.
Ayurveda diz: não combine leite com nenhum desses 4 alimentos

Ayurveda diz: não combine leite com nenhum desses 4 alimentos

O que você acha de tomar um copo de leite bem gelado, batido com frutas vermelhas? Parece delicioso, principalmente para rebater o calor, não é mesmo? Mas saiba que, de acordo com a Ayurveda, essa combinação pode ser convidativa a trazer problemas para sua saúde. Essa afirmação acontece pois acredita-se nos princípios de Viruddha Ahar, que bane a combinação de determinados alimentos incompatíveis entre si. Reunimos várias recomendações sobre Ayurveda e leite.

De acordo com a literatura ayurvédica, a interação entre esses alimentos pode causar diversas desordens sistêmicas no organismo. Impotência, cegueira, insanidade, infertilidade e problemas intestinais são apenas alguns dos problemas de saúde que a combinação incompatível de alimentos pode causar.

Os efeitos negativos que essas combinações acarretam podem até não se manifestarem imediatamente em nosso sistema, fazendo com que você continue se alimentando de maneira errônea durante anos, até que os problemas de saúde apareçam. Portanto, assegure-se de não combinar o leite com nenhum dos alimentos que iremos discorrer a seguir.

Encontre as respostas para os seus pedidos!

Aceite a ajuda do seu Anjo, viva melhor.

Quero a Ajuda Espiritual!

Ayurveda e leite:  nunca combine esses alimentos com leite

O leite é um dos alimentos mais comuns dentre os responsáveis por causar efeitos de Viruddha no corpo humano, principalmente pelo fato deste estar na lista de alimentos com uma vasta gama de restrições. De acordo com o especialista em Ayurveda Dr. Surya Bhagwati, podemos ressaltar quatro combinações com leite capazes de causar problemas de saúde. Veja quais são elas e evite!


Leite e frutas

E pensar que você bateu leite com frutas a vida toda. Pois saiba que a combinação em questão pode desencadear verdadeiros desastres para a sua saúde. Frutas como a banana, o morango, abacaxi, limas e laranjas produzem um verdadeiro aquecimento no processo digestivo. Em contrapartida, o leite produz efeito inverso, de refrigeração.

Quando estas frutas são quebradas no estômago, elas ficam azedas. E quando o leite e tais frutas são consumidas em conjunto, suas qualidade mutuamente opostas podem afugentar o fogo digestivo. Por consequência, causam desequilíbrio na flora intestinal. Neste caso, ama, ou toxinas, são criadas em seu estômago. Também como consequência de se misturar leite com as frutas citadas podem surgir resfriados, tosse, alergias e apatia.


Leia também: Hidratação Natural – Máscara de Nozes e Leite de coco para Cabelos Secos


Leite e carne

Presente como um dos ingredientes principais para uma infinidade de pratos continentais, tortas e massas são apenas algumas das opções que o levam em sua composição. O problema é que a grande maioria desses pratos, além de leite, levam também carne, como a de frango ou bovina.

De acordo com a Ayurveda, é terminantemente proibida a combinação de carne com laticínios. Para o Dr. Bhagwati, o leite é um alimento completo por si só, concentrado e denso em nutrientes. Portanto, seu organismo teria de trabalhar intensamente e de forma dedicada somente para processar o leite. Combinando-o com outras formas de proteína concentrada, como é o caso da carne, será necessário um esforço demasiado de seu sistema digestivo para quebrar essas propriedades.

Em adição, ao contrário de outros alimentos, o leite não é processado no duodeno do intestino delgado. Assim, quando o leite está presente, o estômago é incapaz de secretar seus sucos digestivos.


Leite e peixe

Um antigo pensamento popular indiano costumava dizer que comer peixe com leite poderia ocasionar manchas brancas na pele. Seria verdade? Parece que há sim alguma verdade por trás disso. Para a Ayurveda, tanto o peixe quanto o leite possuem notas adocicadas, mas ambos têm potências opostas; enquanto o peixe esquenta, o leite refresca.

Combinando esses dois elementos, pode-se dar início a um desenvolvimento de ama (toxina) em seu organismo. E na Ayurveda, as toxinas são justamente as raízes da causa de doenças. Essa combinação devastadora resultando em ama pode sim afetar a pele, dando origem a diversas condições dermatológicas.

Além disso, os dois podem causar obstruções nos vários canais do corpo humano causando problemas circulatórios e condições cardíacas. Aqueles com má digestão também devem se afastar disso, pois pode causar indigestão.


Leia também: Como a Ayurveda pode atuar no combate à depressão?


Leite e sal

Você já se perguntou por que sempre tomamos leite com açúcar, e nunca sal? Além da notória discrepância de sabores, isso acontece porque sal e leite possuem qualidades antagonistas. Quando o leite é utilizado para dar base a diversos temperos como curry e molhos diversos, desconhecemos que isso pode causar consideráveis danos ao corpo.


Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

Heloisa Von Ah Heloisa Von Ah

Designer e redatora, respira arte desde que se entende por gente. Apaixonada por gatos, literatura, cinema e músicas que já ninguém mais se lembra, vê na calmaria e na simplicidade o cenário ideal para se viver. Aprendeu de tudo um pouco, de instrumentos musicais a artes marciais; e não vê a hora de mais, já que a vida não pode parar

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada: