.
Ayurveda e Sinusite: 7 remédios caseiros para aliviar sintomas

Ayurveda e Sinusite: 7 remédios caseiros para aliviar sintomas

Que atire o primeiro lencinho de papel quem nunca teve uma crise de sinusite. Assim como para demais condições de saúde humana, a Ayurveda promete solucionar ou ao mesmo solucionar os sintomas desse problema respiratório. Descubra mais sobre Ayurveda e sinusite e como ela pode ser mais facilmente aliviada.

A sinusite pode ser provocada por diversos fatores relacionados a condição do ar, sendo alguns deles o frio e tempo seco, alergias e infecções bacterianas, provocando o entupimento ou a infecção dos seios nasais. Como consequência, alguns sintomas como dores de cabeça, na face, roncos e dificuldade em respirar podem ocorrer. Em casos mais graves a doença pode evoluir para meningite.

Encontre as respostas para os seus pedidos!

Aceite a ajuda do seu Anjo, viva melhor.

Quero a Ajuda Espiritual!

Ayurveda e sinusite: Soluções para 4 tipos de sinusite

Ayurveda e Sinusite

Antes de introduzirmos as soluções em ervas e procedimentos que a Ayurveda nos tem a ensinar, vale entender quais são os tipos de sinusite, identificáveis facilmente pela quantidade de dias que costuma acometer o indivíduo. São eles:

  • Sinusite aguda: dura 4 semanas ou menos;
  • Sinusite subaguda: dura de 4 a 8 semanas;
  • Sinusite crônica: pode durar 8 semanas ou mais;
  • Inflamação recorrente: caracterizada por várias crises dentro do período de um ano.

Se você chegou até aqui, provavelmente se identificou com uma das caracterizações da sinusite. Durando apenas alguns dias ou reincidindo por várias vezes durante o ano, essa é uma condição que incomoda e incapacita, devido a intensidade dos sintomas.

Portanto, antes de começarmos a dissertar sobre as soluções para o problema, é importante que você siga as dicas, e também evite consumir alimentos que, segundo a Ayurveda, são nocivos à melhora dessa condição.

Alguns alimentos podem desencadear sintomas, como é o caso das frituras e do amido de milho, do arroz, carnes e temperos muito fortes. A ingestão regular de alimentos ricos em Vitamina A, por outro lado, pode ajudá-lo a construir uma forte defesa contra a infecção sinusal.

De acordo com o Dr. Ashutosh Gautam, Gerente e Coordenador de Operações no grupo indiano de medicina ayurvédica Baidyanath, sugere algumas precauções dietéticas que você deve tomar.

“Devem ser evitados produtos lácteos, especialmente o queijo, iogurte e sorvete. Além disso, fique longe do chocolate, do açúcar e alimentos que contenham fermento em sua composição, pois desencadeiam o excesso de produção de muco nos seios. As bebidas frias são um grande problema também. A ingestão de líquidos frios bloqueará o movimento dos cílios no nariz, tornando difícil o muco nasal fluir através das passagens nasais “, diz ele.

Agora que você já sabe o que tirar da dieta durante os períodos em que se encontrar sofrendo com a sinusite, descubra o que está autorizado a consumir e administrar para obter uma cura mais significante, amenizando sintomas e se vendo livre da doença em menor tempo.

  • Ayurveda e Sinusite

    Mantenha-se hidratado

    Se você tem dificuldades em conseguir beber água durante o dia, não tem problema. Nestes casos, chás e sucos (sem açúcar, sim) também são válidos para manter seu corpo hidratado e a diminuir o muco, aliviando os seios irritados. Evite, entretanto, substâncias como o álcool, a cafeína e hábitos como o tabagismo, pois levam à desidratação.

  • Ayurveda e Sinusite

    Temperos picantes

    Boas notícias para quem coloca pimenta em tudo. Temperos como a pimenta caiena possuem propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias, ajudando a quebrar e drenar todo o muco congestionado.

    De forma similar, a raiz-forte pode ser misturada a um pouco de vinagre de maçã e suco de limão, criando um elixir capaz de dissolver o muco. Como alternativa a essa receita, você também pode tentar colocar ¼ de colher de chá com raiz-forte na boca, aguardando até que o gosto tenha evaporado, e engolindo em seguida.

  • Ayurveda e Sinusite

    Vapor

    Não somente pela Ayurveda, a inalação de vapor também é recomendada por médicos tradicionais. Neste caso, em uma vasilha de água quente, adicione 3 gotas de óleo de pinheiro ou alecrim a 3 gotas de hortelã e 2 de óleo de eucalipto. Outra sugestão é adicionar 3 gotas de alecrim com 1 gota de tomilho e óleo de hortelã-pimenta.

    Coloque seu rosto sobre a água, e uma toalha sobre a parte de trás da sua cabeça, como se estivesse vestindo capuz. Agora inspire o vapor e perceba como esse procedimento o ajudará a limpar seus bloqueios nasais.

  • Ayurveda e Sinusite

    Cúrcuma (haldi) e raiz de gengibre

    Também conhecido como açafrão da terra, essa raiz é um tempero amplamente utilizado e encontrado na Índia. Afinal, dentre suas propriedades estão funções anti-inflamatórias e antioxidantes.

    Quando combinada com a raiz de gengibre, a cúrcuma pode ser adicionada a uma dose de chá quente para auxilia-lo a eliminar o muco das vias aéreas, relaxando a pressão causada nos seios nasais, fazendo com que se sinta bem instantaneamente.

    No livro “The Complete Book of Ayurvedic Home Remedies”, o autor Vasant Lad também sugere o consumo da mistura de suco de gengibre fresco com uma colher de chá de mel, durante 2 a 3 vezes ao dia para que se sinta melhor.

  • Ayurveda e Sinusite

    Vinagre de Maçã

    Utilizado para imensas finalidades em termos de Ayurveda, o vinagre de maçã é um incrível ingrediente com muitos benefícios para a saúde. Um copo de água quente ou chá, tomado durante três vezes ao dia com duas ou três colheres de vinagre de maçã puro pode te ajudar a eliminar o muco excessivo e da pressão que a congestão provoca sobre os seios nasais.

    Adicione ingredientes como o limão e mel para que a mistura fique mais saborosa. Você também pode tomar uma colher de vinagre de maçã puro por três vezes ao dia para melhores resultados.

  • Ayurveda e Sinusite

    Sopa

    Além de deliciosas, as sopas são comprovadamente grandes aliadas para o alívio da sinusite. Você pode saborear desde canjas até sopas com ervas frescas; escolha sua receita favorita e curta os resultados.

    Para a Ayurveda, sopas são recomendadas pois o vapor combinado a uma série de ingredientes podem contribuir para a limpeza dos seios nasais.

  • Ayurveda e Sinusite

    Irrigação nasal

    Por fim, mas não menos importante, temos também a opção da irrigação nasal para aliviar irritações e congestão. Também conhecida como irrigação salina, esse é um processo que significa enxaguar suavemente suas passagens nasais com solução salina.

    De acordo com o autor e expert em Ayurveda, Vasant Lad, você pode dissolver ½ colher de sopa de sal em ½ copo de água morna. Despeje a mistura em um recipiente que possa ser apertado dentro das suas narinas, ou com um conta gotas. Coloque 5 gotas da solução em uma narina, enquanto inclina a cabeça para que saia na outra narina.

    Repita esse procedimento em cada narina. Essa é uma prática capaz de acalmar os seios nasais e também libertá-los de irritações e bactérias.

Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

Heloisa Von Ah Heloisa Von Ah

Designer e redatora, respira arte desde que se entende por gente. Apaixonada por gatos, literatura, cinema e músicas que já ninguém mais se lembra, vê na calmaria e na simplicidade o cenário ideal para se viver. Aprendeu de tudo um pouco, de instrumentos musicais a artes marciais; e não vê a hora de mais, já que a vida não pode parar

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada: