Ciganos na Umbanda: entenda a manifestação desses guias espirituais
No surgimento da umbanda, os ciganos não pertenciam e não eram citados em nenhum momento, eles não faziam parte da constituição, mas hoje, o que vemos sobre ciganos na umbanda é completamente diferente de antigamente, eles são referências por representarem importantes falanges nas giras umbandistas.
A Presença dos Ciganos na Umbanda
Algumas características dos ciganos são determinantes em sua manifestação na umbanda, eles possuem um espírito livre e desapegado. Muitas vezes, a linha de cigano é confundida com a linha do oriente e por isso, é importante ressaltar que são linhas diferentes e que cada uma possui uma forma de manifestar-se.
Suas falanges representam suas características e por isso, é comum ver em linhas de ciganos:
- Espíritos que foram atraídos por afinidade com a magia cigana.
- Possuem alguns elementos em suas vestes e alguns objetos como: baralho cigano, adagas, cristais, pedras, lenços entre outros.
- São extremamente desapegados e não possuem vínculos.
- Trabalham com diferentes orixás.
- Veneram sua santa, a Santa Sara Kali.
Os ciganos na umbanda são figuras que se tornam mais importantes a cada dia, representam uma imagem fundamental e possuem seriedade diante do povo umbandista. São vistos com sabedoria, eles ensinam a partir de sua maneira de observar o mundo a como ver uma beleza na criação e encontrar uma alegria de viver e são agradáveis a todos que trabalham com eles.
Outros orixás que também sustentam os trabalhos do ciganos na umbanda são Ogum e Iansã, que são orixás do ar e do fogo e que se relacionam com o que os ciganos acreditam e trabalham.
Os ciganos não possuem preconceitos com nacionalidades, eles são abertos ao conhecimento mutuo de diversas culturas, são expressamente livres em assuntos sociais o que é muito positivo. Uma denominação poética aos ciganos é que são chamados de “filhos do vento”, por conta de sua mobilidade constante, a partir desse perfil que os ciganos na umbanda são identificados.
Alguns pontos marcantes dos ciganos na umbanda:
São conhecedores dos caminhos, são eles quem direcionam e mostram os diversos caminhos existentes, pois existem a muito tempo e são sempre lembrados por suas trajetórias.
Possuem conhecimento mágico profundo e são facilmente reconhecidos por essa característica.
São curandeiros excelentes, principalmente nos campos amorosos e de saúde.
Clique Aqui: Umbanda – conheça a Oração dos Caboclos
Ciganos na umbanda como guias espirituais
São considerados guias com um valor significativo de respeito e sempre mostram um caráter mais fraterno e muito caridoso, ao ponto de repartir o alimento e de serem grandes motivadores do crescimento e da evolução dos seres humanos.
Os ciganos entendem e aceitam os rituais umbandistas como uma maneira de contribuir com a evolução, com a sabedoria, crescimento, motivação e alegria dos cantos e danças.
Esses espíritos ciganos gostam muito de festas e comemorações e sempre existem muitas frutas (que não tenham espinhos de qualquer espécie), jarras de vinho tinto com mel ou ponche, pães fatiados, muitas flores para harmonizar o lugar e velas de todas as cores.
Saiba mais :