.
Meninas percorrem o brasil para propagar a agricultura sustentável

Meninas percorrem o brasil para propagar a agricultura sustentável

Duas mineiras percorrem o Brasil numa Kombi para conhecer experiências de Agroecologia, e fortalecer uma rede que busca a produção de alimentos de forma eficaz e sustentável e para o meio ambiente. O projeto recebeu o nome de Caravana Cultural e Agroecológica Kombosa me CarREGA e vai completar três anos em 2019.

Agricultura sustentável

Idealizado pela engenheira florestal, Marília Cucolichio (28), e a engenheira agrônoma, Isabela Ladeira, ou Bela (27), quando ainda estavam na Universidade Federal de Viçosa (UFV), o projeto tem como objetivo contribuir para a consolidação da agroecologia no Brasil.

Para concretizar o projeto, as meninas buscaram um financiamento coletivo para reformar a Kombi e conseguiram arrecadar quase 40 mil reais. Além disso, fecharam uma parceria com a Rede de Grupos de Agroecologia do Brasil (REGA), a fim de fortalecer a rede de coletivos e organizações que promovem o debate sobre o tema.

“Semear ideias ecológicas e plantar sustentabilidade é ter a garantia de colhermos um futuro fértil e consciente”
Sivaldo Filho

Dentre os trabalhos desenvolvidos por Marília e Bela, estão as oficinas de produção de produtos de higiene e limpeza naturais, compostagem e minhocário, metodologias participativas no plantio de alimentos, curtos circuitos de comercialização, trabalhos de manuseio, produção de mudas e plantio agroecológico da Palmeira Jussara (palmito).

Além disso, as meninas promovem vivências no campo da capoeira-angola, tecido acrobático, danças e ritmos brasileiros, empoderamento feminino, produção de tintas naturais, produção de artesanatos em couro reutilizando materiais que seriam descartados como retalhos, pneu, fio encerado, entre outros.

Desde novembro de 2016, a Kombosa me CarREGA já percorreu mais de 20 mil quilômetros passando pelos estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Segundo elas, a intenção é percorrer as cinco regiões do Brasil. Enquanto isso, elas documentam todo o percurso através de vídeos amadores através do canal no YouTube.

A agroecologia é uma área de conhecimento social e cultural construída com foco de atender as necessidades humanas de modo sustentável. Seus princípios estão baseados na manutenção e melhoria da qualidade dos recursos naturais e relações ecológicas do ecossistema, na potencial geração de renda e trabalho familiar, inclusão de populações de baixa renda e preocupação com a segurança alimentar.

Num país como o Brasil, onde o agronegócio comanda todo mercado nacional e internacional, e as políticas ambientais estão cada vez mais escassas, essa prática agrícola também tem um viés político, pois visa a mudança a partir da participação social, a valorização das culturas tradicionais, e geração de renda, trabalho e acesso ao mercado para os pequenos produtores.

Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.