.
Amizades que não fazem bem – saiba identificá-las

Amizades que não fazem bem – saiba identificá-las

Em busca de respostas? Faça as perguntas que sempre quis numa Consulta de Vidência.

10 min de consulta por telefone SÓ R$ 5.

A amizade traz inúmeros benefícios à nossa vida: diminui o risco de ter depressão, ansiedade, stress, ajuda o nosso sistema imunológico a driblar doenças, melhora a saúde do nosso coração e muitos outros. No entanto, nem todas as amizades são saudáveis. Há ‘amigos’ que não nos fazem bem e mesmo assim é difícil desfazer uma amizade quando temos carinho pela pessoa. Veja sinais de que você tem uma amizade prejudicial.

Sinais que mostram que você deve reavaliar uma amizade


Quando começamos uma amizade, normalmente tudo é novo, é leve e criamos empatia e carinho pela pessoa. Mas, com o passar do tempo, algumas amizades se tornam prejudiciais, não nos acrescentam nada de bom e nós começamos a evitar essa pessoa. Diversos são os motivos para que isso aconteça, e muitas vezes nós nem nos damos conta de que esse amigo está nos fazendo mal. Veja abaixo sinais de que uma amizade é nociva e prejudicial.

1 - Quando não se tem mais vontade de encontrar a pessoa

Amigos gostam de estar juntos, mesmo quando está difícil encontrar pela correria do dia a dia, nós tentamos dar um jeitinho para conseguir encontrar e ter bons momentos juntos. Quando você começa a ‘ter preguiça’ de encontrar esse amigo é sinal que o esforço que você faz para encontrá-lo não está valendo a pena. É normal passarmos por momentos mais anti-sociais, mas se esse sentimento de aversão à pessoa não passar, é sinal de essa amizade já não vale mais a pena.


2 - Quando, ao encontrar com essa pessoa, você se sente mal

Tem amigos que parecem que nos vêem como uma eterna válvula de escape: só nos encontram para desabafar sobre problemas, para reclamar da vida, para pedir conselhos, pra chorar, etc. É claro que a amizade também serve para os maus momentos e é importante apoiar nossos amigos em momentos difíceis, mas quando o pessimismo toma conta da relação, esses encontros se tornam verdadeiros tormentos a quem está sempre escutando problemas e reclamações. Se seu amigo está fazendo você de muro das lamentações, ele pode estar te prejudicando.


3 - Quando o seu amigo fica lhe fazendo cobranças demais

“Esqueceu de mim, é?”. “Você não gosta de mim, só sai com fulano agora”. “Foi meu aniversário e você só me ligou rapidinho”. Amigos estão juntos para se sentir bem, não para fazer cobranças. É normal que um amigo possa se sentir mais abandonado quando começamos uma relação ou nos tornamos mais distantes, mas se ele está sempre te fazendo cobranças é sinal que você já está, instintivamente, se afastando dele. Cobranças fazem mal a qualquer amizade, se você está cobrando muito ou está se sentindo cobrado, é sinal que essa amizade é prejudicial.


4 - Quando você se irrita frequentemente com a pessoa

Muitas vezes pensamos: como é que eu agüento/agüentava tal pessoa? As pessoas mudam, nós mudamos, e muitas vezes um amigo que fazia parte da nossa vida, passa a não se encaixar mais nela. Seja porque você mudou, ou ele mudou, ou os dois mudaram, e as afinidades ficaram para trás. Se irritar com atitudes ou pensamentos de uma pessoa e tentar manter uma proximidade pode criar um inimizade, o que é ainda pior. O melhor é se afastar e tornarem-se amigos de ocasião, que convivem pouco, para não gerar atritos.


5 - Quando alguém te coloca pra baixo

Alguém que te humilha, te diz que você é mal em algo, não te apóia, só te critica: isso não é um amigo. “Você gosta dessa música? Que ridículo”. “Você não é bom o suficiente para isso, nem adianta tentar”. “Você não vai sair vestido assim, vai? Que roupinha medíocre”. Isso não é um amigo tentando te alertar – é um inimigo travestido de amigo. Tem gente que precisa fazer com que os outros se sintam piores para se sentir por cima – afaste-se desse tipo de pessoa.


6 - Quando alguém só lhe aparece para pedir favores

Tem ‘amigo’ que só aparece quando quer algo em troca, quando lhe é conveniente. Quando precisa de uma indicação profissional, de um dinheiro emprestado, de uma força para conseguir uma paquera. Daí começa a te bajular, te fazer mil elogios antes de chegar no ponto que realmente interessa: te pedir um favor ou te extorquir. Fuja desse tipo de amizade.


Muitas vezes temos dificuldade em nos afastar, porque afinal, a pessoa pode não estar sendo um mau amigo por querer. Mas é preciso pensar primeiro em você, os amigos devem sempre te fazer bem, você deve ter vontade de encontrá-los, partilhar bons momentos juntos e não estar juntos só para cumprir tabela. Por mais que seja difícil, se você tem amizade com um ou mais sinais descritos acima, pode ser melhor para você se afastar gradualmente ou manter uma amizade mais distante.



Você vai gostar:
O Valor terapêutico da amizade ►
 

Gostou? Compartilhe!