Como aplicar as EFT em si mesmo? É possível?
A EFT (Emotional Freedom Techniques) é uma técnica de cura emocional, que proporciona a dissolução de bloqueios emocionais. Ela se baseia no princípio de que a causa de todas emoções negativas se liga ao fluxo energético do corpo. Diversos estudos mostram que a EFT reduz sensivelmente o impacto de fobias, angústias, traumas e outras emoções mal qualificadas. Quando os traumas são libertados ou removidos, o corpo físico é equilibrado, iniciando o processo de cura.
A Técnica de Liberação Emocional, também chamada de ‘Tapping’, é simples de ser usada e muito poderosa. Ela nos ajuda a lidar com os estados psicológicos incômodos e é uma ferramenta eficaz para expandir nossa liberdade emocional. A EFT muitas vezes é comparada à acupuntura, já que ela também usa pontos meridianos do corpo, porém sem utilizar agulhas. A técnica é realizada de uma forma muito simples. Com as pontas dos dedos, tocamos em pontos específicos de nosso corpo, enquanto nos concentramos na emoção que estamos tratando.
Vamos mostrar aqui, uma versão simples e curta de se auto aplicar a EFT ou ‘Tapping’.
A figura abaixo será utilizada, que mostra apenas 9 pontos a estimular.
Fonte: https://odespertardoser.blogs.sapo.pt
A preparação para a auto aplicação da técnica de EFT
Primeiro passo: Identifique um problema específico em voz alta. O objetivo é se conectar com a emoção que será trabalhada.
Segundo passo: Após identificar o problema, formule e anote frases (em torno de 3) que lhe ocorram a respeito desse problema. As frases devem ser curtas e sucintas e você deve dizê-las em voz alta enquanto estiver estimulando os pontos de EFT.
Terceiro passo: Antes de iniciar a técnica de EFT, você deve avaliar a intensidade da carga emocional que se associa ao problema. Em uma escala de 1 a 10, sendo que 10 represente 100% de carga emocional. O objetivo é descer o nível da escala em cada rodada de estimulação dos pontos de EFT.
Como iniciar a auto aplicação da técnica de EFT
Você deve iniciar dizendo em voz alta a seguinte frase: ‘Apesar de estar ocorrendo este (problema), eu me amo e me aceito profundamente e completamente’. Ao mesmo tempo, vai estimular o 1º ponto, o ponto do karaté, fazendo ‘tap’ ‘tap’ ‘tap’ sobre ele.
Em seguida, passe para o 2° ponto, localizado no rosto acima do interior da sobrancelha. Faça ‘tap’ ‘tap’ ‘tap’ de 3 a 5 vezes, ou mais, e ao mesmo tempo diga em voz alta uma das frases a respeito do problema. Logo após, vá para o 3° ponto do rosto, no osso acima do canto do olho e faça ‘tap’ ‘tap’ ‘tap’, enquanto fala a outra frase sobre o problema.
Nos demais pontos, 4º ponto (abaixo do olho), 5º ponto (entre o lábio superior e o nariz), 6º ponto (no meio do queixo), 7º ponto (clavícula), 8º ponto (debaixo do braço) e 9º ponto (coroa da cabeça), repita o mesmo. Ou seja, faça o ‘tap’ ‘tap’ ‘tap’ de 3 a 5 vezes dizendo em voz alta uma frase sobre o problema.
Ao terminar, inspire e respire profunda e lentamente.
Pratique a 2ª rodada da mesma maneira e, no fim, respire fundo e meça novamente a intensidade do problema. Faça quantas rodadas achar necessário, até que a intensidade do seu problema diminua consideravelmente.
Neste ponto, você deve realizar a última rodada, trabalhando todos os pontos ao mesmo tempo que diz em voz alta frases positivas sobre a forma que deseja sentir-se.
Saiba mais: