Santo do dia 04 de agosto: São João Maria Vianney
Padroeiro dos sacerdotes, o Santo do Dia 04 de agosto é conhecido como um exemplo de santidade, dedicação e também de perseverança na construção do caminho da salvação. Hoje, com alegria, nos voltamos para a história de São João Maria Vianney.
Descubra o Santo e Oração para o Dia de Hoje!
Santo do dia 04 de agosto
Conhecido por Cura D’Ars, o santo do dia 04 de agosto nasceu no ano de 1786 em Dardilly. São João Maria Vianney enfrentou um período difícil, no qual a França era abalada pela Revolução Napoleônica.
Patrono de todos os vigários, o santo do dia de hoje era um camponês de mente rude. Ele vinha de uma família de origem simples e muito religiosa e desde novo percebeu sua vocação para a vida de sacerdócio. Contudo, antes de sua consagração, São João Maria Vianney chegou a ser um desertor do exército. Isso aconteceu porque ele não conseguia acertar o passo com o seu batalhão.
O santo do dia 04 de agosto era um cristão que tinha intimidade com Jesus Cristo, Nosso Senhor. Ele era servo de Nossa Senhora, a Virgem Maria, e vivia uma vida penitencial. Tanto é que, apenas graças à vida de piedade foi que ele conseguiu entrar no sacerdócio, afinal não conseguia acompanhar intelectualmente as exigências do estudo de Filosofia, Latim e Teologia da época. O santo só começou a ler e escrever quando tinha 18 anos de idade.
Foi ajudado por um antigo e amigo vigário que João Maria Vianney conseguiu se tornar sacerdote. Ele aceitou ser pároco em uma pequena aldeia pagã conhecida como Ars. Lá o povo era dado aos vícios, cabarés, bailes, bebedeiras, trabalhos aos domingos e blasfêmias. Era tanto pecado que o próprio santo do dia de hoje chegou a suspirar “Neste meio, tenho medo até de me perder”.
É de dentro da lógica da natureza que surge o medo, mas é na Graça que encontramos a coragem. Com o rosário em suas mãos, ajoelhado diante do Santíssimo, testemunho de vida, sede pela salvação de todos além de uma grande disponibilidade de catequizar foi que o santo atendeu não apenas ao povo local assim como também ao de fora no Sacramento da Reconciliação.
Durante 40 anos de sua vida o santo do dia de hoje se consumiu por causa dos demais. Chegava a passar 18 horas dentro de um confessionário e lá se alimentava somente de batata e pão.
São João Maria Vianney viveu até os 73 anos de idade e foi para o povo um exemplo de progresso e construção de uma ferrovia (que permitia a visita dos peregrinos), além de símbolo de santidade, dedicação e também de perseverança na construção do caminho da salvação.
Leia também: Santo do dia 05 de agosto: Santo Apolinário
Oração para o santo do dia
Hoje voltamos nossas preces e nossos corações para pedir misericórdia ao Pai pela intercessão de São João Maria Vianney. Com fé repetimos:
Ó Pai, pela vossa misericórdia, São João Maria Vianney anunciou as insondáveis riquezas de Cristo. Concedei-nos, por sua intercessão, crescer no vosso conhecimento e viver na vossa presença segundo o Evangelho, frutificando em boas obras. Por Cristo nosso Senhor. Amém.
Leia também: Santo do dia 06 de agosto: São Justo e São Pastor
Saiba mais :