uma série de recomendações dentro dos preceitos da Ayurveda para atrasar a menopausa.


A dança pode ser uma caminha feliz em direção a saúde

O Dr. Namrata Pawar diz por exemplo que a dança pode ser um ótimo caminho para melhorar a saúde dos ciclos menstruais. O princípio básico não é exatamente a dança, mas o exercício proporcionado por ela; porém ela torna muito mais divertida e prazerosa a inclusão de exercícios em sua rotina. O exercício fornecido pela dança é uma ótima maneira de estimular o fluxo sanguíneo e manter uma boa saúde cardíaca.


Exercícios diversos

Falando em exercícios, podemos dizer que eles em todas as suas formas são ótimos para as mulheres que estão de olho em uma vida mais saudável. É fácil enrolar na cama e dormir por mais 30 minutos, mas essa meia hora se aproveitada em agachamentos ou uma corrida leve por exemplo, pode fazer muito mais pela sua saúde física e mental que aquele breve cochilo matinal. Enfrente a preguiça e reserve ao menos de 30 a 40 minutos para alguma atividade física; a yoga é uma excelente escolha para propósitos saudáveis.


Leia também: Sintomas da menopausa? Saiba como aliviar com óleos essenciais


Tenha óleo de gergelim

Usado amplamente nos lares indianos, esse óleo é excelente para a saúde e é usado desde a antiguidade para a saúde uterina das mulheres indianas. Embora muitos outros óleos possam ser usados para esse fim e para trazer benefícios diversos à saúde, o óleo de gergelim é certamente uma das melhores escolhas.

O uso do óleo está diretamente ligado ao dosha vata. Segundo o Dr. Pawar, as mulheres com mais de quarenta anos frequentemente têm o vata em excesso, o que causa muitos problemas de saúde, inclusive a queda nos níveis de estrogênio, resultando em ossos frágeis, pele seca e menopausa precoce. O óleo de gergelim ajuda a combater esse vata excessivo.


Diga não ao estresse

O estresse é um dos grandes vilões do mundo moderno, e ele é capaz de acordar uma série de problemas de saúde que estavam então adormecidos, como propensões a diabetes, colesterol e risco cardíaco, assim como a desregulação hormonal. Infelizmente não há maneiras fáceis de evitar o estresse, e mesmo as mulheres que abrem mão do trabalho externo e optam em ficar em casa não escapam da correria diária de cuidar da casa ou das obrigações de mãe, experimentando ansiedades e preocupações de algum tipo.

O que o Dr. Pawar sugere é encontrar maneiras de vencê-lo através de Yoga e Pranayama por exemplo. Segundo suas próprias declarações ele diz “Asanas como Shavasana e Vajrasana podem ser feitas por qualquer pessoa. Pratique alguns dos maiores queimadores e estresse Pranayama, como Bhramari, Anulom Vilom e Kapal Bati”.


Leia também: Cristais contra a menopausa: pedras que podem reduzir sintomas


Tenha uma dieta adequada

O modo alimentar da Ayurveda é um dos mais saudáveis do mundo, e isso não é apenas uma opinião, mas sim algo suportado pela própria OMS (Organização mundial da Saúde). No que diz respeito à menopausa, o Dr. Pawar diz por exemplo que é possível “enriquecer sua dieta com feijão de soja, que é uma ótima fonte de fitoestrógenos. Inclua também a ingestão de sementes de gergelim e nozes”.

Suas refeições devem ser divididas em pequenas porções e distribuídas durante todo o dia. Inclua vegetais antioxidantes ricos em cores vivas, como pimentões, pimentas, beterrabas, repolhos roxos, cenouras e tomates em sua dieta diária. Vegetais crucíferos como brócolis, repolho e couve-flor também são excelentes para promover a saúde feminina.


Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

Heloisa Von Ah Heloisa Von Ah

Designer e redatora, respira arte desde que se entende por gente. Apaixonada por gatos, literatura, cinema e músicas que já ninguém mais se lembra, vê na calmaria e na simplicidade o cenário ideal para se viver. Aprendeu de tudo um pouco, de instrumentos musicais a artes marciais; e não vê a hora de mais, já que a vida não pode parar

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada: