Salmo 131 — Senhor, o meu coração não se elevou
Curto, porém belíssimo, o Salmo 131 é uma confissão de toda a humildade de Davi, agradecendo à Deus por toda a sua graça concedida, sem se vangloriar por qualquer que seja a conquista. Também entre os cânticos de romagem, este salmo fala a respeito de simplicidade e profundidade.
Salmo 131 — Uma confissão de humildade
Neste salmo, podemos refletir sobre a facilidade na qual nos tornamos soberbos, arrogantes e orgulhosos. Entretanto, quando estes sentimentos estão enraizados em nossos corações, eles podem afetar todas as demais áreas da vida; e é partir dessa reflexão que o salmista Davi nos ensina o valor da simplicidade.
Senhor, o meu coração não se elevou nem os meus olhos se levantaram; não me exercito em grandes matérias, nem em coisas muito elevadas para mim.
Certamente que me tenho portado e sossegado como uma criança desmamada de sua mãe; a minha alma está como uma criança desmamada.
Espere Israel no Senhor, desde agora e para sempre.
Interpretação do Salmo 131
A seguir, desvende um pouco mais sobre o Salmo 131, por meio da interpretação de seus versículos. Leia com atenção!
Versículo 1 – Não me exercito em grandes matérias
“Senhor, o meu coração não se elevou nem os meus olhos se levantaram; não me exercito em grandes matérias, nem em coisas muito elevadas para mim”.
O Salmo 131 tem início em uma conversa sincera com o Senhor, onde o salmista alega não ter cedido ao orgulho, à arrogância, à ganância, dentre tantas outras características nocivas à alma.
Davi, em sua relação de cumplicidade e respeito para com Deus, aprendeu que não precisamos de nada disso para irmos além. Basta a presença Dele.
Versículos 2 e 3 – Espere Israel no Senhor
“Certamente que me tenho portado e sossegado como uma criança desmamada de sua mãe; a minha alma está como uma criança desmamada. Espere Israel no Senhor, desde agora e para sempre”.
Não é incomum vermos por diversas vezes na Bíblia o conselho de aprendermos com as crianças. E nestes versos finais, o salmista compara sua tranquilidade e sossego ao de um bebê; tudo isso graças à sua esperança, que foi totalmente depositada no Senhor. Confiante e desfrutando de um silêncio meditativo, ele se sente seguro e totalmente em paz.
Saiba mais :