.
Alfagenia: a cura dos medos e fobias

Alfagenia: a cura dos medos e fobias

Altura, animais, lugares fechados, morte. Você sente medo? Tem alguma fobia? O mundo é ameaçador e viver sem ter medo é quase impossível. Sabemos que o medo nos protege, pois é o alarme instintivo que nos impede de cometer imprudências e arriscar nossa vida. Mas quando ele é exagerado, quando é limitante, ou seja, impede que a pessoa tenha uma rotina saudável e funcional, pode ser que esse medo tenha se transformado em patologia ou fobia.

Então, temos um grande problema, pois, o medo intenso e constante de algo é paralisante. Quem sente sofre muito, vive aterrorizado e em estado de alerta constante, vibrando nessa sintonia e intensificando as ondas cerebrais que respondem a esse contexto. Se você tem alguma fobia, a alfagenia pode ajudar muito!

O que é alfagenia

Ensinar e exercitar o cérebro para funcionar no padrão das ondas alpha. Grosso modo, isso é alfagenia, uma técnica que trabalha o estado alpha e trata as pessoas através das ondas cerebrais. Não chega a ser uma hipnose, pois, a pessoa fica consciente o tempo todo.

A administração dos pensamentos é uma capacidade humana, pois eles não são espontâneos. Nossas emoções, sensações e também os estímulos externos quando se encontram com nosso universo interior produzem os pensamentos, que, como já sabemos, tem uma força tremenda sobre nosso corpo físico e campo energético.

“O cérebro é como um músculo. Quando pensamos bem, nos sentimos bem”
Carl Sagan

O cérebro não consegue, por exemplo, diferenciar um pensamento imaginativo de um pensamento real. Se você se imagina relaxado, o cérebro não consegue analisar se você está de fato relaxado. O trabalho dele é vibrar de acordo com esse pensamento, logo, mesmo estando inquieto emocionalmente, imaginar a paz e a calma tem um efeito físico muito forte, pois o cérebro tende a acompanhar esse pensamento e alterar a vibração de suas ondas. Como nosso cérebro está inteiramente conectado pelas sinapses nervosas, o pensamento tem o poder de “contaminar” o padrão dessas sinapses e refletir no estado do corpo físico essa alteração.

Através da alfagenia a pessoa é ensinada, por meio de práticas de relaxamento, a desenvolver a capacidade de geração de ondas cerebrais de padrão Alpha (de 8 a 13 cps). Esse padrão cerebral é o que atingimos no limiar do nosso sono, antes de adormecermos de vez. Com as técnicas e exercícios da alfagenia é possível alcançar esse estado a qualquer momento, especialmente em situações estressantes como aquelas que despertam medo e deixam o cérebro em estado de alerta desnecessariamente.


Clique Aqui: Filofobia: o medo de se apaixonar


As ondas alpha

Cientistas descobriram através de estudos dos eletroencefalogramas que existem determinados padrões de ondas cerebrais associados a diferentes estados de percepção. Entre as ondas que nosso cérebro emite temos as ondas alpha, oscilações eletromagnéticas na faixa de freqüência de 8-13 Hz que surgem durante períodos de relaxamento. Quando estamos com os olhos fechados, por exemplo, nosso cérebro começa a vibrar em alpha e induz todo o corpo ao relaxamento e descanso.

Quando adormecemos, nosso cérebro altera essas ondas e deixa de vibrar em alpha, o que não é o objetivo da alfagenia. Estar desperto, porém, relaxado, é o estado vibracional que a alfagenia deseja e que tanto nos ajuda a enfrentar as adversidades da vida.


Os benefícios da alfagenia

A mente toma como real tudo aquilo que imaginamos, por isso na alfagenia é possível tratar desilusões, feridas emocionais e todo o tipo de trauma ou fobia. A ressignificação das situações é a chave da alfagenia, ou seja, toda a terapia é baseada em encarar as situações que incomodam de outra maneira através da ativação das ondas cerebrais alpha.

“Nosso cérebro é o melhor brinquedo já criado: nele se encontram todos os segredos, inclusive o da felicidade”
Charles Chaplin

Por isso, não há nenhum tipo de restrição quanto às práticas e os benefícios são diversos, especialmente no que diz respeito a bem-estar e melhora da qualidade de vida. Pode ser usada para ultrapassar momentos de tensão como reuniões, apresentações em público e resolução de problemas e conflitos que exijam interação humana. Entretanto, para quem possui distúrbios emocionais ligados ao medo ou fobias, onde o corpo é estressado ao máximo, a alfagenia é uma grande aliada!

3 técnicas para atingir o estado alpha:

  • 1

    Visualização

    Essa técnica se resume em ativar a tela mental. Como os olhos fechados, projete na tela mental o que deseja atingir em termos de sensação. Se está ansioso ou com medo, basta imaginar que está seguro, que se sente tranquilo e que nada de ruim pode acontecer naquele momento. Resgate as emoções e recordações onde sentiu essa segurança que está faltando no momento e induza seu corpo a vibrar nessa sintonia. Basta realizar o exercício por pelo menos 5 minutos e já será notável a transformação do padrão energético e emocional que não é saudável para um estado de relaxamento e bem-estar.

  • 2

    Relaxamento

    Quando não existe uma finalidade maior, como por exemplo, dissipar o medo de algo específico durante um determinado momento, o relaxamento é a melhor forma de induzir o estado alpha e deixar que as ondas cerebrais trabalhem por você. É exatamente como uma meditação, onde você fecha os olhos e procura esvaziar a mente. Quanto mais tempo de olhos fechados e sem movimentar o corpo, mais relaxada fica a pessoa e mais tempo o cérebro opera em alpha. Quanto mais praticar, mais facilitado fica o estado alpha.

  • 3

    Música

    Existem músicas e sons que vibram em alpha e que, quando ouvimos, relaxamos o cérebro e estimulamos essa vibração. Na internet é bem fácil encontrar essas músicas e, para realizar o exercício, basta fechar os olhos e ouvir esse som. Automaticamente o cérebro irá ser estimulado em alpha e em poucos minutos esse estado vibracional poderá ser alcançado.


Saiba mais :

 

 

Guta Monteiro Guta Monteiro

Apaixonada por filosofia e literatura, é formada em publicidade e estuda espiritualidade desde criança. Buscadora incansável dos mistérios da vida, adora compartilhar ideias sobre Deus e as forças que movem o universo, para ajudar no seu próprio despertar e no encontro com poder divino que existe em nós. Usa a espiritualidade para crescer e ajudar a crescer aos demais e sonha com um mundo feito de igualdade, fraternidade, liberdade e amor.