.
5 remédios caseiros de Ayurveda para tratar anorexia

5 remédios caseiros de Ayurveda para tratar anorexia

Apesar de popularmente generalizada como anorexia, os distúrbios alimentares e as desordens do paladar são abordadas separadamente como desequilíbrios pela Ayurveda, ainda que o tratamento tenha, como finalidade, despertar novamente o interesse pela comida.

A seguir, conheça alguns remédios caseiros, à base de ervas, podem atuar no reequilíbrio dos doshas e no processo de reintrodução do alimento na vida de pessoas com anorexia.

Tratando a anorexia com Ayurveda

De acordo com a Ayurveda, o sistema indiano de medicina, anorexia e anorexia nervosa são dois distúrbios diferentes. Enquanto o quadro nervoso surge a partir de um sério descontentamento com o próprio corpo e aversão à comida, a condição inicial consiste apenas na perda de apetite, causada por diversos fatores.

Portanto, seja um caso de desinteresse pela comida ou distúrbio alimentar de fato, é possível tratar o paladar do indivíduo, despertando o interesse pelos sabores e texturas dos alimentos.

Lembrando que, toda doença ou desequilíbrio, dependendo de seu grau de intensidade, pode não ser curada totalmente por meio de remédios caseiros. Sendo assim, consulte sempre um especialista em medicina Ayurveda para que prescreva métodos mais eficazes para recuperar o apetite.

No caso da anorexia nervosa, é imprescindível também o acompanhamento psicoterapêutico, endocrinológico e de nutrição a fim de estabelecer uma harmonia entre o corpo físico, mental e emocional.

  • Remédios caseiros de Ayurveda para tratar anorexia - 1

    Gengibre

    Não precisa ser nenhum expert em ervas e remédios caseiros para saber que o gengibre é uma poderosa raiz com ação anti-inflamatória, digestiva e antioxidante. Coloque um pedaço de gengibre num copo e acresça um pouco de suco de limão e uma pitada de sal grosso. Agora beba essa mistura após ter se alimentado.

    Essa combinação deve estimular as papilas gustativas, auxiliando também no processo de digestão. A melhor maneira de ingerir o gengibre é em sua forma crua.

  • Remédios caseiros de Ayurveda para tratar anorexia - 2

    Trikatu

    Contendo gengibre em sua fórmula, o Trikatu é um tradicional mix de ervas elaborado pela medicina Ayurveda. Na composição clássica, estão inseridas pimenta preta, pimenta longa e gengibre em proporções iguais. Muito popular na Ayurveda, seu uso busca estimular o fogo digestivo, ou agni, permitindo uma digestão mais eficiente, desintoxicação e estímulo do metabolismo.

    Melhores resultados podem ser obtidos se o Trikatu for ingerido misturado com água ou junto a uma colher de sopa com mel.

  • Remédios caseiros de Ayurveda para tratar anorexia - 3

    Sal e Tamarindo

    A anorexia é uma doença psicossomática, ou seja, da mesma forma que você engana a própria mente sobre a necessidade de se alimentar, você também pode recuperar o paladar perdido. O remédio aqui é simples, e basta que você coloque tamarindo em pó e sal numa colher de sopa e apenas lamba essa mistura.

    Esse procedimento deve estimular as papilas gustativas, invocando a presença de ruchi (sabor) nos alimentos.

  • Remédios caseiros de Ayurveda para tratar anorexia - 4

    Cardamomo

    Chamado de badi elachi pela medicina Ayurveda, o cardamomo quando adicionado a alguns pratos pode ser capaz de tratar a anorexia. Seu sabor inconfundível e aroma picante são capazes de tornar quase todos os pratos muito mais saborosos.

    Procure ter cardamomo sempre à mão, e adicione a especiaria em pequenas quantidades em diferentes pratos. Seu uso tem se mostrado muito eficiente para tratar pessoas nessa condição de saúde.

  • Remédios caseiros de Ayurveda para tratar anorexia - 5

    Água Quente

    A água quente pode ser utilizada enquanto segue com o tratamento com outros remédios. Especialistas em medicina Ayurveda afirmam que até mesmo a ingestão de um copo de água quente mostra excelentes resultados em alguns casos. Um banho quente também é capaz de estimular o interesse pela comida.


Clique Aqui: 5 temperos que não podem faltar na sua cozinha, segundo Ayurveda


Dicas de dieta e estilo de vida

Quando há apenas falta de apetite, e não um distúrbio alimentar, recomenda-se o jejum de um dia para que todo o ama (muco) seja digerido. Em seguida, deve-se começar a ingestão de alimentos quentes preparados na hora.

Estabeleça horários regulares para fazer a refeições, permitindo que a refeição anterior seja digerida. Evite fazer lanches ou petiscar entre as principais refeições.

Quando existem fatores psicológicos envolvidos, é importante que a pessoa nessa condição (inclusive aspectos nervosos), se alimente em um ambiente equilibrado, feliz e calmo, preferencialmente sem distrações como a televisão ou o celular.

Pessoas que sofrem com a anorexia em seus mais diversos níveis precisam estar na companhia de bons amigos e familiares. Esse contato é capaz de aliviar o estresse e, incrivelmente, melhorar o poder digestivo.

A prática de posições de Yoga, bem como de pawanmuktasana (sequências de movimentos para liberar ar e gases do organismo) e pranayama bhramari (ou respiração de abelha, para acalmar a mente).


Clique Aqui: Como tratar ovários policísticos com Ayurveda


Causas da anorexia, segundo a Ayurveda

De acordo com a Ayurveda, a anorexia é causada por um agravamento nos doshas vata, pitta e kapha, além de fatores psicológicos, como medo, raiva e estresse, levando a uma digestão incompleta dos alimentos. Essa condição acaba por ocasionar a formação de ama (muco), o qual bloqueia os canais gastrointestinais, prejudicando todo o sentido do paladar.

Em adição, temos os pensamentos negativos, como a tristeza, medo, ganância excessiva e raiva, os quais levam a anorexia nervosa. A Ayurveda trata a raiz das doenças ao invés de tratar os sintomas, portanto, o tratamento busca pacificar os doshas e relaxar a mente. Essa abordagem garante que nem fatores físicos nem psicológicos serão capazes de afetar o apetite.

Outras questões também contribuem para o desenvolvimento dessa condição, seja a anorexia ou sua variação nervosa. São alguns deles:

  • Estilo de vida sedentário;
  • Alimentação rica em doces, frituras e outras comidas pesadas;
  • Petiscar entre as refeições;
  • Se alimentar em ambientes inadequados (como enquanto assiste televisão).

Clique Aqui: Ayurveda e Pranayama: aprenda a respirar para equilibrar os doshas


Sintomas da anorexia nervosa

Enquanto a anorexia se refere a perda de apetite ou do paladar, a anorexia nervosa traz um quadro psicológico de distúrbio alimentar à tona. Nesse caso, a pessoa — geralmente do sexo feminino —, desenvolve uma aversão à comida, associada a uma imagem distorcida sobre seu próprio corpo, com medo de ficar acima do peso.

Para identificar o problema, amigos e familiares devem ficar atentos a alguns sintomas que a anorexia nervosa apresenta. São alguns deles:

  • Fazer dieta mesmo estando abaixo do peso;
  • Obsessão por contar calorias e gorduras;
  • Evitar comer inventando qualquer desculpa;
  • Perda de peso considerável;
  • Provocar vômito secretamente após as refeições;
  • Se exercitar excessivamente.

Saiba mais :

Heloisa Von Ah Heloisa Von Ah

Designer e redatora, respira arte desde que se entende por gente. Apaixonada por gatos, literatura, cinema e músicas que já ninguém mais se lembra, vê na calmaria e na simplicidade o cenário ideal para se viver. Aprendeu de tudo um pouco, de instrumentos musicais a artes marciais; e não vê a hora de mais, já que a vida não pode parar