.
A paralisia do sono - Explicação Espírita

A paralisia do sono - Explicação Espírita

Você já sentiu ou já ouviu falar da paralisia do sono? Este fenômeno misterioso acontece com jovens adultos, atinge entre 8% da população e desafia a medicina. Mas o Espiritismo tem uma explicação muito interessante sobre ele, confira.

Encontre as respostas para os seus pedidos!

Aceite a ajuda do seu Anjo, viva melhor.

Quero a Ajuda Espiritual!

O que é a Paralisia do Sono?

A paralisia do sono é uma condição temporária que se caracteriza pela paralisia do corpo imediatamente ao despertar ou após adormecer. O que acontece é que o cérebro da pessoa acorda, mas a paralisia corporal persiste, então a pessoa sente-se acordada mas incapaz de se mover e com dificuldade em respirar.

Essa condição costuma acometer jovens adultos entre 25 e 35 anos, que não estão sobre o efeito de drogas e não possuem doenças mentais. É algo imprevisível e incontrolável. A sensação de dor no peito ou de pressão sobre a cama também é comum. Além da paralisia, alguns pacientes que vivenciaram esse fenômeno relatam a presença de alucinações: sensação de sufocamento, impressão de ver sombras, vultos ou mesmo imagens assustadoras, sensação de estar sendo observado.

O que acontece é que durante o sono, o cérebro naturalmente propicia a paralisia corporal. Na Paralisia do sono, o cérebro acorda de repente e não dá o comando para cessar a paralisia do corpo. Ela pode ser rápida ou durar alguns minutos, a média é entre 2 a 5 minutos, o que causa algum desespero nos pacientes.


Leia também: A paralisia do sono: conhecendo e combatendo este mal


Por que isso acontece?

A ciência aponta diversos fatores que podem explicar a ocorrência dessa paralisia, como:

  • Baixos índices de melatonina e triptofano
  • Estresse e cansaço elevados
  • Agenda de sono irregular (cochilos e privação do sono)
  • Mudança súbita de ambiente ou na vida do paciente
  • Sono induzido através de medicamentos
  • Uso de drogas
  • Tentativa de induzir estados de sonho lúcido

Apesar dessas tentativas de explicação, muitos pacientes que não se encaixavam nos fatores de risco descritos acima vivenciaram a experiência da paralisia do sono. Veja como a visão espírita explica isso.


Leia também: Floral para dormir: essências para melhores noites de sono


A explicação do Espiritismo para a Paralisia do sono

Para o Espiritismo, o nosso cérebro não é capaz de criar a consciência, ele é apenas um canal para a sua manifestação. Por isso, para compreender a paralisia do sono, a visão espírita reforça a necessidade de compreender a natureza dual do ser humano: corpo e espírito. Existem diversas hipóteses possíveis apontadas pelos estudiosos do espiritismo. Veja as principais:

  • 1

    Treinamento de Evolução

    Muitos estudiosos apontam para uma experiência de evolução do espírito. O corpo físico e espiritual estariam se preparando para uma vida desdobrada entre os dois planos de existência. A ocorrência da paralisia do sono estaria então relacionada a um treinamento do espírito encarnado junto ao seu corpo.

  • 2

    Espíritos estão em toda parte

    Para a visão espírita, os espíritos desencarnados estão em todo lado. Allan Kardec inclusive diz que vivemos nos “acotovelando” entre os espíritos, para demonstrar a proximidade do nosso corpo físico e espírito encarnado com outros espíritos desencarnados. A sensação de ver ou sentir presenças durante a paralisia do sono seria uma típica interação involuntária com um desencarnado. Como essa interação se dá as faculdades com o espírito da pessoa atuando de forma perturbada com as faculdades sensoriais do corpo, e ela então passa a ver o interpretar de forma extravagante a presença de Espíritos, que estão sempre à nossa volta.

    A visão de figuras malignas, medonhas ou assustadoras pode ocorrer pela interação com espíritos desencarnados “menos felizes” que aproveitam dessa situação para escarnecer.

  • 3

    Necessidade de um despertar espiritual

    Muitas das pessoas que tiveram essa experiência eram agnósticos ou sem crença religiosa. Durante o fenômeno, acabam com medo e pedem proteção a Deus ou a uma entidade divina. O espiritismo encara essa situação como uma necessidade de um despertar espiritual ou religioso.

Como a visão espírita pode ajudar na paralisia do sono

A visão espírita permite deduzir procedimentos que podem reduzir o estresse da paralisia do sono ao entender (mesmo que parcialmente) o que está acontecendo. A proteção espiritual através da prece é importante a esses pacientes, como ressaltou o próprio Allan Kardec:

“A prece permite desvencilhar-se da influência opressora, reduzir ou mesmo eliminar a atuação de Espíritos mal-intencionados, além de servir para fortalecer (predispor positivamente) o Espírito de quem passa pela situação. De um jeito ou de outro, somente teremos uma terapia efetiva de controle da paralisia do sono quando todas as causas (tanto físicas como espirituais) forem plenamente conhecidas. ” E para que isso aconteça, os conhecimentos apontados pelo Espiritismo não podem ser ignorados.


Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Jornalista, mestre em Ciências da Comunicação e escolheu esse destino por amar ler e escrever desde criança. Vive conectada à internet, não perde uma novidade do cinema, da música e da literatura e busca constantemente a evolução pessoal e espiritual

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada:

Gostou? Compartilhe!