.
6 motivos para começar a ter sonhos lúcidos hoje mesmo

6 motivos para começar a ter sonhos lúcidos hoje mesmo

Quando se ouve falar em sonhos lúcidos, muita gente geralmente questiona a utilidade deles — ou até mesmo duvidam de sua veracidade. Você pode ser cético ou alegar não ter paciência para esses assuntos, mas o fato é que está perdendo muitos benefícios ao abrir mão dessa habilidade.

6 motivos para aprender e conduzir sonhos lúcidos

Sim, sonhos lúcidos são resultados de habilidades mentais bem desenvolvidas. É preciso praticar e condicionar seu subconsciente para que consiga controlar os acontecimentos enquanto dorme.

Algumas pessoas têm mais facilidade para conseguir esse controle, enquanto outras simplesmente não conseguem alcançar tal experiência; tudo depende da sua dedicação e de características que podem ser particulares a cada indivíduo. Quer conhecer alguns bons motivos para começar hoje mesmo a ter sonhos lúcidos? Temos 6 grandes argumentos para você.


Sonhos Lúcidos: como tê-los com frequência!


  • sonhos lúcidos - 1

    Aventura e fantasia

    Muitas vezes, a primeira coisa que atrai alguém para o sonho lúcido é o potencial para realizar uma aventura selvagem e fantasias. Voar é o prazer favorito dos sonhos lúcidos, assim como o sexo. Muitas pessoas disseram que seu primeiro sonho lúcido foi a experiência mais maravilhosa de suas vidas.

    Grande parte do prazer extraordinário do sonho lúcido vem do sentimento estimulante de total liberdade que acompanha a percepção de que você está em um sonho e que não haverá consequências sociais ou físicas de suas ações.

  • sonhos lúcidos - 2

    Superar seus pesadelos

    Infelizmente, para muitas pessoas, em vez de oferecer uma saída para fantasias e diversão ilimitadas, os sonhos podem se transformar em temidos episódios de terror.

    O sonho lúcido pode muito bem ser a base da terapia mais eficaz para pesadelos. Se você sabe que está sonhando, é um simples passo lógico para perceber que nada em sua experiência atual, por mais desagradável que seja, pode lhe causar danos físicos — não há necessidade de fugir ou lutar com monstros dos sonhos.

    De fato, é inútil tentar, porque o horror que o persegue foi concebido em sua própria mente, e enquanto você continuar a temê-lo, ele poderá persegui-lo onde quer que esteja. A única maneira de realmente “escapar” é acabar com o seu medo. O medo que você sente em um pesadelo é completamente real; é o perigo que não é.

    O medo irracional pode ser desarmado ao enfrentar a fonte, ou você continuar com a atividade assustadora, de modo que consiga observar que nenhum dano será causado. Em um pesadelo, esse ato de coragem pode assumir qualquer forma que envolva enfrentar a “ameaça” em vez de evitá-la.

    Um bom exemplo está no caso de um jovem que sonhava ser perseguido por um leão. Quando não tinha mais para onde correr, percebeu que estava sonhando e chamou o leão para “ir pegá-lo”. O desafio se transformou em uma luta lúdica e o leão se tornou uma mulher sexy.

    Os monstros frequentemente se transformam em criaturas benignas, amigos ou conchas vazias quando corajosamente confrontados em sonhos lúcidos. Esta é uma experiência extremamente poderosa. Ensina de maneira muito visceral que você pode vencer o medo e, assim, tornar-se mais forte.

  • sonhos lúcidos - 3

    Ensaiar o seu sucesso

    O sonho lúcido é uma forma extraordinariamente viva de reproduzir imagens mentais. Tão realista que o truque é justamente conseguir perceber que se trata de uma construção da mente.

    Não é de se surpreender, portanto, que muitas pessoas utilizem os sonhos lúcidos para ensaiar situações que as levariam ao sucesso na vida desperta. Exemplos dessas aplicações incluem falar em público, confrontar situações difíceis, aperfeiçoar seu desempenho artístico e conquistas atléticas.

    Como a atividade cerebral durante um sonho é a mesma que durante um evento real, os padrões neurais de ativação necessários para determinada habilidade podem ser estabelecidos no sonho. Com isso, é possível se preparar para o mesmo desempenho no mundo desperto.

  • sonhos lúcidos - 4

    Criatividade e solução de problemas

    O potencial criativo dos sonhos é fabuloso. O cérebro é altamente ativo no sono REM e ilimitado pela entrada sensorial. Juntos, podem contribuir para as novas combinações de eventos e objetos que podem soar como sonhos bizarros.

    Essa mesma premissa permite que o pensamento assuma formas raras ou improváveis na vida desperta, manifestando-se como criatividade aumentada ou mesmo uma certa dose de maluquice, dependendo do ponto de vista de quem avalia. É como já disse o fotógrafo Roland Fisher: “a criatividade de um homem é o dano cerebral de outro”.

    Muitos são os casos de sonhadores lúcidos que relatam o uso dos sonhos para solucionar seus problemas e encontrar inspiração artística.

  • sonhos lúcidos - 5

    Cura

    Os efeitos das imagens visuais no corpo físico são bem definidos. Assim como a prática de habilidades em um sonho pode melhorar o desempenho em vigília, a cura por meio de imagens oníricas pode melhorar a saúde física. O uso de imagens calmantes e positivas, por exemplo, são frequentemente usadas para aliviar a dor — e o mundo dos sonhos oferece a forma mais vívida possível dessas imagens.

    Tendo isso em mente, algumas pessoas utilizam os sonhos lúcidos na superação das fobias, trabalhando com o luto, diminuindo as ansiedades sociais e sexuais, alcançando maior autoconfiança e direcionando a imagem corporal no sonho para facilitar a cura física. Outras possíveis aplicações de cura do sonho lúcido incluem:
    Prática de habilidades físicas por pacientes com AVC e lesão medular para estimular a recuperação da função neuromuscular;
    Satisfação sexual por pessoas com perda sensorial dos membros inferiores (para sentir satisfação sexual no sonho basta o estímulo mental);
    Recuperação mais rápida de lesões ou doenças através do uso de imagens de sonhos lúcidos;
    Aumento da sensação de liberdade para qualquer um que se sinta limitado por incapacidade ou circunstância.

  • sonhos lúcidos - 6

    Transcendência

    A experiência de estar em um sonho lúcido é a demonstração do incrível fato de que a maneira como vemos o mundo nada mais é que uma construção de nossas próprias mentes. Esse, que é um conceito bastante evasivo quando procurado na vida desperta, se torna uma importante ferramenta para ensinamentos espirituais.

    Ceder aos sonhos lúcidos nos força a olhar além da experiência cotidiana, e perguntar: “Se isso não é real, o que é?”. Por meio deles, podemos ser capazes de enxergar uma verdade que passaríamos vidas procurando. Com isso, surgem também os questionamentos espirituais até mesmo naqueles que buscaram a experiência com fins recreativos.

    Não é raro encontrar relatos onde os sonhos lúcidos culminaram em estados de união com uma energia superior, sensação de paz inexplicável, e um novo sentido para suas vidas.


Saiba mais :

Heloisa Von Ah Heloisa Von Ah

Designer e redatora, respira arte desde que se entende por gente. Apaixonada por gatos, literatura, cinema e músicas que já ninguém mais se lembra, vê na calmaria e na simplicidade o cenário ideal para se viver. Aprendeu de tudo um pouco, de instrumentos musicais a artes marciais; e não vê a hora de mais, já que a vida não pode parar