.
Ayurveda na mesa: receitas para o dosha Kapha

Ayurveda na mesa: receitas para o dosha Kapha

A implementaçãoão de conceitos da ayurveda em diversas receitas é algo que já acontece há cerca de 7 mil anos, se firmando como um dos sistemas curativos mais antigos de toda a história da humanidade. Com o origem no idioma sânscrito, o nome significa em tradução livre “Ciência da Vida”, algo bastante adequado para uma técnica que visa justamente buscar um equilíbrio entre as energias que coordenam o corpo humano.

A técnica é muito presente no oriente, de modo que ainda hoje faz parte da medicina oficial de países como a Índia, mas ganha força e adeptos no ocidente nos últimos anos, onde cada vez mais pessoas reconhecem seus benefícios e aderem à modalidade.

Leia Também: Doshas: conheça os elementos que definem um biotipo na Ayurveda

Receitas da Ayurveda para o tranquilo dosha Kapha


Kapha_Dosha

Todas as deitas e receitas da ayurveda são baseadas nos doshas predominantes de cada indivíduo. Dentro deste sistema existem 3 doshas principais, que são relacionados a alguns elementos naturais. Entretanto, todo indivíduo possui os 3 doshas dentro de si, mas um deles sempre se mostra predominante em relação aos outros - é isso que guia algumas características próprias como por exemplo, ter ou não um biótipo mais magro.

O objetivo principal da ayurveda é manter o equilíbrio entre esses doshas, e assim permitir que todos os órgãos funcionem corretamente. Os benefícios são muitos, como por exemplo manter um bom funcionamento do fígado e dos rins, permitindo que o corpo seja plenamente capaz de eliminar todas as suas toxinas, trazendo então resultados como uma boa saúde e até mesmo uma perda de peso de maneira saudável.

Leia Também: Vata, Pitta ou Kapha? Descubra seu Dosha através do teste ayurveda

A dieta Kapha


Ayurvedica_Kapha

Imagem exemplificativa retirada do site www.eusemfronteiras.com.br

O dosha Kapha reúne propriedades das forças da terra e da água, sendo característico de pessoas em geral mas pesadas e volumosas, com uma grande tendência ao sobrepeso. O excesso desse dosha pode trazer problemas como grande volume de “muco”, digestão mais lenta e problemas respiratórios. Indivíduos que possuem predominância do Kapha possuem normalmente uma personalidade calma, não apreciam temperaturas muito baixas e nem climas muito úmidos. Têm facilidade para memorização, mas apresentam um aprendizado lento e forte tendência a pular algumas refeições.

É recomendado que as refeições destas pessoas incluam uma boa quantidade de verduras, legumes e outros alimentos ricos em fibras, os quais devem ser levemente cozidos e de preferência no vapor. Os alimentos a serem evitados são os frios, pesados e úmidos, assim como os muito oleosos, como cremes e frituras.

Tendo isso em mente, pode-se perceber que receitas ayurveda que incluem saladas são grandes amigas das pessoas Kapha. Preparar um boa e completa salada não é difícil, uma vez que exige simples ingredientes – em geral, caso não pretenda inserir elementos cozidos ou de preparo especial, as saladas são muito rápidas de se fazer.

Ingredientes

  • Alface;
  • Rúcula;
  • Rabanete;
  • Pimentão;
  • Nabo;
  • Limão;
  • Alho;
  • Hortelã;
  • Açafrão;
  • Milho;
  • Shitake;
  • Salsa;
  • Broto de feijão;
  • Feijão carioca cozido;

Para preparar o seu prato, misture o alface, a rúcula, o rabanete, o pimentão e o nabo em um recipiente, temperando com limão, alho, hortelã e açafrão a gosto. Refogue 2 colheres do milho com shitake, alho, salsa e broto de feijão, adicionando por fim uma concha de feijão carioca cozido e sirva a vontade.

Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Gostou? Compartilhe!