Os pilares da umbanda e seu misticismo
Aqui na terra tendemos sempre a classificar as coisas como boas ou más e aprendemos desde cedo a saber discernir entre esses dois polos, porém, quando crescemos essa divisão entre bem e mal não é bem o que aprendemos quando pequenos. Isso também ocorre em muitas religiões como iremos ver nos pilares da umbanda.
A umbanda é uma religião de matriz africana que foi trazida para o Brasil pelos povos escravizados no continente africano, a muitos séculos, sendo muito difundida atualmente em todo Brasil, desde o norte até o sul do país atraindo praticantes e curiosos em conhecer um pouco mais das nossas raízes afrodescendentes.
O que são os pilares da umbanda?
Os pilares da umbanda não podem ser explicados facilmente, pois, não existe uma linha clara que defina o que é esquerda ou direita, na umbanda existe uma hierarquia entre deuses e mais abaixo os seus mensageiros, entidades que trabalham como pontes entre o mundo dos homens e o mundo dos deuses.
Os leigos nos conhecimentos profundos dessa religião tendem a separar os pilares da esquerda e direita de maneira bem simplista, afirmando ser a direita pertencente as entidades “boas”(erês, caboclos e pretos velhos) e a esquerda as entidades “ruins” (Exus e pombagiras). Entretanto, não é bem assim que essa divisão funciona, pois, mesmo entidades consideradas “boas” podem fazer incursões no mundo das trevas, enquanto entidades “ruins” fazem trabalhos para ajudar a luz.
Um verdadeiro Exu diria que o que adianta haver trabalho apenas na luz? Quem vai trabalhar para que as trevas não superem as luzes? É necessário haver espíritos que trabalhem em ambos os lados para estabelecer o equilíbrio entre luz e escuridão.
Os pilares da umbanda se dividem em esquerda e direita porque há um modo de trabalho em cada lado enquanto a esquerda trabalha absorvendo energia e desfazendo as energias escuras, e sim, a esquerda tem elementos que nós humanos chamamos de maus, porém, eles são seres amorais que apenas executam o que os deuses ou homens demandam deles
Enquanto a direita trabalha com energias claras, trabalhando na reestruturação e elevação moral dos seres, e elevação espiritual dos humanos, porém, essa tarefa pode requerer que as entidades de direita façam viagens as partes escuras do mundo e geralmente fazem essa viagem acompanhados com exus e pombasgiras que os protegem no mundo das trevas.
Clique Aqui: Saudações aos orixás umbanda: a importância da saudação
Saiba mais :