O phi: entenda mais sobre a medida de ouro
Muitas pessoas não sabem, mas realmente existe uma medida perfeita. Vários críticos foram contra ela, pois, esta não é concreta em nosso sistema numérico, entretanto, ela o é no sistema divino. Mais conhecida como a medida de ouro e a divina proporção, a medida do número phi (φ) é utilizado desde a antiguidade para a perfeição e extrema beleza nas construções e obras de arte.
Na matemática humana, este número é aproximadamente notado em 1,618. Os antigos, quando pegavam um retângulo e queriam que este servisse de alicerce para tal obra, eles percebiam que a sua formação mais firme e eficaz era quando a divisão da maior parte pela menor parte era o sagrado phi. Foi justamente por isso que o phi ficou conhecido como a divina proporção.
E assim por diante, os egípcios utilizaram esta proporção para a construção de todas as suas pirâmides. O Panthéon grego também teve esta proporção em sua estrutura, para que ele esteja de pé até hoje. É realmente incrível e inacreditável o poder de um número como este.
Em nossa modernidade, tantas pesquisas foram feitas que os resultados são surpreendentes. Medidas naturais, como divisões entre dedos e linhas das mãos, raios de certas flores, como o girassol, e também obras de arte.
A medida de ouro: obras artísticas
Quem nunca ouviu falar da obra de Boticelli: “O nascimento de Vênus”. Nesta obra, as proporções encontradas são surpreendentes. Vista hoje em dia como uma das principais obras de Boticelli, este quadro é conhecido como uma das formas expressivas da beleza mais tocáveis.
Suas dimensões de 172,5 × 278,5 cm mostram a proporção perfeita do phi, elucidando o motivo da grande e famosa beleza artística. Uma real sabedoria para uma pintura que vale ouro.
Além deste e outros quadros, também podemos destacar as sinfonias de Beethoven, onde a proporção das durações musicais pelos andamentos dirigidos pelo compositor também eram iguais à medida perfeita.
Em suma, o poderoso número phi é extremamente ligado com a beleza e, sobretudo, com o significado filosófico do belo, onde a real sabedoria está na arte do criar e da expressão artística. E para o bom uso desta arte, o phi vem nos agregar um dos maiores achados da humanidade: a real beleza da proporção.
Leia também: Numerologia: o lado iluminado (e o sombrio) dos nativos de cada número
Saiba mais :