.
A relação de Chico Xavier com a doutrina de Allan Kardec

A relação de Chico Xavier com a doutrina de Allan Kardec

Chico Xavier, apesar de ter sido um grande ícone do espiritismo pelo mundo e seu maior representante em território brasileiro, não foi o primeiro a dissertar sobre essa doutrina. Aliás, o médium encontrou muita orientação no material e obras produzidas por Allan Kardec, o pioneiro na forma de observar e documentar o mundo espírita que conhecemos nos dias atuais.


Chico Xavier e os estudos de Allan Kardec

Em busca de respostas? Faça as perguntas que sempre quis numa Consulta de Vidência.

10 min de consulta por telefone SÓ R$ 5.

Chico Xavier começou seus estudos sobre as obras de Allan Kardec em 1927 quando tinha dezesseis anos de idade por indicação do espírito de sua mãe; logo após o episódio que envolveu a morte de sua madrasta e a obsessão espiritual de sua irmã.

Allan Kardec na verdade é o pseudônimo adotado em suas obras pelo francês Hippolyte Léon Denizard Rivail. Este foi considerado um grande educador de sua época e se destacou por ser um dos pioneiros - e talvez mais importante – na pesquisa de fenômenos paranormais, com mais destaque para a mediunidade.

Allan Kardec iniciou seus estudos sobre o mundo espiritual quando já era um consolidado educador e pedagogo, por volta de 1855 quando, através de um amigo, tomou contato pela primeira vez com o fenômeno das “mesas girantes”. De fato, os estudos se iniciaram em 1855, porém em 1854 já havia tido contato com o fato, mas sem a devida importância.

Convencido de que esse fenômeno era fruto de uma intervenção espiritual, deu início e dedicou-se a um estudo documentado e de cunho científico destas observações; ele procurava chegar a uma compreensão da existência que não fosse unicamente religiosa ou puramente científica. Com esse objetivo, Kardec se aprofundou em estudos que suportassem tais fenômenos de maneira que obtivesse argumentos científicos, espirituais e filosóficos. A união dessa tríade veio a dar origem a uma complexa e equilibrada doutrina, conhecida posteriormente como a doutrina espírita.

Conheça a obra de Chico Xavier:
A obra de Chico Xavier: Mediunidade e Ensinamentos do Pós-vida ►


O seguidor e aprendiz Chico Xavier

Chico Xavier seguiu os mesmos princípios e fundamentos encontrados nas obras de Allan Kardec, unindo seu aprendizado com o conhecimento passado a si pelos espíritos com quem entrava em contato. Chico foi um grande exemplo do cumprimento dos “deveres” do espiritismo, agindo como grande filantropo e orientador espiritual, porém nunca negando a importância da ciência e sua necessidade.

Leia também:
A Doutrina Espírita e os Ensinamentos de Chico Xavier ►


Descubra a sua orientação! Encontre-se!

Gostou? Compartilhe!