Nossa Senhora Aparecida, a Padroeira do Brasil: uma linda história de fé e esperança
No dia 12 de outubro celebra-se o dia de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil. Você conhece bem a história desta santa? Saiba mais no artigo.
A santa que apareceu no rio
Existem algumas versões diferentes sobre o aparecimento de Nossa Senhora Aparecida, mas a reconhecida pela Igreja Católica foi a reportada pelos padres José Alves Vilela, em 1743, e João de Morais e Aguiar, em 1757.
O relato dos padres conta que a imagem foi encontrada no leito do Rio Paraíba, no interior de São Paulo, na segunda quinzena de outubro de 1717. O então governante da capitania de São Paulo e Minas de Ouro, Dom Pedro de Almeida, estava em Guaratinguetá de caminho para Vila Rica (atual Ouro Preto, cidade histórica de Minas Gerais). Com intenção de homenagear o governante (que também tinha o importante título de Conde de Assumir) a população resolveu fazer uma grande festa e os pescadores da cidade foram ao Rio Paraíba para pescar, apesar de não ser uma época propícia para a pesca.
Na embarcação estavam os pescadores Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso, que após diversas tentativas de jogar a rede ao rio, viram-na voltar totalmente vazia e começavam a ficar desesperados pois não haveria um peixe sequer para oferecer a Dom Pedro de Almeida. Quando já estavam perto de desistir, João Alves jogou a sua rede de pesca mais uma vez, mas ao invés de peixes, pescou uma imagem de uma santa, que estava sem a cabeça. Admirado, jogou mais uma vez a rede, e nela veio presa a cabeça da imagem, que se encaixava perfeitamente. Então, impressionados com o acontecimento, eles resolveram jogar mais uma vez as redes ao rio, e para a surpresa, ela voltou completamente carregada de peixes. A cada rede ao lançada ao rio, mais quilos e quilos de peixes. Foram tantos que os pescadores tiveram que voltar às pressas para o porto com medo que a embarcação naufragasse, tamanho o peso.
A devoção à Santa Nossa Senhora Aparecida
Durante os primeiros 15 anos após o aparecimento da santa no rio, ela ficou em um pequeno altar na casa de Filipe Pedroso, um dos pescadores. A comunidade se reunia em sua casa para orar, mas a notícia do aparecimento e dos milagres da santa começou a espalhar e já não era possível mantê-la dentro da pequena casa do pescador. Então, a família construiu um pequeno oratório para abrigar os fiéis, que pouco tempo depois também se mostrou pequeno demais para o grande número de pessoas que queriam rezar por Nossa Senhora Aparecida.
Em 1734, o vigário de Guaratinguetá construiu uma Capela a Nossa Senhora Aparecida no alto do Morro dos Coqueiros, que foi aberta aos fieis em 1754. Em 1834, foi construída a Basílica Velha, que abrigou a imagem da santa até a inauguração da atual Basílica, chamada de Basílica nova, quarto santuário mariano mais visitado do mundo capaz de abrigar até 45.000 fiéis onde se encontra até hoje.
Mais sobre Nossa Senhora Aparecida
- Novena de Nª Senhora Aparecida
- Nª Senhora Aparecida – oração para homenageá-la em 12 de outubro
- Oração Poderosa de Nª Senhora Aparecida para alcançar graças