Sebastião Salgado recupera mais de 2 mil nascentes do Rio Doce
O renomado fotógrafo brasileiro, Sebastião Salgado, sempre preocupado com as questões ambientais, criou em 1998 o Instituto Terra em parceria com sua esposa, Lélia Deluiz Wanick Salgado, e juntos plantaram milhões de árvores e recuperaram mais de 2 mil nascentes do Rio Doce.
Rio Doce: Como tudo começou
Após chegar fazenda herdada pela família na cidade de Aimorés (MG), Salgado foi surpreendido com a grande degradação ambiental causada principalmente pela criação de gados. Diante dessa surpresa, o fotógrafo e sua esposa Lélia, resolveram criar o Instituto Terra, e se propuseram a mobilizar parceiros para captação de recursos para transformar a fazenda Bulcão – como é chamada – numa grande floresta rica em biodiversidade.
Passaram-se 19 anos desde a criação do Instituto e o resultado é surpreendente. Foram recuperados mais de 7 mil hectares – o equivalente a 7 mil campos de futebol -, com a plantação de mais de 4 milhões de mudas de 290 espécies nativas da Mata Atlântica. O casal Salgado não só recuperou sua da fazenda, como também recuperou mais de 2 mil nascentes do Rio Doce.
O trabalho de reflorestamento leva tempo, afinal, nenhuma árvore cresce tão rapidamente. São necessários anos e anos para que a natureza possa se restabelecer como um todo. O primeiro plantio da Fazenda Bulcão aconteceu em 1999, e só agora está finalizando seu projeto de recuperação da Mata Atlântica. Na página do Facebook do Instituto Terra é possível ver fotos do antes e depois.
A fazenda de Sebastião Salgado se tornou uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). A recuperação dos 709,84 hectares – cerca de 709 campos de futebol – é vista pelos órgãos ambientais como um projeto pioneiro no Brasil em termos de área contínua. Além da restauração dos ecossistemas, a Fazenda Bulcão atua com a produção de mudas para a recuperação de todo o Vale do Rio Doce, desenvolve pesquisas científicas, e atua principalmente na educação ambiental dos moradores da região.
“A água de boa qualidade é como a saúde ou a liberdade: só tem valor quando acaba”
Onde fica Rio Doce?
O Vale do Rio Doce se estende pelos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo. No entanto, é uma região muito prejudicada pelo desmatamento e uso desenfreado dos recursos naturais. E para agravar, a região é lotada me mineradoras e os recentes casos de rompimento de barragens acabaram atingindo o Rio Doce. Por esses motivos, o trabalho de Salgado na proteção das nascentes e reflorestamento dessa região seja tão importante quanto suas fotografias.
A paixão pelos projetos do Instituto Terra serviu de inspiração para Sebastião Salgado realizar uma expedição fotográfica de oito anos para redescobrir as montanhas, desertos e oceanos, animais e os povos que vivem em harmonia com o meio ambiente. As fotografias dessa expedição deram origem ao livro “Genesis”, com o intuito de mostrar as belezas existentes no nosso planeta, a fim de trazer uma reflexão do que devemos preservar e não destruir.
Saiba mais :