Medalha de São Jorge: a força do Guerreiro na sua mão
Muitos são os devotos de São Jorge ao redor do mundo, como o cantor brasileiro Jorge Ben Jor, que em 1975 lançava em seu álbum Solta o Pavão, a música “Jorge da Capadócia (Oração de São Jorge)”. Mas quais são os atributos que reúnem o Santo Jorge para que tantos devotos o adorem assim?
Diz-se que São Jorge foi um santo cristão que viveu na Turquia no século III, na Capadócia. Depois da morte de seu pai mudou-se para a Palestina onde viveu como padre e guerreiro, chegando a Capitão do exército romano e nomeado Conde da Capadócia.
Recomendamos a você: Orações a São Jorge: para abrir caminhos, proteção e amor
São Jorge também é associado a Ogum, um dos principais orixás das religiões de matriz africana, considerado guerreiro e senhor dos metais. No Brasil, São Jorge também está associado à lua e alguns fiéis acreditam que a mancha presente no satélite representa o santo e sua força guerreira. Mas a medalha de São Jorge possui símbolos que podem nos dar uma ideia daquilo que ele significa para seus adoradores.
“Assim como o lutador, o guerreiro da luz conhece sua imensa força; e jamais luta com quem não merece a honra do combate”
Símbolos da Medalha de São Jorge
-
A Armadura
A armadura de São Jorge é o simbolismo para a armadura do cristão descrita por São Paulo na carta aos Efésios (6 : 10-18). Segundo estudiosos, mais que uma simples proteção, a armadura sobre o corpo representaria a justiça, o elmo a certeza da salvação, seu cinturão a verdade, e suas botas a prontidão em anunciar o Evangelho de Jesus Cristo. O conjunto desses elementos, para igreja Católica, apresentam Jorge como um oficial do reino de Deus, um guerreiro vestido para a batalha espiritual contra o mal.
-
A capa vermelha
O vermelho da capa de São Jorge, além de simbolizar sua nobreza por se tratar de uma cor atribuída aos nobres e ao alto clero, representa também o martírio, o sangue derramado ao se negar a desistir de sua fé em Deus.
-
As armas de São Jorge
São Jorge é representado carregando duas armas: a espada e a lança, sendo a lança a arma que fere mortalmente o dragão. Na visão da igreja Católica estas armas representam a Palavra de Deus como no escrito de São Paulo: “A palavra de Deus é viva, eficaz, mais penetrante que uma espada de dois gumes (…)” (Hebreus 4:12). Mas a lança, além de simbolizar a principal arma da cavalaria, representa a segurança de um ataque preciso à distância, o que demonstra que com este poder de Deus o santo guerreiro venceria o mal.
-
O cavalo branco
Além de representar a vida, em oposição ao preto da morte, o cavalo branco de São Jorge representa também a pureza e a santidade, que são características indispensáveis na luta contra o mal.
-
O dragão na imagem de São Jorge
Há pelo menos duas versões sobre a história de “Jorge contra o dragão” conforme cantam as baladas medievais. O que importa é que o dragão, diferentemente do que acreditam os orientais, para a igreja Católica, simboliza a encarnação do mal, uma criatura imbatível que assola terras com seus hálitos venenosos e garras poderosas. Segundo as baladas, Jorge teve a força para derrotar o mal salvando as cidades de sua ameaça. Na imagem, podemos ver a luta do bem contra o mal, uma história de santidade e heroísmo, de um santo mártir da Igreja que deve ser seguida de exemplo, enfrentando dragões com fé e perseverança.
Curiosidades sobre São Jorge
São Jorge é o santo padroeiro em diversas partes do mundo tais como: (países) Inglaterra, Portugal (orago menor), Geórgia, Lituânia, Sérvia, Montenegro, Etiópia, e (cidades) Londres, Barcelona, Génova, Régio da Calábria, Ferrara, Friburgo em Brisgóvia, Moscou e Beirute. É o Santo Padroeiro da Cavalaria do Exército Brasileiro e do grupo dos escoteiros. A memória de São Jorge é celebrada em toda parte nos dias 23 de abril e 3 de novembro.
Saiba mais :