.
O Milagre do Sol em Fátima - um pilar para a sua fé!

O Milagre do Sol em Fátima - um pilar para a sua fé!

A aparição de Fátima em Portugal já é um milagre por si só, um presente de Deus para toda a humanidade. Todo mundo conhece a história da Nossa Senhora que apareceu para 3 crianças, em Fátima, em 1917. Em função do nome da cidade, a aparição recebeu o mesmo nome e o local que é, até hoje, visitado por milhares de fiéis e considerado sagrado para os católicos. Nele, foi construído o Santuário de Fátima, local que preserva uma energia muito intensa.

“As orações de Maria junto a Deus têm mais poder junto da Majestade divina que as preces e intercessão de todos os anjos do Céu e da Terra”
Santo Agostinho

Mas esta aparição é envolta em tanto mistérios que é, na verdade, um conjunto de pequenos milagres que compõem o milagre de Nossa Senhora de Fátima. E o mais impressionante deles é o Milagre do Sol, testemunhado por mais de 70 mil pessoas e que, além do espetáculo, trouxe cura para muitas pessoas. Diferente das outras manifestações, o fenômeno em Fátima durou seis meses e acontecia com hora marcada. Pois é. Muitos tiveram a chance de serem agraciados por Nossa Senhora de Fátima, que apareceu sempre nos dias 13 de cada mês entre maio e outubro, com exceção de agosto onde a manifestação ocorreu no dia 19.

Realmente a manifestação divina que ocorreu em Fátima é muito especial. E o Milagre do Sol é ainda mais impressionante.

Aparições Marianas

É interessante dizer que, apesar dos títulos diferentes que são dados para as muitas Nossas Senhoras -Nossa Senhora dos Milagres, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora Achiropita, Nossa Senhora do Brasil, Nossa Senhora de Lourdes, Nossa Senhora do Ó e tantas outras-, trata-se da manifestação da mesma entidade.

O fenômeno é conhecido como Aparições Marianas, que nada mais são que manifestações da Virgem Maria em locais distintos e em épocas diferentes. Isto ocorre devido ao aspecto geográfico e cultural, pois os fiéis católicos estão espalhados em diversas nações, culturas e costumes ao redor do mundo. Além disso, cada manifestação traz consigo um aspecto diferente, adequado à cultura e ao momento histórico. Assim, todas as aparições marianas, incluindo Nossa Senhora de Fátima, tratam da manifestação da Santíssima Virgem Maria.


Clique Aqui: Santuário Mariano de Nossa Senhora de Fátima –local de fé e devoção


A história das aparições: Milagre do Sol

Em 1917, Lúcia dos Santos e os seus primos Francisco e Jacinta Marto, popularmente chamados de “Os Três Pastorinhos“, afirmaram ter presenciado seis aparições de Nossa Senhora no lugar da Cova da Iria, em Fátima, nos dias 13 de maio, 13 de junho, 13 de julho, 19 de agosto, 13 de setembro e 13 de outubro.

Tudo começou no ano anterior, quando as três crianças foram visitadas por um anjo que trazia a mensagem sobre os milagres que iriam suceder nos próximo ano. Esse anjo se apresentou como o Anjo da Paz, apareceu por três vezes e teve a função de preparar as crianças para a vinda da Virgem Maria, e ensinou a eles duas orações conhecidas por Orações do Anjo, populares até hoje.

“Se os homens soubessem o que é a eternidade, fariam tudo para mudar de vida”
Jacinta Marto

A primeira aparição de Nossa Senhora de Fátima foi em 13 de maio de 1917, por volta do meio-dia. As três crianças cuidavam das ovelhas quando avistaram uma luz muito forte em formato de uma senhora, mais brilhante que o sol. Nesta ocasião, a Senhora disse às três crianças que era importante que rezassem muito e que aprendessem a ler. O contato começou com a afirmação da senhora “Não tenhais medo! Eu não vos faço mal!”. Convidou-as a voltar ao mesmo lugar sempre no dia 13 dos cinco meses seguintes, à mesma hora, o que foi cumprido pelas crianças. Nas aparições de julho e setembro, a senhora brilhante prometeu um grande milagre, o Milagre do Sol: “Em outubro direi quem sou, o que quero, e farei um milagre que todos hão-de ver, para acreditar”.

Logo a notícia a respeito do fenômeno se espalhou e, em 13 de outubro, haviam cerca de 70 mil pessoas apinhadas ao meio-dia para constatar as previsões feitas pelas crianças e poderem, também, ver com os próprios olhos o fenômeno. Dentre essas pessoas haviam jornalistas, médicos e professores, além dos moradores das imediações.


O Milagre do Sol

O milagre prometido de fato aconteceu em 13 de outubro, diante dos olhos de 70 mil pessoas e é um evento que desafia a ciência. Essa multidão testemunhou o milagre anunciado pelas 3 crianças, à quem Nossa Senhora havia aparecido nos meses anteriores. Desta vez, ela disse “Quero dizer-te que façam aqui uma capela em Minha honra, que sou a Senhora do Rosário, que continuem sempre a rezar o Terço todos os dias. A guerra vai acabar e os militares voltarão em breve para as suas casas”.

Por volta do meio-dia de 13 de outubro, uma chuva torrencial tomava conta do lugar, alimentando o ceticismo dos curiosos sobre a veracidade do fenômeno. Como poderia haver qualquer manifestação dos céus, com o forte mau tempo que estava instalado? Quanto mais se aproximava hora, a tempestade parecia piorar. Muitos foram embora por causa da chuva, convencidos que tudo aquilo não passava de uma grande enganação ou uma brincadeira de criança de muito mau gosto.

Porém, exatamente ao meio-dia, a chuva forte parou. Simplesmente acabou de uma hora para outra, como num passe de mágica. As nuvens se abriram no firmamento e diante dos olhos de todos o sol surgiu no céu como um disco luminoso opaco, que girava em espiral e emitia luzes coloridas. Muitas testemunhas relataram que a terra e as roupas molhadas ficaram completamente secas num curto intervalo de tempo e, também, relataram curas inexplicáveis de deficientes físicos, cegos e pessoas com outras doenças. Alguns casos foram acompanhados e comprovados através dos testemunhos de médicos.

O fenômeno durou cerca de 10 minutos e está na lista oficial de milagres reconhecidos pelo Vaticano. O relato foi publicado na imprensa por vários jornalistas que ali estavam, que foram também testemunhas do fenômeno.


Clique Aqui: A mensagem de Nossa Senhora de Fátima – A simplicidade do amor da Virgem Maria


Após as aparições em Fátima

Na época em que ocorreu o fenômeno, Lúcia dos Santos, tinha dez anos e os seus primos maternos Francisco Marto e Jacinta Marto tinham, respectivamente, oito e sete anos.

Em 1919, Francisco veio a falecer durante a forte epidemia de gripe que ocorreu neste ano. Alguns dizem que, após as aparições, o comportamento das crianças mudou radicalmente, especialmente de Francisco, que tocado pela mensagem que recebera isolou-se do mundo como forma de perdão aos pecados. Devido às penitências que infligiu a si mesmo e aos jejuns prolongados, teria enfraquecido seu corpo e por isso não resistiu à gripe.

Jacinta teve um destino semelhante ao irmão Francisco. Deslumbrada com a triste sorte dos pecadores, decide responder ao apelo de Nossa Senhora de Fátima e fazer penitência e sacrifício pela conversão dos pecadores. Adoeceu também durante a epidemia de gripe e veio a falecer em 1920.

Lúcia, também tocada pelas visões proporcionadas pela Nossa Senhora, buscou no isolamento e nas mortificações da carne uma forma de ofertar a resignação dos pecados do mundo e dos seus próprios a Deus. Ainda muito jovem, Lúcia entrou para a clausura do Carmelo de Santa Teresa em Coimbra, onde professou como carmelita descalça e viveu até o final de seus dias. Faleceu no convento em 2005, com 97 anos, após uma vida de isolamento e devoção. Os três estão sepultados juntos no Santuário de Fátima.

Em 2008, Lúcia Santos foi beatificada pela igreja, apenas três anos após sua morte. No ano de 2000, Francisco e Jacinta receberam sua beatificação e, no ano de 2017, foram canonizados em aprovação dada pelo Papa Francisco, devido aos milagres feitos por eles e reconhecidos pelo Vaticano.

“Que Nossa Senhora perfume a tua alma e faça com que nela sempre floresçam novas virtudes”
Santo Padre Pio de Pietrelcina

Fátima é, sem dúvida, uma das manifestações divinas mais incríveis da história humana. A história é tão forte, que é capaz de converter um ateu senão ao catolicismo, ao menos a crença em uma narrativa metafísica da vida. Nem a ciência consegue derrubar com seu ceticismo o fenômeno da aparição de Nossa senhora de Fátima. Além dos milagres, ela deixou uma linda mensagem que você pode conhecer aqui.


Saiba mais :

Guta Monteiro Guta Monteiro

Apaixonada por filosofia e literatura, é formada em publicidade e estuda espiritualidade desde criança. Buscadora incansável dos mistérios da vida, adora compartilhar ideias sobre Deus e as forças que movem o universo, para ajudar no seu próprio despertar e no encontro com poder divino que existe em nós. Usa a espiritualidade para crescer e ajudar a crescer aos demais e sonha com um mundo feito de igualdade, fraternidade, liberdade e amor.