O que é Tarot? E oráculo? Entenda a diferença
Esse texto foi escrito com todo o cuidado e carinho por um autor convidado. O conteúdo é da sua responsabilidade, não refletindo, necessariamente, a opinião do WeMystic Brasil.
Tarot é um oráculo, mas nem todo oráculo é um Tarot.
Antes de explicar sobre o que é Tarot, primeiro vamos entender o que é um oráculo.
- Oráculo é qualquer pessoa ou entidade usada para entender as tendências que se desenham em seu futuro.
- O Tarot nada mais é que uma das muitas ferramentas oraculares.
Um oráculo muito conhecido no ocidente, e você já deve ter ouvido falar nas aulas de história antiga e mitologia, é o Oráculo de Delfos, localizado no Templo de Apolo, localizado na Grécia há 2.500 anos, mais especificamente na cidade de Delfos, não mais existente. Esse oráculo foi muito procurado pelos antigos gregos, romanos e egípcios, que iam às consultas para descobrirem sua sorte. Ainda não se recorda? Você já assistiu ao filme “300 de Esparta”? Pois no momento em que Leônidas I vai a consulta para saber como se daria a guerra contra os persas, é o oráculo de Delfos que ele está consultando.
Se não recobras destas informações, esta frase já ouvistes por certo: “Conhece-te a ti mesmo”. Esse dito, tão popular, estava inscrito no pórtico deste Templo, já anunciando que isto de ler a sorte nada mais é do que um processo em que conhecemos quem somos e como iremos agir, e que o futuro muitas vezes está, na verdade, em nossas mãos.
Vamos ainda vasculhar mais seus conhecimentos através do cinema, se ainda não conheceram “Os 300 de Esparta” é possível que conheçam um filme que trata o oráculo de forma contemporânea: no Filme “Matrix” o oráculo é retratado como uma mulher que consegue prever o futuro e é consultada algumas vezes pelo protagonista Neo durante o filme.
Esse personagem, chamado de o Oráculo, se aproxima mais do que é o Tarot, pois não tem o intuito de trazer respostas fatídicas, mas dá sempre a possibilidade de escolha ao protagonista, deixando que ele obtenha informações sobre o momento, mas que ele exercite o seu livre arbítrio mediante estas respostas recebidas.
Clique Aqui: Como usar cartas de Oráculo e Tarot para um trabalho interno profundo
Mas afinal, o que é Tarot?
Bom, acho que com esses conhecimentos vocês já conseguiram rememorar o que é um oráculo, portanto vamos conversar sobre o que é Tarot? Apesar dos amplos debates sobre as origens do Tarot e como ele se tornou tão famoso – veremos isso em outro artigo – irei focar no que é esta magnífica ferramenta.
O sistema chamado Tarot é formado por um conjunto de cartas composto por 22 arcanos maiores e 56 arcanos menores, totalizando 78 cartas ou, como também são conhecidos, arcanos (segredos). Cada uma dessas 78 cartas guarda um segredo que te ajudará a desvendar o seu momento.
Assim sendo, o Tarot é um oráculo, mas nem todo oráculo envolvendo cartas é um Tarot: o Baralho Cigano, por exemplo, que possui 36 cartas, é um oráculo, mas não é um Tarot. Isso vale para qualquer outra ferramenta oracular que utiliza cartas e não segue a divisão básica dos 22 arcanos maiores e 56 menores.
Dito isso, entramos nos sistemas mais conhecidos de Tarot na atualidade:
- Tarot de Marselha;
- Tarot de Waite;
- Tarot Mitológio;
- Tarot de Thoth;
- Tarot egípcio.
Todos esses Tarots possuem suas peculiaridades, uns muito marcados por cores que se repetem, uns utilizam a numerologia pitagórica, outros baseiam-se nos caminhos da Árvore da vida da Cabala, outros mais focados em receber a astrologia entre seus símbolos, outros em aproximar a egrégora cristã e já outros totalmente dissociados destas.
É assunto para outro artigo, nos aprofundar na imagética destes tarots desde as suas histórias e seus artistas e idealizadores. De toda forma, creio que agora a compreensão do que é o Tarot ficou mais clara para os que querem começar a jornada de autoconhecimento através desta ferramenta.
Não se esqueçam, Tarot é um oráculo, mas nem todo oráculo é um Tarot.
Saiba mais :