.
6 essências florais para controlar o medo e a ansiedade

6 essências florais para controlar o medo e a ansiedade

O medo e a ansiedade são dois estados muito negativos das emoções humanas e que andam de mãos dadas com grande frequência. Justamente nesse ponto que o uso de florais específicos para a condição pode ser de grande ajuda.

Os estados mentais de medo e ansiedade já são muito prejudiciais apenas atuando separadamente. Em conjunto, a dupla é capaz de levar uma pessoa a literalmente paralisar sua vida, mal conseguindo realizar interações sociais em muitos casos. E o problema ainda pode se agravar com certa facilidade, já que o medo frequentemente produz um estado de grande ansiedade e vice-versa.

Terapia com florais no controle do medo e da ansiedade

Realmente, ninguém deseja se sujeitar ao medo ou a ansiedade em nenhum momento da vida. Além do mais, praticamente todos nós já sabemos muito bem os males que podem vir de um emocional abalado por esses sentimentos.

Uma pessoa que é gravemente acometida pelo medo ou por uma grande ansiedade, pode literalmente não ser capaz de fazer nada mais em sua vida. É fácil encontrarmos exemplos à nossa volta de pessoas que sofrem com esse estado, e simplesmente não conseguem sequer sair de dentro de suas casas. E justamente essa facilidade e a frequência com que temos visto casos como esse é o que torna tudo mais preocupante.

Tratamentos para combater esse problema nem sempre são fáceis e comumente envolvem um extenso acompanhamento médico, onde a parte mais agressiva, por assim dizer, está no uso de medicamentos alopáticos, recheados de efeitos colaterais.

É aí que entram os tratamentos como a terapia floral. Além de oferecer uma transição muito suave nos estados emocionais do paciente, o floral não possui praticamente nenhuma contraindicação e pode ser utilizado, à princípio, por qualquer pessoa.

Não apenas isso, mas ele não interfere no tratamento tradicional utilizado pela maioria dos profissionais de saúde. Dessa forma, é possível dar continuidade aos tratamentos tradicionais ou holísticos escolhidos, e ainda assim fazer uso do tratamento com florais. Lembrando somente que tudo deverá ser devidamente comunicado e acompanhado pelos profissionais responsáveis.

Com isso em mente, vamos agora conhecer alguns dos florais mais indicados nos casos onde o medo e a ansiedade atacam separadamente ou em conjunto.

  • 1

    Rock Rose

    O floral Rock Rose é especialmente indicado para os casos onde sentimentos de terror ou medo te deixam congelado e incapaz de se mover ou pensar com clareza – são aquelas situações onde simplesmente não se chega a direção alguma.

    O estado ao qual se destina o uso desse floral também é muito semelhante ao de outros florais emergenciais, como o Mimulus ou o Red Chestnut. Afinal, estamos falando de uma situação extrema onde se instaura o pânico paralisante. Por isso o acompanhamento profissional é tão importante, tanto para definir se o floral Rock Rose é o mais correto, como para avaliar se é preciso ser utilizado em conjunto com outros florais, ou mesmo medicamentos alopáticos.

    O Rock Rose vai atuar sobre o campo emocional do paciente basicamente estimulando um maior estado de calma mental. Ele não ataca diretamente o pânico e o medo ou os reduz; sua função é fazer com que a calma se fortaleça e seja capaz assim de sobrepujar os estados negativos. A medida em que a calma prevalece, percebemos que talvez nossos medos não sejam assim tão graves.

  • 2

    Mimulus

    Como já mencionamos um pouco mais acima, o Mimulus é outro floral muito indicado em situações de urgência, onde o medo e a angústia estão prevalecendo e deixando o indivíduo sem ação.

    Basicamente, o Mimulus –  floral do medo de coisas conhecidas e da timidez – ajuda principalmente quando você sente um medo ao qual consegue identificar. Existe aquele medo inexplicável, movido apenas por uma grande sensação de ameaça, seguida de pânico e a incapacidade de reagir, mas você não sabe exatamente do que tem medo – ele apenas se instaura.

    O floral Mimulus não é o mais indicado para estes casos. Ele age melhor sobre aquele medo conhecido como o medo de aranhas, de perder o trabalho, de contrair doenças ou mesmo o medo de simplesmente estar sozinho. São medos igualmente nocivos e perigosos, mas um deles é totalmente identificável, enquanto o outro é uma figura nebulosa.

    Este floral vem para trabalhar mais especificamente a coragem do paciente, para que ele se sinta mais confiante e possua a força necessária para enfrentar tais medos. No caso de, por exemplo, o medo ser relacionado a timidez, e a pessoa apresenta grande dificuldade em socializar e falar em público, o floral Mimulus vai ajudar a se manter mais centrada e evitar que gaguejem e se retraiam ainda mais pela vergonha. Esse é um ótimo floral para enfrentar as provações diárias que recebemos na vida.

  • 3

    Cherry Plum

    Aqui temos um floral que trabalha o medo e a ansiedade em conjunto. Mas no caso, a forma de medo tratada por ele é o medo de perder o controle sobre si mesmo e sobre a situação, como resultado de um grande estado de intensa ansiedade.

    São aqueles momentos onde a ansiedade cresce de tal maneira que a mente é sobrecarregada. Nesse ponto sentimos que podemos perder o controle e explodir de maneira irracional a qualquer instante. Ele é frequentemente relacionado também a altas cargas de stress.

    O curioso desse floral é que apesar de ter uma indicação muito específica e direcionada, ele é usado em diferentes situações, já que que existem muitos problemas que podem levar ao estado que ele se destina.

    Como parte também de algumas fórmulas emergenciais criadas não só por diversos profissionais, mas pelo próprio Dr. Bach, o Cherry Plum atua estimulando a calma e o autocontrole.

    As energias desse floral estão intimamente relacionadas com a capacidade do indivíduo de se controlar. Ele ajuda que consigamos chegar àqueles precisos segundos onde respiramos um pouco mais e pensamos melhor antes de agir.

  • 4

    Aspen

    Diferentemente do que acontece no Mimulus, citado mais acima, o floral Aspen trabalha justamente os medos que estão no campo do desconhecido. São aquelas situações que mencionamos onde o indivíduo sente um grande medo e que uma ameaça constante paira sobre ele, mas simplesmente não consegue dizer de que se trata.

    É o medo simplesmente pelo medo. Uma sensação de agonia que pode ser realmente torturante por sequer ter uma imagem a qual temer. O sentimento se assemelha àquele quando se tem um pressentimento de que algo vai dar errado, mas mesmo que isso não aconteça, você continua se consumindo pela sensação.

    É muito importante ter essa imagem bem clara para que não seja confundido com o medo do Mimulus. Lembre-se de que mesmo o medo da escuridão, que à princípio parece um medo vago e que se encaixaria com o tratamento do Aspen, é na realidade o medo de “alguma coisa” – algo um pouco abrangente, mas ainda assim conhecido e que se aplicaria ao Mimulus.

    O floral Aspen é realmente para o medo inexplicável, e trabalha exatamente nesse ponto, tentando não somente estimular a coragem do paciente, como também a clareza mental. A clareza mental pode ser uma das melhores aliadas nesse processo.

  • 5

    Red Chestnut

    Se você já leu a descrição do floral Rock Rose, então já deve ter uma noção um pouco melhor do que se trata o medo e a ansiedade tratados pelo Red Chestnut. Mas aqui veremos que, apesar de uma orientação parecida, o Red Chestnut se destina mais especialmente a outro medo. No caso, o medo relacionado a pessoas que lhe são muito queridas.

    Estamos falando do medo causado pelo excesso de zelo ao bem-estar de seus seres queridos. Quando alguém é excessivamente ligado aos problemas e estados emocionais de outras pessoas, tornam-se realmente angustiados e perturbados pelos problemas de familiares e pessoas queridas em geral. Preocupação é normal, desde que moderada. Caso contrário, afetará toda uma cadeia de pessoas de forma muito negativa.

    Para essas pessoas que criam uma preocupação excessiva com os outros, o floral Red Chestnut é uma excelente escolha. Ele basicamente ajuda a entender que ficar angustiado pelo problema dos outros de nada adiantará. O Red Chestnut conduz o indivíduo a trabalhar suas energias, enviando pensamentos positivos calmos e despreocupados àqueles que amamos.

  • 6

    White Chestnut

    O último dessa lista é o White Chestnut. Este não é um floral tão especifico para o estado de medo ou angústia propriamente ditos, mas é frequentemente usado e indicado por profissionais para pacientes nesse estado.

    O motivo é que o White Chestnut trabalha sobre o estado onde nos encontramos com a mente cheia de pensamentos, geralmente argumentos, ideias e pensamentos que você não deseja repetir – normalmente surgem de forma confusa e pouco lógica.

    Esse é um estado que normalmente surge como resultado de quando estamos com medo ou angustiados. Portanto, o White Chestnut atua como um grande auxílio para permitir que as coisas não venham piorar e outras medidas funcionem melhor.


Saiba mais :

Heloisa Von Ah Heloisa Von Ah

Designer e redatora, respira arte desde que se entende por gente. Apaixonada por gatos, literatura, cinema e músicas que já ninguém mais se lembra, vê na calmaria e na simplicidade o cenário ideal para se viver. Aprendeu de tudo um pouco, de instrumentos musicais a artes marciais; e não vê a hora de mais, já que a vida não pode parar