Salmo 3 — Fé e perseverança na salvação do Senhor
Em diversos momentos da vida somos postos à prova, com situações difíceis que muito parecem não haver solução. Com os salmos do dia temos a capacidade de encontrar novas forças e encarar de frente os obstáculos e provações que a vida nos coloca. Neste artigo iremos nos debruçar sobre o significado e a interpretação do Salmo 3.
Salmo 3 — O poder da ajuda Celestial
Recursos de cura e paz interior para o corpo e a alma, os Salmos do dia têm o poder de reorganizar toda a nossa existência, equilibrando nossos pensamentos e atitudes. Cada Salmo tem seu poder e, para que ele se torne ainda maior, possibilitando que seus objetivos sejam atingidos em sua plenitude, o Salmo escolhido deve ser recitado ou cantado por 3, 7 ou 21 dias seguidos. Este método de oração pode também ser seguido para momentos em que necessita de uma ajuda divina além da compreensão dos homens.
As dificuldade que surgem em nossas vidas às vezes são tamanhas que somos acometidos por um medo muito forte e um sentimento de impotência diante aquilo; o que nos faz mergulhar em profunda tristeza. Essa tristeza e esse sentimento de impotência sugam todo o ânimo e forças para enfrentar as dificuldades quando mais precisamos deles para alcançar tal superação. Uma vez mergulhados neste poço de sofrimento, o desespero pode ser ainda maior se olharmos em volta e observarmos que não há ninguém por perto para nos ajudar.
Esse é o momento de refletir em seu interior e, com o auxílio do Salmo 3, olhar para o céu e buscar pelas mãos estendidas do divino, as quais irão nos ajudar nesta escalada para fora de qualquer situação que esteja nos afligindo.
Senhor, como se têm multiplicado os meus adversários! São muitos os que se levantam contra mim.
Muitos dizem da minha alma: Não há salvação para ele em Deus. (Selá.)
Porém tu, Senhor, és um escudo para mim, a minha glória, e o que exalta a minha cabeça.
Com a minha voz clamei ao Senhor, e ouviu-me desde o seu santo monte. (Selá.)
Eu me deitei e dormi; acordei, porque o Senhor me sustentou.
Não temerei dez milhares de pessoas que se puseram contra mim e me cercam.
Levanta-te, Senhor; salva-me, Deus meu; pois feriste a todos os meus inimigos nos queixos; quebraste os dentes aos ímpios.
A salvação vem do Senhor; sobre o teu povo seja a tua bênção. (Selá.)
Interpretação do Salmo 3
O salmo 3 é um dos salmos do dia que vêm para nos fortalecer o espírito e ajudar a realizar tarefas difíceis que encontramos pelo caminho. Estudiosos dizem que este Salmo, além de ser o primeiro a ter um título, é um dos 14 que se ligam diretamente a fatos da vida de Davi, falando sobre uma tentativa de usurparem seu trono. Com fé e muita convicção de que suas preces serão atendidas, confira a interpretação do Salmo 3.
Versículos 1 e 2 – São muitos os que se levantam contra mim
“Senhor, como se têm multiplicado os meus adversários! São muitos os que se levantam contra mim. Muitos dizem da minha alma: Não há salvação para ele em Deus”.
O Salmo tem início com uma constatação de Davi que há um considerável aumento no número de pessoas que desejam derrubar seu reinado. Em seguida, se indigna que os mesmos que almejam seu fracasso, são aqueles que duvidam do poder de salvação do Senhor.
Versículos 3 e 4 – Tu, Senhor, és um escudo para mim
“Porém tu, Senhor, és um escudo para mim, a minha glória, e o que exalta a minha cabeça. Com a minha voz clamei ao Senhor, e ouviu-me desde o seu santo monte”.
Neste trecho, há uma exaltação ao Senhor, reconhecendo que, quando todos lhe viraram as costas, Ele estava lá para proteger e manter. Quando Davi cita o santo monte, está se referindo à morada Divina, o paraíso, por assim dizer.
Versículos 5 e 6 – Acordei, porque o Senhor me sustentou
“Eu me deitei e dormi; acordei, porque o Senhor me sustentou. Não temerei dez milhares de pessoas que se puseram contra mim e me cercam”.
Nestes dois versículos, Davi afirma que, mesmo diante de toda a pressão e problemas presentes, sua alma se mantém leve e, por isso, consegue repousar tranquilamente. Deus está com ele, sempre, e o rei sente essa presente. Por isso, entrega sua vida e suas aflições nas mãos do Senhor.
Versículos 7 e 8 – A salvação vem do Senhor
“Levanta-te, Senhor; salva-me, Deus meu; pois feriste a todos os meus inimigos nos queixos; quebraste os dentes aos ímpios. A salvação vem do Senhor; sobre o teu povo seja a tua bênção”.
Aqui, Davi pede para que Deus interceda ao seu favor, e não permita que ele esmoreça perante as adversidades. Os versículos também associam os inimigos do rei a feras dotadas de grande poder.
Saiba mais :