.
Alunos aprendem Libras e surpreendem os pais com cantata inclusiva

Alunos aprendem Libras e surpreendem os pais com cantata inclusiva

Os alunos do 2 ano do Centro Educacional Estrela Mágica, em Juiz de Fora, Minas Gerais, surpreenderam pais e professores ao realizarem uma cantata de Natal utilizando a linguagem de Libras. Tudo isso para o coleguinha Arthur, de 8 anos, que tem deficiência auditiva poder participar.

Cantata inclusiva

A ideia surgiu durante as aulas de Ciências e Arte, as únicas disciplinas em que a Libras (Língua Brasileira de Sinais) é utilizada. Segundo a professora Bárbara Nogueira, o interesse das crianças começou apenas com algumas palavras, mas logo se empolgaram. Então, ela conversou com a coordenadora sobre a cantata em Libras e ela concordou.

“A gente começou a ver que seria muito interessante. Porque se fosse só a cantata ele ficaria perdido. Foi uma emoção muito grande. A maioria dos pais choraram. As crianças não cantaram, fizeram só os gestos”, comentou Julimar Salles, coordenadora pedagógica da escola para o portal Razões para Acreditar.

“A maior barreira para se aprender uma nova Língua não é intelectual ou de recursos, e sim emocional”
Carlos Cristian – Professor de Libras

A música utilizada na cantata é do seriado Chiquititas. A professora Bárbara buscou aprender a cantar a música em Libras com uma amiga da faculdade que fez o curso da linguagem de sinais. “Eu gosto muito dessa música. Perguntei para as crianças se poderia ser essa e elas concordaram. Eu aprendi e as ensinei”, comentou.

Arthur utiliza um implante coclear no ouvido direito, mas tem perda auditiva severa. Desde então, a turminha da escola conta com a ajuda dos professores para incluir o menino em todas as atividades e assim, ele não se sentir excluído. A mãe de Arthur, Anna Elisa ficou surpresa em saber que o filho é tão querido. A apresentação emocionou não só a Anna, mas também todos os outros pais e funcionários que estavam presentes na cantata. No vídeo publicado nas redes sociais, a cara do Arthur é de pura felicidade.

A cantata lembrou a campanha publicitária de Natal do O Boticário, que foi amplamente divulgada na televisão e redes sociais. No comercial, um aluno surdo também participa da cantada. No entanto, apenas ele utiliza a Libras, enquanto os coleguinhas cantam a canção.

A inclusão de pessoas com deficiência nas escolas tem sido um grande desafio e é motivo de debate. As escolas e professores precisam estar em constante formação para que possam alinhar ações e festejos que são realizados ao longo do ano letivo. Além disso, precisam estar atentas a qualquer tipo de bullying.

Que a atitude do Centro Educacional Estrela Mágica se torne um exemplo para outras escolas, afinal, todo mundo tem direito à educação.

Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.