Salmo 124 — Se não fora o Senhor
Ainda seguindo nossa jornada pelos cânticos de romagem, o Salmo 124 é uma forma de relembrar o povo de Jerusalém do livramento a eles concedido pelo Senhor. Sem Ele, estariam todos devastados e, apesar de todos os pecados de Israel, Deus os livrou de seus predadores.
Salmo 124 — Louvor e libertação
Escrito por Davi, o Salmo 124 fala sobre o importante processo de libertação que Deus operou para si e seu povo. As palavras do salmista são cuidadosas, e humildemente dedicam toda a Glória ao Senhor; à bondade de Deus.
Se não fora o Senhor, que esteve ao nosso lado, ora diga Israel;
Se não fora o Senhor, que esteve ao nosso lado, quando os homens se levantaram contra nós,
Eles então nos teriam engolido vivos, quando a sua ira se acendeu contra nós.
Então as águas teriam transbordado sobre nós, e a corrente teria passado sobre a nossa alma;
Então as águas altivas teriam passado sobre a nossa alma;
Bendito seja o Senhor, que não nos deu por presa aos seus dentes.
A nossa alma escapou, como um pássaro do laço dos passarinheiros; o laço quebrou-se, e nós escapamos.
O nosso socorro está no nome do Senhor, que fez o céu e a terra.
Interpretação do Salmo 124
A seguir, desvende um pouco mais sobre o Salmo 124, por meio da interpretação de seus versículos. Leia com atenção!
Versículos 1 a 5 – Se não fora o Senhor, que esteve ao nosso lado
“Se não fora o Senhor, que esteve ao nosso lado, ora diga Israel; Se não fora o Senhor, que esteve ao nosso lado, quando os homens se levantaram contra nós, Eles então nos teriam engolido vivos, quando a sua ira se acendeu contra nós. Então as águas teriam transbordado sobre nós, e a corrente teria passado sobre a nossa alma; Então as águas altivas teriam passado sobre a nossa alma…”
Deus é o único capaz de nos conceder forças e persistência em meio a momentos de tristeza. Com Seu amor, nos tornamos verdadeiras fortalezas frente ao inimigo que, endurecido, maltrata a fragilizada do ser humano; que luta por sua sobrevivência.
Versículos 6 a 8 – O laço quebrou-se, e nós escapamos
“Bendito seja o Senhor, que não nos deu por presa aos seus dentes. A nossa alma escapou, como um pássaro do laço dos passarinheiros; o laço quebrou-se, e nós escapamos. O nosso socorro está no nome do Senhor, que fez o céu e a terra”.
Aqui, o salmista, de certa forma celebra a existência de obstáculos ao longo da vida; que nos fortalece e aponta soluções. Entretanto, essas promessas não fazem parte do caminho de Deus.
A Vida em Cristo é muito maior que qualquer outra proposta da vida terrena. O verdadeiro socorro está nas mãos Daquele que tudo criou.
Saiba mais :