.
Símbolos do batismo: conheça os símbolos do batismo religioso

Símbolos do batismo: conheça os símbolos do batismo religioso

O batismo é um rito religioso muito marcante no cristianismo. Na Bíblia, Jesus Cristo foi batizado por João, onde o Espírito Santo veio à Terra em forma de pomba e os abençoou.

No Cristianismo de hoje, este rito serve para proporcionar às pessoas um entendimento maior da união com Deus. O batismo é uma forma de purificação para o pertencimento ao corpo de Nosso Senhor Jesus Cristo.

  • Símbolos do batismo - Água

    Símbolos do batismo: Água

    A água é considerada o maior símbolo do batismo cristão. Para os católicos, dependendo da denominação, ela pode existir apenas em uma gotinha, para ir à cabeça do bebê, que precisa ser purificado ao nascer. Em Igrejas gregas é até comum uma pequena piscina onde o bebê é mergulhado juntamente com os pais.

    Na Igreja Evangélica, o batismo por água é feito geralmente num grande tanque onde várias pessoas, sobretudo jovens são batizados. Os evangélicos acreditam que o bebê não nasce com pecados. Assim, batizá-lo não teria muito sentido, pois ele ainda não conhece a palavra da vida.

  • Símbolos do batismo: Óleo

    O óleo também é um sinal de purificação par ao batismo. No batismo católico ele geralmente é colocado no peito do batizado para que o unja, assim como Jesus de Nazaré também foi ungido pelo Espírito Santo.

    Os evangélicos geralmente não usam óleo em suas celebrações, apenas água.

  • Símbolos do batismo - Vela

    Símbolos do batismo: Vela

    A vela, um outro meio católico para o batismo, serve como uma espécie de purificador do ambiente. Ela representa uma luz que pode guiar a criança durante toda a sua vida através do bom caminho da palavra da Bíblia.

    Ela nos ajuda com a proteção corporal e afasta todas as energias negativas para que possamos ser seres iluminados e que também possamos brilhar por onde andamos.

  • Símbolos do batismo: Veste Branca

    Muito comum em todo o cristianismo, a vestimenta branca nada mais simboliza do que a pureza mediante o batismo. Esta cor também serve para nos lembrar que a partir deste momento não somos mais seres pecaminosos com manchas, mas sim uma alma límpida para o Senhor.

  • Símbolos do batismo: Sinal da Cruz

    Por fim, o sinal da cruz é feito para concluir o batizado. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Créditos das Imagens –Dicionário de Símbolos


Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.