.
12 benefícios da água em caneca de cobre, segundo a Ayurveda

12 benefícios da água em caneca de cobre, segundo a Ayurveda

Você sabia que tomar água num copo ou caneca de cobre pode transformar sua rotina? Na Ayurveda, essa prática é chamada de Tamja Jal, a “água da imortalidade”, e traz consigo inúmeros benefícios para a saúde.

Durante os primeiros contatos, é perceptível um aumento da vitalidade, da vontade em permanecer ativo. Com a introdução da água de cobre no dia a dia, os efeitos passam a ser sentidos de uma forma mais intensa, corrigindo alguns desequilíbrios.

Ayurveda em uma caneca de cobre

Apesar de termos essa prática mais difundida pelas mãos indianas de Ayurveda, ingerir água a partir de um recipiente de cobre também fez parte da rotina de gregos, egípcios, alemães, dentre outros povos. O fato é que os benefícios desse elemento sempre estiveram bem evidentes para quem quer que entrasse em contato com ele.

O cobre não é produzido pelo corpo humano, entretanto vital para seu bom funcionamento. Por esse motivo, devemos busca-lo em fontes externas de alimentos, como frutos do mar, grãos, sementes, chocolates, cereais, batatas e alguns vegetais de cor verde escura.

No entanto, de acordo com a Ayurveda, beber água em um recipiente de cobre também é uma excelente maneira de equilibrar os três doshas (Kapha, Pitta e Vata) e trazer mudanças positivas a uma infinidade de aspectos.

Antioxidante, antimicrobiano, anticarcinógenico, anti-inflamatório e neutralizador de toxinas. Estas são apenas algumas das propriedades do cobre. Conheça a seguir doze importantes impactos que seu consumo pode trazer ao organismo.

  • Benefícios da água em caneca de cobre, segundo a Ayurveda - 1

    Melhora o funcionamento do sistema digestivo

    A ingestão do cobre é capaz de reduzir inflamações no estômago, fazendo deste um excelente remédio para tratar de úlceras, indigestões ou infecções. A presença do cobre também ajuda a limpar e desintoxicar o estômago, regulando o funcionamento dos rins e fígado.

    Ainda em termos digestivos, beber água em uma caneca de cobre permite que seu organismo realize a devida eliminação de resíduos e assegura que os nutrientes sejam absorvidos dos alimentos ingeridos. Em adição, a prática atua como um excelente tônico para o fígado, baço e sistema linfático.

  • Benefícios da água em caneca de cobre, segundo a Ayurveda - 2

    Regula o funcionamento da glândula tireoide

    Especialistas da saúde acredita que existe um padrão entre pessoas com problemas de tireoide: elas geralmente apresentam baixos níveis de cobre em seus corpos. Apesar de ser mais comum encontrar pessoas com hipertireoidismo, aqueles com hipotireoidismo também podem sofrer da mesma deficiência.

  • Benefícios da água em caneca de cobre, segundo a Ayurveda - 3

    Promove uma melhor cicatrização

    Além de propriedades bactericidas, antivirais e anti-inflamatórias, o cobre é também uma excelente ferramenta para curar rapidamente feridas. A substância é capaz de fortalecer seu sistema imunológico, ajudando na produção de novas células.

    Sua atuação não se limita apenas a feridas externas, mas também mostra resultados no tratamento de machucados internos, especialmente no estômago.

  • Benefícios da água em caneca de cobre, segundo a Ayurveda - 4

    Reduz os sinais da idade

    Remédio natural, o cobre atua como um forte antioxidante e estimulador de células, combatendo os radicais livres — um dos principais motivos para a formação das linhas de expressão.

  • Benefícios da água em caneca de cobre, segundo a Ayurveda - 5

    É um grande amigo do coração

    Problemas cardíacos são alguns dos mais comuns, e a ingestão de cobre pode ajudar a minimizar os riscos de desenvolver doenças do coração. Outra função da substância foi identificada para ajudar a regularizar a pressão sanguínea, batimentos cardíacos e redução do mau colesterol e triglicerídeos.

  • Benefícios da água em caneca de cobre, segundo a Ayurveda - 6

    Reduz os riscos de câncer e doenças degenerativas

    Novamente atuando sobre os radicais livres, o cobre é capaz de agir como antioxidante, impedindo a ação de seus efeitos negativos no organismo. E, como se pode imaginar, os radicais livres são apenas um dos elementos que podem favorecer doenças como o câncer e até mesmo Alzheimer.

  • Benefícios da água em caneca de cobre, segundo a Ayurveda - 7

    Protege contra infecções

    Assim como a prata e o zinco, o cobre também é conhecido por sua propriedade oligodinâmica natural, ou seja, dispõe de um efeito capaz de eliminar bactérias, num processo de “auto esterilização”.

    Dentre algumas das bactérias “vítimas” desse efeito estão a Escherichia coli e Staphylococcus aureus, as quais costumam aparecer com mais frequência em recipientes de vidro ou aço inoxidável.

  • Benefícios da água em caneca de cobre, segundo a Ayurveda - 8

    Acelera a perda de peso

    De acordo com as técnicas de Ayurveda, aquele que toma água regularmente em um copo ou caneca de cobre consegue perder pego mais rapidamente. Além do fator digestivo que a prática promove, o cobre também ajuda seu corpo a quebrar e eliminar a gordura com mais eficácia. Basicamente, a substância permite que seu organismo mantenha somente aquilo que irá utilizar — como nutrientes, por exemplo — e jogue fora todo o resto.

    A Ayurveda adota o cobre por sua função de alívio sobre o excesso de Kapha, reduzindo a gordura no organismo.

  • Benefícios da água em caneca de cobre, segundo a Ayurveda - 9

    Alivia inflamações nas articulações

    Como um poderoso anti-inflamatório, o cobre é capaz de aliviar dores e desconfortos causados por inflamações nas articulações — como é o caso de artrites e reumatismos. Além disso, o cobre também promove o fortalecimento dos ossos e sistema imunológico.

  • Benefícios da água em caneca de cobre, segundo a Ayurveda - 10

    Melhora a qualidade da pele

    O cobre é um elemento de extrema importância para a produção de melanina, responsável por pigmentar nossa pele, cabelos e olhos. Essa característica, além de possibilitar a produção de novas células para uma pele mais macia e suave, pode também ser usada como tratamento para pessoas com vitiligo, por exemplo.

  • Benefícios da água em caneca de cobre, segundo a Ayurveda - 11

    Previne a anemia

    Sim, a anemia também pode ser causada por uma deficiência de cobre no organismo. Isso porque a ceruloplasmina, uma proteína que contém o elemento, é necessária para o transporte de ferro para o plasma. Em baixos níveis, o cobre não é capaz de fazer essa liberação, ocasionando anemia.

  • Benefícios da água em caneca de cobre, segundo a Ayurveda - 12

    É um excelente estimulante cerebral

    Amplamente conhecido por suas propriedades cerebrais, o cobre é também utilizado para prevenir convulsões e demais ataques. Sua função é sintetizar fosfolipídios, responsáveis para a formação de mielina (membrana que reveste certos neurônios).

Como tomar a água em caneca de cobre?

A recomendação mais comum que a Ayurveda atribui à essa prática indica que se beba, em jejum, um copo de água em recipiente de cobre, logo ao seu levantar pela manhã. O recipiente deve, preferencialmente, conter entre 250 e 300 ml de água em temperatura ambiente.

Lembrando que a água deverá estar em contato com o recipiente de cobre por, no mínimo, 4 horas antes de sua ingestão (alguns especialistas recomendam entre 6 e 8 horas).

Assim que beber a água, aguarde cerca de 45 minutos até comer ou tomar qualquer outra coisa. Esse é o tempo ideal para que suas propriedades atinjam suas células e promovam os efeitos desejados.

Muitas pessoas relatam se sentirem saciadas após a ingestão da água de cobre, entretanto é apenas uma questão de treinamento até que consigam perceber esse líquido da forma adequada. Uma dica é começar a praticar técnicas como yoga ou pranayama para que os sentidos se tornam mais aguçados e sintam todo o sabor e as propriedades dessa água tão rica.


Clique Aqui: A importância e o jeito certo de beber água, segundo a Ayurveda


Cuidados com seu recipiente de cobre

Em contato com a água, o cobre irá se oxidar com o tempo, requerendo limpeza, sempre de dentro para fora. Quando o copo, caneca ou outro recipiente começar a mudar de cor ou oxidar, você pode seguir alguns procedimentos:

1ª opção: corte um limão, polvilhe um pouco de sal (ou bicarbonato de sódio) em uma de suas metades e esfregue-a sobre o recipiente. Em seguida, lave-o com água quente e enxugue bem.

2ª opção: dissolva uma colher de chá de sal em um copo de vinagre branco. Agora, adicione farinha de trigo em quantidade suficiente para formar uma pasta. Aplique essa mistura sobre o cobre, deixando descansar de 15 minutos a uma hora. Enxague o recipiente e enxugue bem.

É importante efetuar a limpeza ácida antes de usar o recipiente pela primeira vez.


Avisos!

Não coloque o recipiente com água na geladeira. Mantenha o jarro, copo ou caneca de cobre sempre em temperatura ambiente. A refrigeração pode comprometer a qualidade da água.

O consumo da água em copo ou outro recipiente de cobre não é recomendado para gestantes ou pessoas que tenham altos níveis de cobre no sangue.


Saiba mais :

Heloisa Von Ah Heloisa Von Ah

Designer e redatora, respira arte desde que se entende por gente. Apaixonada por gatos, literatura, cinema e músicas que já ninguém mais se lembra, vê na calmaria e na simplicidade o cenário ideal para se viver. Aprendeu de tudo um pouco, de instrumentos musicais a artes marciais; e não vê a hora de mais, já que a vida não pode parar