Salmo 80 – Faze-nos voltar, ó Deus
As palavras do poder divino para restabelecer a confiança e contemplar sua obra, para que todas as orações permaneçam em prol da fé. Apesar dos pesares, Deus, em toda sua compaixão, continuará ao lado de teus filhos.
As palavras do Salmo 80
Leia com atenção o Salmo 80:
Escuta-nos, Pastor de Israel, tu, que conduzes José como um rebanho; tu, que tens o teu trono sobre os querubins, manifesta o teu esplendor
diante de Efraim, Benjamim e Manassés. Desperta o teu poder e vem salvar-nos!
Restaura-nos, ó Deus! Faze resplandecer sobre nós o teu rosto, para que sejamos salvos.
Ó Senhor, Deus dos Exércitos, até quando arderá a tua ira contra as orações do teu povo?
Tu o alimentaste com pão de lágrimas e o fizeste beber copos de lágrimas.
Fizeste de nós um motivo de disputas entre as nações vizinhas, e os nossos inimigos caçoam de nós.
Restaura-nos, ó Deus dos Exércitos; faze resplandecer sobre nós o teu rosto, para que sejamos salvos.
Do Egito trouxeste uma videira; expulsaste as nações e a plantaste.
Limpaste o terreno, ela lançou raízes e encheu a terra.
Os montes foram cobertos pela sua sombra e os mais altos cedros pelos seus ramos.
Seus ramos se estenderam até o Mar e os seus brotos até o Rio.
Por que derrubaste as suas cercas, permitindo que todos os que passam apanhem as suas uvas?
Javalis da floresta a devastam e as criaturas do campo dela se alimentam.
Volta-te para nós, ó Deus dos Exércitos! Dos altos céus olha e vê! Toma conta desta videira,
da raiz que a tua mão direita plantou, do filho que para ti fizeste crescer!
Tua videira foi derrubada; como lixo foi consumido pelo fogo.
Pela tua repreensão perece o teu povo!
Repouse a tua mão sobre aquele que puseste à tua mão direita, o filho do homem que para ti fizeste crescer.
Então não nos desviaremos de ti; vivifica-nos, e invocaremos o teu nome.
Restaura-nos, ó Senhor, Deus dos Exércitos; faze resplandecer sobre nós o teu rosto,para que sejamos salvos.
Interpretação do Salmo 80
Nossa equipe preparou uma interpretação detalhada do Salmo 80. Leia com atenção:
Versículos 1 a 3 – Desperta o teu poder e vem salvar-nos!
“Escuta-nos, Pastor de Israel, tu, que conduzes José como um rebanho; tu, que tens o teu trono sobre os querubins, manifesta o teu esplendor diante de Efraim, Benjamim e Manassés. Desperta o teu poder e vem salvar-nos! Restaura-nos, ó Deus! Faze resplandecer sobre nós o teu rosto, para que sejamos salvos”.
Assemelhando o cuidado Divino a um pastoreio, guiando seu rebanho, o apelo destes versículos pede para que o Senhor mostre Sua forma, e assim salve Seu povo. Que mostre Seu rosto, e faça resplandecer Sua bênção.
Versículos 4 a 12 – Restaura-nos, ó Deus dos Exércitos
“Ó Senhor, Deus dos Exércitos, até quando arderá a tua ira contra as orações do teu povo? Tu o alimentaste com pão de lágrimas e o fizeste beber copos de lágrimas. Fizeste de nós um motivo de disputas entre as nações vizinhas, e os nossos inimigos caçoam de nós. Restaura-nos, ó Deus dos Exércitos; faze resplandecer sobre nós o teu rosto, para que sejamos salvos.
Do Egito trouxeste uma videira; expulsaste as nações e a plantaste. Limpaste o terreno, ela lançou raízes e encheu a terra. Os montes foram cobertos pela sua sombra e os mais altos cedros pelos seus ramos. Seus ramos se estenderam até o Mar e os seus brotos até o Rio. Por que derrubaste as suas cercas, permitindo que todos os que passam apanhem as suas uvas?”
Quando o clamor por libertação parece não ter sido atendido, o povo passa a se questionar se a ira do Senhor não está se voltando até mesmo às orações. Há uma relação ao alimento que Deus proveu à geração passada; mas que a geração atual desfrutava apenas de mágoas e desespero.
Israel já não possuía mais suas muralhas de proteção, e toda uma nação se viu fragilizada, e aberta a qualquer tipo de ataque.
Versículos 13 a 19 – Volta-te para nós, ó Deus dos Exércitos!
“Javalis da floresta a devastam e as criaturas do campo dela se alimentam. Volta-te para nós, ó Deus dos Exércitos! Dos altos céus olha e vê! Toma conta desta videira, da raiz que a tua mão direita plantou, do filho que para ti fizeste crescer!
Tua videira foi derrubada; como lixo foi consumido pelo fogo. Pela tua repreensão perece o teu povo! Repouse a tua mão sobre aquele que puseste à tua mão direita, o filho do homem que para ti fizeste crescer. Então não nos desviaremos de ti; vivifica-nos, e invocaremos o teu nome. Restaura-nos, ó Senhor, Deus dos Exércitos; faze resplandecer sobre nós o teu rosto, para que sejamos salvos”.
Aqui, há um apelo aos céus, para que o Senhor olhe para seus filhos, o próprio povo de Israel, e os visite de forma misericordiosa; que conserve a vida terrena ou proporcione vida nova ao Espírito. Em resposta ao livramento, o salmista promete renovar seu fervor ao adorar a Deus.
Saiba mais :