.
O que é Noosfera - consciência global humana?

O que é Noosfera - consciência global humana?

A noosfera – literalmente, “mente-esfera” ou “esfera do pensamento humano” – é uma palavra e conceito criado em conjunto por Édouard Le Roy, filósofo e estudante francês de Henri Bergson, pelo paleontólogo jesuíta Pierre Teilhard de Chardin e geoquímico russo Vladimir Vernadsky em 1926, Paris. Na raiz da definição primária de noosfera está uma percepção dual: que a vida na Terra é uma unidade que constitui todo um sistema conhecido como a biosfera; e que a mente ou consciência da vida – a camada de pensamento da Terra – constitui uma unidade que é descontínua, mas coextensiva com todo o sistema de vida na Terra: a consciência global humana.

Ou seja, a noosfera é seria depois da geosfera e da biosfera, uma terceira etapa de desenvolvimento da Terra. Uma terceira ideia que surge das duas primeiras é que a noosfera define o próximo estágio inevitável da evolução terrestre, que irá subsumir e transformar a biosfera. Agora, como esta mudança evolutiva pode ocorrer é que é o ponto crucial da teoria.

O ponto Ômega

Pierre Teilhard de Chardin previu o surgimento da noosfera em um pico do momento místico referido como o ponto Ômega. Este momento seria o resultado das interações das crescentes atividades humanas, criando uma “camada de pensamento” altamente carregada. Teilhard fala de haver planetas com noosfera – planetas nos quais a camada de pensamento avança para o estágio em que produz uma noosfera, um embolo mental “acima e descontínuo com a biosfera”. Assim, Teilhard de Chardin escreveu sobre uma “rede de elos cada vez mais literalmente presente, na imensidão de seu organismo, como a imagem de um sistema nervoso”.


Clique Aqui: Teste de memória: saiba como está sua mente


A tecnosfera

Desde a morte de Teilhard de Chardin em 1955, quando seus livros finalmente puderam ser publicados, mais notavelmente o Fenômeno do Homem (1959) e o Futuro do Homem (1964), o avanço da biosfera em um estágio de transição, a tecnosfera, viu o cumprimento do pré-requisito de Chardin para a manifestação da noosfera. Isso seria uma rede global de informação – uma geotecnologia – a Internet. Como a penúltima etapa no desenvolvimento de uma camada de pensamento que funciona livremente, a Internet é o meio de conectar eletronicamente a noosfera antes do momento místico do Ponto Ômega.

Tais teorias apenas comprovam que muito ainda é estudado sobre o Universo e principalmente sobre a consicência humana e suas relações com o mundo astrofísico.


Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.