.
6 dicas de como controlar a ansiedade com Ayurveda

6 dicas de como controlar a ansiedade com Ayurveda

Irmã da Yoga, a Ayurveda significa nada menos que “conhecimento perfeito”, em sânscrito, consistindo em uma medicina tradicional da Índia Antiga. A partir dessa base, a Ayurveda tem como aplicação a suposição onde um organismo é composto por três substâncias elementares, chamadas doshas – sendo eles o Vata, o Pitta e o Kapha.

Em cada momento da vida, esses doshas podem se apresentar em diferentes estados de desequilíbrio e agravamento, ainda que cada indivíduo possua um deles em maior concentração no organismo – é o que define o estilo de vida e em partes a personalidade de cada sistema.

Encontre as respostas para os seus pedidos!

Aceite a ajuda do seu Anjo, viva melhor.

Quero a Ajuda Espiritual!

Controle crises de ansiedade através da Ayurveda

Na saúde mental, geralmente a Ayurveda designa o agravamento de Vata marcado pela ansiedade; quando kapha é quem está em desequilíbrio, surge a depressão; e por fim, o agravamento de Pitta resulta em raiva.

Uma vez que a ansiedade é um dos males mais intensos e devastadores do mundo moderno, alguns breves e simples passos da Ayurveda podem auxilia-lo a restaurar a paz interior e assim obter relaxamento e equilíbrio do Vata. Para isso, são necessárias seis etapas:

  • Aquecimento

    Lembre-se sempre que o frio agrava Vata, e o quente, a pacifica. Diante disso, tome um copo de leite quente com mel e açafrão. Coloque uma garrafa de água quente sobre seus pés ou tome um banho quente. Todos esses métodos são úteis para fazer à noite, antes de dormir, com a finalidade de ajudá-lo a dormir, equilibrando o Vata e reduzindo os níveis ansiosos.

Leia também: 5 combinações de óleos essenciais para aquecer o seu inverno
  • Óleo

    Vata é seco e arejado, de modo que você poderá se sentir estimulado e agitado em demasia. Já de aspecto ventoso, o óleo é capaz de amarra-lo de volta à terra. Para isso, coloque óleo de gergelim, ou mesmo azeite, em suas costas (sobre a região dos rins) e em seus pés.

    Enquanto massageia o óleo sobre os pés, coloque pressão na região central, bem abaixo das “almofadas” e acima do calcanhar. Esse processo pode ajuda-lo a se acalmar durante ataques de pânico.

    Você também pode massagear o óleo no topo de sua cabeça, na testa ou nas têmporas, para acalmar pensamentos agitados.

Leia também: Abhyanga - a massagem ayurvédica dos óleos vegetais
  • Respire

    Levar um tempo diariamente para respirar pode ajuda-lo a equilibrar o seu sistema nervoso. E a respiração yóguica (sim, derivado da Yoga) será uma grande aliada. Para começar, pode exercitar com a respiração das narinas alternadas, ou Nadi Shodan Pranayama. Para isso, sente-se confortavelmente com a coluna ereta; posicione a ponta dos dedos indicador e dedo do meio da mão direita no meio das sobrancelhas; os dedos anelar e mínimo devem estar sobre a narina esquerda; e o polegar na narina direita.

    Agora, alterne os dedos, tampando uma narina enquando respira e inspira calmamente pela outra. Repita esse ciclo por, no mínimo, nove vezes, até que se acalme completamente.

Leia também: Óleo essencial de eucalipto – poderoso para a respiração e muito mais
  • Inicie uma dieta para pacificar Vata

    Também é importante evitar o açúcar, a cafeína, carboidratos e alimentos congelados, frios ou crus se quiser pacificar o Vata. Uma dieta Vata gosta do que é salgado, azedo, doce, oleoso e quente. Sopas quente são ótimas pedidas.

    Um café da manhã substancial pode ter como base a aveia, por exemplo, excelente para tratar a ansiedade. Frutas doces são aconselháveis, e sempre beba água morna (como em chás) ou em temperatura ambiente, nunca gelada!

Leia também: A medicina e a dieta pela Ayurveda: as chaves para o equilíbrio
  • Pratique Yoga

    O movimento de curvar-se para frente ameniza a ansiedade. Por isso, sente-se sobre os seus joelhos e curve-se para a frente, olhando para o chão. Posicione seus braços para trás, com a palma das mãos para cima, como se tentasse tocar os pés. Segure essa posição o maior tempo que conseguir enquanto procura pacificar o Vata.

Leia também: Yogaterapia Ayurvédica: o que é e como ela poderá lhe auxiliar
  • Siga uma rotina

    Meditação, alimentação e exercícios ao mesmo tempo podem promover efeitos imensuráveis, de um dia para o outro, na sua saúde. Durma e acorde sempre ao mesmo horário. Se a sua rotina for estabelecida, você sentirá uma imensa diferença em seu humor e saúde em geral.

Leia também: A meditação não muda ninguém, te coloca em contato consigo mesmo
Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

Heloisa Von Ah Heloisa Von Ah

Designer e redatora, respira arte desde que se entende por gente. Apaixonada por gatos, literatura, cinema e músicas que já ninguém mais se lembra, vê na calmaria e na simplicidade o cenário ideal para se viver. Aprendeu de tudo um pouco, de instrumentos musicais a artes marciais; e não vê a hora de mais, já que a vida não pode parar

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada:

Gostou? Compartilhe!