Salmo 128 — Bem-aventurado aquele que teme ao Senhor
Bastante relacionado ao Salmo 127, o Salmo 128 trata de questões familiares, e as bênçãos que o Senhor derrama sobre aqueles que o amam e seguem o caminho da luz. Proveniente de Sião, o salmo se difere um pouco dos demais, por incluir uma oração; a qual pode ser incorporada ao seu dia-a-dia.
Salmo 128 — Bênçãos ao lar e à família
Repleto de palavras de sabedoria, o Salmo 128 também é um cântico de romagem, e fala sobre a bem-aventurança da família que segue os preceitos de Deus, e desfruta da prosperidade em meio a uma sociedade pacífica.
- Bem-aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos.
- Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem.
- A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira à roda da tua mesa.
- Eis que assim será abençoado o homem que teme ao Senhor.
- O Senhor te abençoará desde Sião, e tu verás o bem de Jerusalém em todos os dias da tua vida.
- E verás os filhos de teus filhos, e a paz sobre Israel.
Interpretação do Salmo 128
A seguir, desvende um pouco mais sobre o Salmo 128, por meio da interpretação de seus versículos. Leia com atenção!
Versículo 1 – Bem-aventurado aquele que teme ao Senhor
“Bem-aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos”.
O Salmo 128 tem início com enfoque no verbo “temer” que, aqui, está fora do contexto de medo e apreensão. Neste versículo, o termo simboliza respeito, humildade e, principalmente, admiração — características fundamentais para aquele que deseja caminhar sobre uma estrada de luz, lado a lado com os ensinamentos do Senhor.
Versículos 2 e 3 – Feliz serás, e te irá bem
“Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem. A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira à roda da tua mesa”.
Nestes versículos, vemos que todo aquele que segue o caminho de Deus, colhe bons frutos, e por isso viverá uma vida próspera e feliz. Na Antiguidade, quanto mais filhos um casal tivesse, maior era o sinal de bênçãos e prosperidade; por isso, o Salmo cita os filhos como uma representação de glória.
Versículos 4 a 6 – E verás os filhos de teus filhos
“Eis que assim será abençoado o homem que teme ao Senhor. O Senhor te abençoará desde Sião, e tu verás o bem de Jerusalém em todos os dias da tua vida. E verás os filhos de teus filhos, e a paz sobre Israel”.
O Salmo então finaliza com uma forma de oração do salmista, direcionada àqueles que desejam seguir o caminho de Deus. Nela está contido um desejo de longevidade, e uma vida feliz nesta terra. E todo aquele que orar, e pedir pela bênção do Senhor sobre sua família, também está pedindo pela paz sobre todo um povo.