Santo do dia 19 de novembro: São Roque González
Ao falarmos do Santo do Dia 19 de novembro nos voltamos a celebrar a santidade de São Roque González, que deu sua vida pela fé, assim como seus amigos também mártires e jesuítas.
Descubra o Santo e Oração para o Dia de Hoje!
Santo do dia 19 de novembro
O santo do dia de hoje nasceu na América do Sul. Roque González era natural de Assunção, no Paraguai e nasceu no ano de 1576. Ele estudou com os Padres Jesuítas, que foram os responsáveis por ajudá-lo a desenvolver tanto seus dotes humanos quanto espirituais.
Dono de um grande coração, São Roque González sempre se compadeceu com a realidade de vida dos indígenas, que eram oprimidos. Por esta razão, quando se formou e foi então ordenado Sacerdote do Senhor, com 22 ano de idade, o santo do dia tratou de trabalhar como padre diocesano em uma aldeia carente.
O santo do dia 19 de novembro era um homem muito obediente à vontade de Deus. Aos 33 anos ele entrou no noviciado da Companhia de Jesus e junto de outros missionários aceitou a missão de partir para pacificar terríveis indígenas.
São Roque González fez tudo o que estava a seu alcance para conquistar a todos para Jesus Cristo. Para isso ele chegou a aprender as línguas indígenas, estudou técnicas agrícolas, manejo de bois e também outros costumes da terra. Os jesuítas ali tinham a missão de salvar as almas e também de promoverem a humanidade, o que era consequência lógica de uma evangelização completa.
Em uma das missões nas aldeias indígenas protegidas por colonizadores, o santo do dia e seus companheiros foram atacados, dilacerados e martirizados por índios que estavam fechados para o Evangelho e submissos a um feiticeiro. Isso aconteceu em 1628.
O santo foi canonizado em 1988 pelo Papa João Paulo II junto de outros dois mártires sul-americanos, Santo Afonso Rodríguez e São João del Castillo.
Leia também: Santo do dia 20 de novembro: Santo Edmundo
Oração para o santo do dia
Na oração de hoje nos voltamos a Deus, Nosso Senhor, relembrando o testemunho de fé de São Roque González e deus companheiros. Pedimos a Deus que olhe com bondade para aqueles que andam como ovelhas sem um pastor que os ame, que os procure e que os salve. Com fé, repita:
Deus, nosso Pai, o bem-aventurado Roque González e seus companheiros opuseram-se corajosamente à escravidão e à exploração dos índios pelos conquistadores. Olhai com bondade para todos os homens que andam como ovelhas sem um pastor que os ame, os procure e os salve.
Será que foram inúteis para nós o vosso sangue e as vossas dores no Calvário? Intercedei por nós para que os injustiçados sejam libertos, os pecadores se convertam, os fracos se fortaleçam, os aflitos sejam confortados. Vós bem sabeis como é o mundo em que vivemos, como são numerosos os inimigos que nos atacam e sabeis também o quanto somos fracos. Olhai com bondade para nós e caminhai conosco. Amém.
Leia também: Santo do dia 21 de novembro: Apresentação de Nossa Senhora no Templo
Saiba mais :