.
Tudo o que você precisa saber sobre os Baianos na Umbanda

Tudo o que você precisa saber sobre os Baianos na Umbanda

Baianos são aqueles que nascem na Bahia. Mas os baianos na Umbanda têm também uma participação cultural e bastante característica na religião. Apesar de pouco presentes em tudo o que diz respeito à Umbanda nos livros, são conhecidos por juntas aspectos tanto da direita quanto da esquerda. São conhecidos por estarem sempre alegres e a afirmar sua identidade cultural.

Quem são os baianos na Umbanda e qual é a sua linha

Levar desaforo para casa está longe de ser algo que os baianos na Umbanda fazem. São destemidos e apresentam fortes traços regionalistas. Estão sempre dispostos a ouvir e a aconselhar, mas não “pise nos seus calos”. A fé está na base de todos os conselhos que dão e de todas as suas conversas, além do estilo de fala cantado.

A Linha das Almas é a qual pertencem e estão bastante próximos do nosso tempo, representando uma linha de conforto. Os Pretos Velhos, por exemplo, pertencem à mesma linha. A linha é formada ainda por espíritos alegres, brincalhões e descontraídos. Em seus rituais, é normal que apreciem mais dançar e girar com os próprios passos.

Alegria acima de tudo. Esta é a mensagem passada pelos baianos na Umbanda para lidar com a vida. Nas suas guias, essa mensagem está bem clara, assim como o fato de termos que aprender a lidar com as adversidades do dia a dia. Este tipo de conhecimento os deixa responsáveis, ou até podemos dizer Espíritos, encarregados da esperteza do homem.


Clique Aqui: Quem são os baianos na umbanda? Conheça essas pessoas humildes e que limpam energias ruins


O que representam os baianos na Umbanda

Como sabemos, dentro da cultura umbandista temos figuras nacionais sempre relacionadas com uma realidade presente e normal à nós. Seus personagens, guias e inspirações são sempre através da natureza, da marginalidade e da condição subalterna do povo em relação ao padrão branco ocidental.

Os baianos na Umbanda representam portanto o papel do nordestino. Um povo considerado inferior e atrasado em relação ao resto da sociedade, mas que enfrenta as adversidade da sua vida cotidiana com resistência, alegria e flexibilidade. Representam ainda o fragilizado, aquele que aprende e sofre com a escola da vida.


Clique Aqui: Boiadeiros na umbanda: quem são e o que fazem?


A gira dos baianos na Umbanda

Assim como a característica principal dos baianos, a gira não poderia ser diferente. Mantém o foco na alegria e no sofrimento de um povo, mas que apesar de tudo é cheio de esperança. Sua experiência e fé deixam claro que lidar com os problemas pode ser mais fácil do que parece. Sempre agradecidos, bebem batidos de coco e comem comidas típicas da culinária baiana e nordestina.


Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.