Salmo 33: a pureza da alegria
A alegria pode simplesmente ser definida como a essência da vida. A pureza e a sinceridade deste sentimento é sensação que todos precisam vivenciar para ter paz em plenitude em seus corações. Por isso, os salmos do dia que proporcionem mais alegria a nossos corações também nos darão o poder para resistir aos obstáculos que aparecem em nossos caminhos. Os Salmos do dia podem no deixar mais preparados para que, mesmo que passemos por momentos difíceis, ainda estejamos alegres e satisfeitos com todas as graças de nossas vidas. Neste artigo iremos nos debruçar sobre o significado e a interpretação do Salmo 33.
Salmo 33: a Pureza da Alegria
Canais de recursos para a cura e equilíbrio do corpo e alma, os Salmos do dia têm o poder de reorganizar toda a nossa existência e compreensão do ser. Estar em paz com o divino certamente trará muita alegria a nossos corações. Pensar que há sempre alguém a olhar por nós nos deixa mais tranquilos e com a determinação para enfrentar o que estiver pela frente em nosso dia a dia.
Cada Salmo possui uma determinada finalidade e poderes específicos, sendo assim, para que ele se torne ainda maior e possibilite que seus objetivos sejam atingidos em sua plenitude, o Salmo escolhido deve ser recitado ou cantado por 3, 7 ou 21 dias seguidos. Como exemplo, podemos citar o Salmo 33, o qual promove a alegria de existir e realizar suas tarefas e sonhos com disposição e brilho no olhar, uma vez que nos permite enxergar todas as belezas que nos cercam, mas estamos muito angustiados ou ocupados para perceber.
Salmos do dia: toda a alegria do Salmo 33
O salmo 33 tem nos ajudado a cumprir as tarefas do dia a dia com boa vontade e mais alegria. Ele nos fala sobre a alegria de estar em conexão com o divino e sobre como a justiça sempre recai sobre os abençoados. Nos estimula a apreciar melhor o que existe ao nosso redor, sempre enaltecendo a maneira como Deus faz tudo para cuidar de seus filhos, bem como o poder de preencher nossas vidas ao aceita-lo nela.
É composto por 22 versículos, curiosamente a mesma quantidade de letras do alfabeto hebraico. Era costume dos hebreus inclusive, fazer poesias e melodias dessa maneira, usando as letras do alfabeto, mesmo que não fossem dispostos em forma de acróstico.
Cantem de alegria ao Senhor, vocês que são justos; aos que são retos fica bem louvá-lo.
Louvem o Senhor com harpa; ofereçam-lhe música com lira de dez cordas.
Cantem-lhe uma nova canção; toquem com habilidade ao aclamá-lo.
Pois a palavra do Senhor é verdadeira; ele é fiel em tudo o que faz.
Ele ama a justiça e a retidão; a terra está cheia da bondade do Senhor.
Mediante a palavra do Senhor foram feitos os céus, e os corpos celestes, pelo sopro de sua boca.
Ele ajunta as águas do mar num só lugar; das profundezas faz reservatórios.
Toda a terra tema o Senhor; tremam diante dele todos os habitantes do mundo.
Pois ele falou, e tudo se fez; ele ordenou, e tudo surgiu.
O Senhor desfaz os planos das nações e frustra os propósitos dos povos.
Mas os planos do Senhor permanecem para sempre, os propósitos do seu coração, por todas as gerações.
Como é feliz a nação que tem o Senhor como Deus, o povo que ele escolheu para lhe pertencer!
Dos céus olha o Senhor e vê toda a humanidade;
do seu trono ele observa todos os habitantes da terra;
ele, que forma o coração de todos, que conhece tudo o que fazem.
Nenhum rei se salva pelo tamanho do seu exército; nenhum guerreiro escapa por sua grande força.
O cavalo é vã esperança de vitória; apesar da sua grande força, é incapaz de salvar.
Mas o Senhor protege aqueles que o temem, aqueles que firmam a esperança no seu amor,
para livrá-los da morte e garantir-lhes vida, mesmo em tempos de fome.
Nossa esperança está no Senhor; ele é o nosso auxílio e a nossa proteção.
Nele se alegra o nosso coração, pois confiamos no seu santo nome.
Esteja sobre nós o teu amor, Senhor, como está em ti a nossa esperança.
Interpretação do Salmo 33
Versículos 1 a 3 – Cantem-lhe uma nova canção
“Cantem de alegria ao Senhor, vocês que são justos; aos que são retos fica bem louvá-lo. Louvem o Senhor com harpa; ofereçam-lhe música com lira de dez cordas. Cantem-lhe uma nova canção; toquem com habilidade ao aclamá-lo”.
Vivenciando sua fé em Deus, o salmista inicia com um cântico de alegria e submissão. É tempo de se expressar, cantar e adorar de forma bastante intensa; se fazer ouvir.
Versículos 4 a 9 – Pois ele falou, e tudo se fez
“Pois a palavra do Senhor é verdadeira; ele é fiel em tudo o que faz. Ele ama a justiça e a retidão; a terra está cheia da bondade do Senhor. Mediante a palavra do Senhor foram feitos os céus, e os corpos celestes, pelo sopro de sua boca. Ele ajunta as águas do mar num só lugar; das profundezas faz reservatórios. Toda a terra tema o Senhor; tremam diante dele todos os habitantes do mundo. Pois ele falou, e tudo se fez; ele ordenou, e tudo surgiu”.
Se Deus promete, Ele cumpre. Sua palavra é sagrada, e jamais falhará. Aqui, temos a obediência ao Divino não com uma conotação de medo, mas de respeito e obediência. Também é citada a Criação, e todas as maravilhas decorrentes dela.
Versículos 10 a 12 – Como é feliz a nação que tem o Senhor como Deus
“O Senhor desfaz os planos das nações e frustra os propósitos dos povos. Mas os planos do Senhor permanecem para sempre, os propósitos do seu coração, por todas as gerações. Como é feliz a nação que tem o Senhor como Deus, o povo que ele escolheu para lhe pertencer!”
Enquanto nações pensam umas em dominar as outras, o plano de Deus apenas consistia em unir, salvar e pastorear. Tudo provém de Deus, pois Ele é quem escolhe Seu povo.
Versículos 13 a 19 – Mas o Senhor protege aqueles que o temem
“Dos céus olha o Senhor e vê toda a humanidade; do seu trono ele observa todos os habitantes da terra; ele, que forma o coração de todos, que conhece tudo o que fazem. Nenhum rei se salva pelo tamanho do seu exército; nenhum guerreiro escapa por sua grande força. O cavalo é vã esperança de vitória; apesar da sua grande força, é incapaz de salvar. Mas o Senhor protege aqueles que o temem, aqueles que firmam a esperança no seu amor, para livrá-los da morte e garantir-lhes vida, mesmo em tempos de fome”.
Estes versículos exprimem com precisão toda a onipresença e onisciência de Deus; Aquele que tudo vê, e está presente em todas as partes. Em seguida, o termo “aqueles que temem” não se refere a medo, mas a respeito e atenção. Deus guarda, perdoa e restaura todo aquele que confia em Teu amor.
Versículos 20 a 22 – Nossa esperança está no Senhor
“Nossa esperança está no Senhor; ele é o nosso auxílio e a nossa proteção. Nele se alegra o nosso coração, pois confiamos no seu santo nome. Esteja sobre nós o teu amor, Senhor, como está em ti a nossa esperança”.
O Salmo 33 então finaliza com a expressão da esperança do salmista, pautada na alegria, no amor e na confiança.
Saiba mais :