.
3 maneiras de acabar com a dor de cabeça através da Ayurveda

3 maneiras de acabar com a dor de cabeça através da Ayurveda

Não são pontuais, nem mesmo escolhem idade, gênero ou estilo de vida; a dor de cabeça crônica – a tão conhecida enxaqueca – afeta milhões de pessoas ao redor do mundo, e para muitos dos indivíduos que sofrem com ela, a cura parece não existir. Não é o que a Ayurveda diz a respeito.

Se você se inclui nesse vasto grupo de indivíduos que rapidamente se sente tentado a empurrar uma pílula para dentro para um alívio momentâneo, provavelmente sabe, que no fundo, está tratando apenas o sintomas, e não a causa de sua dor. Toda dor de cabeça tem uma história para contar.


Como a Ayurveda pode acabar com a dor de cabeça

Encontre as respostas para os seus pedidos!

Encontre já o seu Bem Estar Espiritual!

Aceito a ajuda! >
Para o tratamento da dor de cabeça, a Ayurveda toma uma diferente abordagem. Os Vaidyas, ou curandeiros tradicionais, dizem que ela consiste em uma chamada de alerta: Preste atenção ao seu corpo, sua mente e suas emoções. O que está causando a sua dor? E o que você pode fazer para chegar à raiz do problema?

A Ayurveda classifica as diversas formas de dores de cabeça de acordo com o dosha que se encontra em desequilíbrio no seu corpo e mente: o vata, o pitta ou o kapha. No entanto, lembre-se que a grande maioria das enxaquecas podem ser tratadas com Ayurveda, mas fique atento a sintomas graves como dores de cabeça que não cessam por diversos dias, dores acompanhadas por febre, distúrbios neurológicos como visão turva, perda de memória ou dificuldade de fala ou locomoção, entre outras.

Nesses casos, um médico especialista da medicina tradicional deve ser consultado para um tratamento mais profundo sobre a causa da dor. Para dores incômodas, pontuais e claramente provenientes do emocional humano ou maus hábitos, existem três maneiras de cura através da Ayurveda. Conheça elas:


Leia também: Vata, Pitta ou Kapha? Descubra seu Dosha através do teste ayurveda.


Dor de cabeça Vata

Se você tem dor latejante, pulsante, migrando na parte de trás de sua cabeça, você tem uma dor de cabeça Vata. A tensão do pescoço e do ombro, a rigidez das costas e sinais de toxicidade no cólon (como a constipação), bem como o medo e a ansiedade não resolvidos podem contribuir para este tipo de dor.

O que fazer: na hora de dormir, ferva uma colher de chá de haritaki em pó em um copo de água, em seguida, beba. Massageie suavemente seu pescoço com óleo de raiz vacha (calamus) quente. Deite-se então com as narinas paralelas ao teto, e coloque cinco gotas de óleo de gergelim morno em cada narina para um tratamento de nasal vata-calmante.


Leia também: 3 simples dicas da Ayurveda para acordar sem stress.


Dor de cabeça Pitta

Se a sua dor de cabeça começa nas têmporas e se espara para a parte central de sua cabeça, você pode rastrear o seu problema através dos desequilíbrios em Pitta relacionados ao estômago e intestinos (como indigestão ácida, hiperacidez ou azia) e/ou raiva não resolvida ou irritabilidade.

As dores de cabeça Pitta são caracterizadas por sensações de queimação, perfuração ou dor penetrante, e podem estar associadas a náuseas, tontura e/ou sensação de queimação nos olhos. Estes sintomas são agravados pela luz intensa, sol quente, temperaturas elevadas, ou por comer frutas azedas, picles ou alimentos picantes.

O que fazer: Devido ao fato dessa dor de cabeça ser relacionada a desequilíbrios no estômago e intestinos, alimente-se de comidas pacificadoras de Pitta, como pepinos, coentro, e tâmaras. Tome duas colheres de aloe vera em gel três vezes ao dia, e coloque três gotas de ghee (manteiga clarificada) pura e quente em cada narina à hora de dormir. Em seguida, esfregue o óleo de coco quente nas solas dos pés e couro cabeludo para desfrutar de um sono profundo e rejuvenescedor.


Leia também: Udwarthana: a Ayurveda em favor da boa forma.


Dor de cabeça Kapha

Se a sua dor de cabeça ocorre no inverno ou na primavera, agravando-se pela manhã ou ao anoitecer, acompanhada por uma tosse ou um corrimento nasal, ou fica pior quando você se curva para baixo, você tem uma dor de cabeça Kapha.

Normalmente estável e profunda, a dor começa na área frontal superior do crânio, move-se para baixo para a testa, e pode fluir para os seios nasais. Sinusites, resfriados, gripes e outras alergias podem causar a dor de cabeça Kapha.

O que fazer: Tomar meia colher de chá de sitopaladi em pó três vezes ao dia com mel. Em seguida, coloque uma gota de óleo de eucalipto em uma tigela de água quente, cubra a cabeça com uma toalha e inale o vapor para limpar seus seios nasais.


Leia também: Os benefícios do coentro para a medicina tradicional e Ayurveda.


Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

Heloisa Von Ah Heloisa Von Ah

Designer e redatora, respira arte desde que se entende por gente. Apaixonada por gatos, literatura, cinema e músicas que já ninguém mais se lembra, vê na calmaria e na simplicidade o cenário ideal para se viver. Aprendeu de tudo um pouco, de instrumentos musicais a artes marciais; e não vê a hora de mais, já que a vida não pode parar

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada: