Você conhece o Terço das Almas? Aprenda como rezar
Assim como existem terços especiais, também temos diferentes orações para serem rezadas no momento do Santo Rosário, com intenções diversas. No Dia de Finados em 1997, o Papa João Paulo II nos disse: “A tradição da Igreja exortou sempre a rezar pelos mortos. O fundamento da oração de sufrágio encontra-se na comunhão do Corpo Místico. Por conseguinte, recomenda a visita aos cemitérios, o adorno dos sepulcros e o sufrágio, como testemunho de esperança confiante, apesar dos sofrimentos pela separação dos entes queridos” (LR, n. 45, de 10/11/91). Para orar especialmente pelas almas, podemos rezar o Terço das Almas.
Orar pelas almas é um ato de caridade, pela súplica constante em favor de todos, os que pertencem à Igreja Militante, que somos nós a caminho da casa do Pai, e os da Igreja Padecente, as almas do purgatório. Em seguida, conheça o Terço das Almas e como rezar.
Terço das Almas – como rezar?
Nas três contas junto da Cruz do Terço:
Meu Bom Jesus, não me deixeis morrer sem receber os últimos sacramentos.
Nas contas do Pai-Nosso:
Meu Jesus, Misericordioso, Meu Deus! Creio em Vós, porque sois a mesma verdade. Espero em Vos, porque sois fiel às Vossas promessas. Amo-Vos, porque sois infinitamente Bom e Amável.
Nas contas das Ave-Marias, nas dezenas:
Doce Coração de Maria, sede a minha salvação.
Clique aqui: Terço do amor- aprenda como rezar esta oração
Oração diária pelas almas
Senhor e Deus onipotente, suplico-vos que, pelo Santíssimo Corpo e Preciosíssimo Sangue que vosso Divino Filho, na noite de Sua Paixão, deu em comida e bebida a seus apóstolos e deixou a toda Igreja em sacrifício perpétuo e salutar alimento dos fiéis, livreis as almas do purgatório e, em especial, a mais devota desse mistério de amor, para que, por ele, Vos louve com o Vosso divino Filho e com o Espírito Santo na eterna glória. Amém. Três Pai-Nossos, Três Ave-Marias e Três Glórias.
Clique aqui: Terço Mariano – descubra como rezar
Oração pelos agonizantes
Ó misericordioso Jesus, que ardeis de amor pelas almas, suplico-Vos, pelos méritos da agonia do Vosso Sacratíssimo Coração e das dores de Vossa Mãe Imaculada, purificai em Vosso Sangue todos os pecadores da Terra que estão em agonia e hoje mesmo devem morrer. Amém.
(Santo Afonso de Ligório recomendava que a rezássemos várias vezes ao dia, pois é rica em indulgências).
Clique aqui: Você sabe como contemplar o Terço? Descubra!
Por que devemos rezar pelas almas?
Rezar pelas almas é um hábito necessário para todo católico, que muitas vezes passa despercebido. As pessoas têm o costume de ir às missas de sétimo dia e depois se esquecem da alma que morreu. Porém, orar frequentemente pelos mortos é um compromisso muito importante e o Terço das Almas pode ser um ótimo meio para isso.
A Doutrina da Igreja nos ensina que este é um papel do cristão, rezar por aqueles que já se foram. O Corpo Místico da Igreja é composto por três partes: Igreja Militante, Igreja Padecente e Igreja Triunfante. As três se complementam e estão em mútua comunhão. Aqui é formada uma corrente de oração, que sustenta a fé da Igreja e a comunhão dos santos, não abrangendo somente àqueles que foram canonizados e são conhecidos.
A Igreja Militante é composta por nós, que estamos vivos e militando na terra em busca de santidade. A Igreja Padecente é formada por aqueles que já faleceram e precisam de purificação, o que chamamos de purgatório. E, por fim, a Igreja Triunfante são aqueles que já morreram, mas gozam das alegrias celestes na eternidade, pois em vida fizeram a vontade de Deus.
A relação entre as três igrejas funciona da seguinte forma: a Igreja Triunfante está em intercessão constante pela Igreja Militante e esta deve estar em oração constante pela Igreja Padecente, para que as almas do purgatório sejam purificadas. Este é o principal motivo de rezarmos por aqueles que já faleceram, já que não temos certeza de onde essa pessoa se encontra, na Glória Celeste ou na espera pela purificação.
A oração pelas almas deve ser um costume diário, seja pelo Terço das Almas ou por orações isoladas. A purificação depende muito das orações da Igreja Militante. Não devemos nos conter com a missa de sétimo dia, com um mês ou com um ano. Temos que nos sacrificar todos os dias por aqueles que já se foram, especialmente por nossos familiares e antepassados.
Saiba mais :