Santo do dia 28 de agosto: Santo Agostinho
Santo Agostinho é o Santo do Dia 28 de agosto. Na data de ontem relembramos a vida de santidade de sua mãe, Santa Mônica, mas hoje celebramos a vida dele que fundou uma comunidade cristã atuante na oração, na caridade e no estudo da Palavra.
Descubra o Santo e Oração para o Dia de Hoje!
Santo do dia 28 de agosto
Nascido no ano de 354 d.C em Tagaste, no norte da África, Santo Agostinho é filho de Patrício (convertido) e Santa Mônica, uma fervorosa cristã que rezou durante 33 anos para que seu filho se entregasse a Deus.
Bispo e Doutor da Igreja, celebrar a vida deste santo do dia de hoje nos enche de alegria, pois com a Graça de Deus ele se tornou um grande modelo de cristão.
Sua história não começa na santidade. Ele era um jovem com muita capacidade intelectural, profundo, que preferiu saciar o seu coração e buscar respostas em paixões e em diversas correntes filosóficas. Foi assim que acabou sendo membro da seita dos maniqueus.
Quando seu pai faleceu, Santo Agostinho decidiu se aprofundar em seus estudos, sendo seu principal foco a arte da retórica. Sendo assim, depois de passar por Roma o santo do dia 28 de agosto se tornou professor na cidade de Milão, onde acabou frequentando os profundos e famosos Sermões de Santo Ambrósio, graças a intercessão de sua mãe, Santa Mônica, e por causa da oratório. Foi então, que por meio da Palavra anunciada, a Verdade começou a mudar a vida do santo.
O processo de conversão de Santo Agostinho acabou recebendo uma ajuda, um certo ‘empurrão’, quando em dado momento, na luta contra os desejos da carne, ele acolheu o convite: “Toma e lê”, e assim encontrou na Palavra de Deus (Romanos 13, 13ss) a força para a decisão por Jesus:”…revesti-vos do Senhor Jesus Cristo…não vos abandoneis às preocupações da carne para lhe satisfazerdes as concupiscências”.
Aos 76 anos de idade, no ano de 430, Santo Agostinho partiu para a Glória, mas antes disso ele – após perder sua mãe – voltou para a África e lá fundou uma comunidade cristã ocupada no estudo da Palavra, na oração e na caridade.
Leia também: Santo do dia 29 de agosto: São João Batista
Oração para o santo do dia
Hoje fazemos a oração de Santo Agostinho, o santo do dia de hoje:
A morte não é nada.
Apenas passei ao outro mundo.
Eu sou eu,Tu és tu.
O que fomos um para o outro ainda somos,
dá-me o nome que sempre me deste.
Fala-me como sempre me falaste.
Não mudes o tom a um triste ou solene.
Continua rindo com aquilo que nos fazia rir junto.
Reza,sorri,pensa em mim ,reza comigo.
Que meu nome se pronuncie em casa,
como sempre se pronunciou.
Sem nenhuma ênfase ,sem rosto de sombra.
A vida continua significando o que significou.
Continua sendo o que era,
o cordão da união não se quebrou.
Por que eu estaria fora dos teus pensamentos,
apenas porque estou fora da tua vista?
Não estou longe,somente estou do outro lado do
caminho.Já verás,tudo está bem …
Redescobrirás meu coração,e nele redescobrirás a
ternura mais pura .Seca tuas lágrimas e,se me
amas,não chores mais.
Leia também: Santo do dia 30 de agosto: São Cesário de Arles
Saiba mais :