.
Frustração: por que temos esse sentimento?

Frustração: por que temos esse sentimento?

A frustração traz uma sensação de impotência e geralmente, ocorre quando algo que era esperado não dá certo. Esse sentimento nos leva ao desânimo e incômodo, criando obstáculos para que façamos o que desejamos. A decepção causa uma desestruturação emocional em diferentes níveis e pode acarretar em consequências mais graves.

Em paralelo, a frustração é importante para o desenvolvimento da mente humana. A partir de experiências frustrantes é possível aprender e criar maneiras mais funcionais de interagir com o mundo. Mas, como identificamos a frustração que pode ser prejudicial, como ela funciona? E como podemos lidar com a frustração? Descubra a seguir!

“Excesso de expectativa é o caminho mais curto para a frustração”
Martha Medeiros

Como ocorre a frustração?

Para a psicologia, estar frustrado constantemente é uma síndrome composta por vários sintomas. Porém, a frustração também é considerada um sentimento comum na vida de todos e essencial para o desenvolvimento humano.

Enquanto nos sentimos seguros e confortáveis dentro da rotina que já estamos habituados, não aprendemos a lidar com problemas e superar nossos erros. Desde que somos bebês, se sentir frustrado é um incentivo para agir inconscientemente. Por exemplo, quando uma criança discute com um amigo que gosta de estar junto, se sente frustrada porque seu objetivo não era gerar emoções negativas para ambos. Na próxima oportunidade, vai lembrar que deve ter mais cuidado com o que fala, desenvolvendo sua empatia.

As crianças superprotegidas têm mais dificuldades na vida adulta, especialmente quando precisam superar situações em que as coisas não saem como esperavam.

Qual a diferença entre tristeza e frustração?

É essencial, principalmente na infância, que os pais e educadores saibam identificar quando a criança está triste ou frustrada. Para adultos, essa distinção também é importante. Apesar dos sintomas serem parecidos, os dois sentimentos têm origens e consequências diferentes. Quando uma expectativa é frustrada, sentimentos de tristeza levam a ações de mudanças e uma adaptação melhor da pessoa. O que é muito diferente de casos de depressão, onde a tristeza também é um sintoma característico.

Vamos usar como exemplo uma pessoa que não consegue o emprego que desejava. Quando ocorre uma frustração, o sentimento está ligado à uma situação específica e pode causar um desejo de se aprimorar para buscar outros empregos. Em casos de depressão, esse acontecimento seria apenas mais um motivo para desânimo, já que a tristeza não está ligada a causas específicas e pode deixar o indivíduo imóvel.


Clique aqui: Terapia floral para tratar a tristeza, o desânimo e a depressão


Atividades da rotina prejudicadas

E quando acontece de a frustração prejudicar atividades diárias? Somos cobrados todo o tempo para ter uma vida bem-sucedida, com diploma de graduação, família feliz e de preferência, ter uma condição financeira invejável. O sucesso e o prazer são tidos como as únicas formas de viver bem e quando nossos planos não funcionam como esperamos, desabamos. Nós não somos ensinados a lidar com frustrações frequentes e a sermos resilientes para superar dificuldades. Somos bombardeados por falsas realizações e nos apegamos ao conforto e a não nos arriscarmos em situações adversas.

Todos esses fatores são prejudiciais para nossa saúde mental. Quando algo nos impede, ficamos sem força para superar e esperamos por gratificações instantâneas. Nos sentimos fracassados, desmotivados e com baixa autoestima. Essas emoções acabam gerando medo de tentar de novo, de se arriscar, de projetar sonhos e agir para chegar neles. O estresse, ansiedade e impaciência aumentam e geram um desconforto constante. Como podemos superar esses sentimentos?

Supere a frustração a partir da resiliência

A maioria das pessoas, ao se sentirem frustradas, escolhem um desses caminhos: evitam situações parecidas com as que o frustraram, por medo de acontecer novamente; ignoram seus sonhos, desistindo do que queriam; compensam seus sentimentos de frustração com comportamentos que o satisfaçam ou deixam a frustração dominar as suas vidas até ficarem totalmente sem ação.

Todas essas maneiras de eliminar a frustração são falhas e podem gerar consequências negativas, causando muitas vezes doenças mentais e físicas. Porém, quando aceitamos o que ocorreu, voltamos a acreditar em nossa capacidade e agimos. Assim, a frustração é substituída pelo poder da resiliência.

Fisicamente falando, a resiliência é a habilidade dos corpos de retornarem ao seu formato original, depois de terem se submetido à alguma alteração. Quando aplicamos esse conceito a nós, ter resiliência é ser capaz de se recobrar e se adaptar após situações adversas ou mudanças. Superar sentimentos frustrantes de algo que não deu certo, por consequências de atitudes nossas ou não, é colocar a resiliência em prática.

Entender de forma clara os motivos de nossas frustrações nos ajuda a determinar quais delas podemos mudar. Com ações individuais, conseguimos combate-las e diminuir esse sentimento negativo. Para coisas menores, como esquecer as chaves de casa, as causas podem ser bem mais evidentes.


Clique aqui: Medicina Chinesa – o uso do Reiki para amenizar a depressão


Supere a frustração pelo autoconhecimento

Em questões mais profundas na nossa consciência, precisamos analisar todos os sentimentos frustrados adquiridos na rotina. Tentar compreender as suas origens, preferencialmente com o auxílio de um psicólogo. Precisamos enxergar cada evento como uma chance de mudança e uma oportunidade para fazer de forma diferente. Atingimos nossos objetivos através de passos curtos e primeiro devemos compreender nossas ações. Depois, precisamos s agir para modifica-las em nosso benefício, transformando qualquer sentimento de frustração em motivação.

Identifique as situações da sua vida que geram frustração. Se pergunte frequentemente: Eu posso resolver essa situação de maneira diferente? Isso depende da forma como estou agindo? Como posso me sentir melhor em relação a isso? Caso não haja nada que você pode fazer, se liberte deste incômodo. Não considere mais aquilo como um problema.

Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.