.
Pontos de Pombagira – veja o canto para cada entidade

Pontos de Pombagira – veja o canto para cada entidade

Os Pontos de Pombagira são entoados para atrair essas entidades. Você pode cantá-los para fazer pedidos, agradecer ou simplesmente para homenagear essas mulheres poderosas que protegem e trabalham por nós. Veja alguns dos mais famosos.

O que são os Pontos de Pombagira?

São cânticos simples e rimados com temáticas variadas, para as entidades Pombagira o mais comum é encontrar pontos de temas amorosos, mas elas também possuem cânticos relacionados a dinheiro, saúde e proteção. Sempre com rimas simples e tons sensuais, os pontos atraem essa entidade para perto de você e ajudam a convencê-la a trabalhar a seu favor.

Os pontos de Pombagira não possuem autores específicos, são pontos feitos coletivamente e que podem variar de terreiro a terreiro. Eles fazem parte da tradição oral dos cultos e o mais importante deles é a intenção de atrair e louvar as entidades. É comum, por exemplo, vermos pontos que apenas trocam o nome da Pombagira mas entoam as mesmas palavras e ritmo, é natural que isso aconteça e não é plágio ou apropriação. Mas sim, diferentes maneiras de saudar essa entidade.

O mais importante é a intenção com a qual você canta o ponto, e não as pequenas mudanças de um terreiro para o outro.


Clique Aqui: O que a Pombagira faz na vida de uma pessoa


Como cantar os Pontos de Pombagira?

Alguns pontos são entoados para invocar as pombagiras em geral, outros são específicos para algumas pombagiras específicas. É importante saber o momento certo de entoar esses cânticos e o Ogã de cada terreiro é a pessoa mais indicada para orientar quanto a isso.

Os pontos de Pombagira normalmente são entoados quando se abre a gira, para dar permissão para que as pombagiras cheguem ao corpo dos médiuns. Se você conhece a sua pombagira, já tem contato com ela e ela já atendeu os seus pedidos de trabalho, pode agradá-la entoando um dos pontos citados abaixo.


Pontos de Pombagira para abertura da Gira

Esses pontos são muitas vezes cantados para abrir a gira e funcionam como um convite geral a esse tipo de entidade para que elas venham ao encontro do plano físico:

  • “Abre a roda/ E deixa a Pomba-Gira trabalhar/ Abre a roda/ E deixa a Pomba-Gira trabalhar/ Mas ela tem, ela tem peito de aço/ Ela tem peito de aço/ E o coração de um sabiá”. -> Ouça esse ponto clicando aqui.
  • “Arreda, homem!/ que aí vem mulher/ Arreda, homem!/ que aí vem mulher/ Ela é a Pomba-Gira/ Rainha do cabaré/ Tranca-Rua vem na frente/ Pra mostrar quem ela é”-> Ouça esse ponto clicando aqui.
  • “Dói, dói, dói, dói, dói/ O amor faz sofrer/ Dor de amor faz chorar/ Dói, dói, dói, dói, dói/ O amor faz sofrer/ Dor de amor faz chorar/ Quem é você pra deitar na minha cama? Papagaio come o milho/ Piriquito leva a fama”. -> Ouça esse ponto clicando aqui.
  • “Você sabe quem sou eu, você sabe quem sou eu?/ Eu giro à meia-noite/Eu giro ao meio-dia/ Eu giro a qualquer hora /Você sabe quem sou eu, você sabe quem sou eu? Eu sou Exú Mulher!”. -> Ouça esse ponto clicando aqui.

Clique Aqui: Exus e pomba giras como nossos guias


Pontos de Pomba-Gira específicos para cada entidade

Como você deve saber, existem diversas entidades específicas da Pombagira. Se você quer homenagear ou reverenciar uma Pombagira em específico, é sempre bom entoar um cântico para ela.


Pontos de Pomba-Gira à Maria Padilha

A mais famosa Pombagira, Maria Padilha, pode ser homenageada com as seguintes rimas:

“Maria Padilha, eu preciso de você/ Maria Padilha, eu preciso de você/ Vamos jogar o jogo da amarelinha/ Se eu perder, você me ganha/ Se eu ganhar, você é minha”

Veja aqui neste vídeo vários pontos de Pombagira Maria Padilha.


Pontos de Pomba-Gira à Rosa Caveira

“Quem é você pra mexer comigo?/ A Pomba-Gira vai te dar um castigo/ Deu meia-noite numa sexta-feira/ Você vai se ver com Rosa Caveira”

Veja aqui neste vídeo um famoso ponto da Pombagira Rosa Caveira chamado Sacode o Pó.


Pontos de Pomba-Gira à Maria Molambo

“De vestidinho de chita estalando osso/ Osso por osso/ Com vestidinho de chita estalando osso/ Osso por osso/ Ela é a Pomba-Gira/ É a Tatá-Molambo”

Conheça aqui neste vídeo o ponto de Pombagira “Caminho tão escuro” à Maria Molambo.


Pontos de Pomba-Gira à Pomba-Gira Cigana

“Vinha caminhando a pé/ Para ver se encontrava/ A minha cigana de fé/ Vinha caminhando a pé/ Para ver se encontrava a minha cigana de fé/ Ela parou e leu minha mão/ E disse-me muitas verdades/ Amigo, eu queria saber/ Onde mora a Pomba-Gira cigana”

Veja aqui neste vídeo o Ponto de Pombagira Cigana “Uma cigana de fé”.


Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila. Entre em contato com a gente no FB Messenger m.me/wemysticbrasil