Homeopatia Veterinária – como funciona?
A homeopatia veterinária é utilizada há décadas para curar doenças e problemas corriqueiros dos animais. Da mesma forma que acontece com os tratamentos voltados para os seres humanos, a homeopatia veterinária ganha cada vez mais adeptos. Mesmo cercado por mitos e descrenças, esse método mais natural de aliviar e curar sintomas doa animais segue crescendo sua popularidade. Consequentemente, o acesso a esses medicamentos é cada vez mais fácil.
Apesar da eficácia em resolver problemas comuns entre pets, a homeopatia não é indicada em situações muito graves como estados terminais e complicações que necessitam de intervenção cirúrgica. Entenda como funciona a homeopatia veterinária.
Como funciona a homeopatia veterinária
O objetivo principal do método é a preparação do corpo do animal para enfrentar doenças e complicações, agindo no organismo para equilibrá-lo. A homeopatia deixa o animal pronto para o processo de combate a doenças diversas e ajuda no fortalecimento do pet, evitando chances de recaídas ou recorrências de complicações.
Uma das grandes vantagens deste tipo de medicamento é que ele não costuma causar efeitos colaterais, ao contrário da medicação química, que pode gerar sintomas desconfortáveis nos pets. O uso conjunto dos dois tipos de medicamento costuma ser indicado em situações em que o início do tratamento é urgente como uma infecção urinária, por exemplo. Neste caso, o medicamento homeopático vai preparar o animal para combater o problema e evitar que ele volte, enquanto remédio químico vai atacar a complicação momentânea.
É importante ressaltar que tanto o uso de medicamentos homeopáticos quanto os tidos como convencionais, isolados ou combinados, devem ser orientados por um profissional veterinário. Existem casos em que os medicamentos misturados podem ser incompatíveis, trazendo problemas para o seu pet.
Além de normalmente não terem contraindicação – mesmo em casos de animais em período de gestação – os remédios homeopáticos são mais simples de serem administrados.
Dermatite, artrite, atrose, atites, gastroenterites, problemas de coluna, questões psicológicas e comportamentais, ansiedade, automutilação, hiperatividade, gravidez psicológica, cistites frequentes e outros tipos de complicações urinárias, alergias e rinites em pets são os problemas mais comuns tratados pela homeopatia veterinária.
Clique aqui: Entenda como funciona a homeopatia
A composição dos medicamentos da homeopatia veterinária
Os medicamentos da homeopatia veterinária são fruto da mistura de diferentes ingredientes diluídos em álcool e água.
Vamos dar um exemplo prático. Para tratar diarreia, a composição do homeopata terá em sua fórmula exatamente a substância que podem desencadear este problema em um animal saudável. Após a escolha dos materiais, é realizado um reagrupamento molecular que capta a energia das substâncias originais no composto e causa um efeito benéfico no organismo como um todo. Além de tratar o problema, ele vai ajudar no equilíbrio e na melhora da imunidade do animal.
Os minerais e plantas são a base principal das composições de medicações homeopáticas, que utiliza apenas materiais naturais. Arnica, cobre, calêndula, prata, ouro e até veneno de cobra, em alguns casos mais raros, podem fazer parte das fórmulas destes compostos.
Apesar de muitas pessoas não levarem a homeopatia veterinária a sério, ela é reconhecida desde 1995 pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária. Na maior parte das clínicas especializadas em tratamentos de pets, trabalham profissionais que oferecem atendimento holístico.
Este artigo foi livremente inspirado nesta publicação e adaptado ao Conteúdo WeMystic.
Saiba mais :